Imperador inca

O tema Imperador inca atraiu a atenção e o interesse de milhões de pessoas em todo o mundo. Seja pela sua relevância hoje, pelo seu impacto na sociedade ou pela sua importância histórica, Imperador inca é um tema que tem gerado debate, discussão e reflexão em diversas esferas. Desde especialistas na área até ao público em geral, Imperador inca despertou interesse genuíno e motivou pessoas a explorar mais profundamente as suas implicações, ramificações e possíveis soluções. Neste artigo, iremos mergulhar no fascinante mundo de Imperador inca e tentar desvendar as suas complexidades, compreender a sua relevância e analisar o seu impacto no nosso mundo contemporâneo.

O imperador Pachacuti.

Imperador inca (em quéchua inka Qhapaq ou "governante dos incas")[1] também denominado Sapa Inca, foi o título dos governantes do Império Inca. É costume referir-se também a eles apenas como o Inca.

Uma das qualidades mais notáveis do Império Incaico era seu governo altamente organizado, centralizado em Cuzco, a capital, onde o imperador vivia.

O imperador inca, o "filho do Sol", era visto como um deus. Tinha poderes absolutos sobre toda a sociedade (inclusive nobres e sacerdotes). Era cercado por milhares de servidores, que viviam dos tributos pagos pela população.

Lista dos Sapa Inca

Referências

  1. Qhapaq significa literalmente "poderoso", ou "o que tem o poder", mas se usa também com o significado de "principal" ou "capital".

Ligações externas