Hoje em dia, Imprimatur tornou-se um tema de grande importância na sociedade atual. Com o avanço da tecnologia e a rápida globalização, Imprimatur tornou-se um tema de discussão cada vez mais relevante em diferentes áreas. Seja na esfera social, política, económica ou ambiental, Imprimatur representa um ponto de viragem que marcou um antes e um depois na forma como a sociedade se desenvolve. Neste artigo exploraremos diferentes aspectos relacionados a Imprimatur, desde seu impacto na vida cotidiana das pessoas até sua influência no cenário global.
Imprimātur é um termo latino que se refere à permissão ou autorização concedida por autoridades eclesiásticas (antigamente, também pelos censores régios) para que determinado texto seja impresso. Essa autorização deve então figurar no verso da página de rosto ou do anterrosto. [1]
A palavra corresponde a uma substantivação do latim imprimātur ('que se imprima'), 3ª pessoa do singular do presente do subjuntivo passivo de imprimō ('aperta sobre; imprime').
Antes do Imprimatur, que é dado por um bispo[2], passa-se pelo censor da diocese, que dá o Nihil obstat ('nada contra'), e, se o autor do livro for membro de uma Ordem, o Superior, antes do censor, dá o Imprimi potest (pode ser impresso). [3]Sendo, pois, esta a sequência: Imprimi Potest. Nihil Obstat e, finalmente, o Imprimatur.
Tais autorizações aparecem normalmente da seguinte forma:
Imprimatur Nihil obstat Imprimi potest