Neste artigo exploraremos Institutas da Religião Cristã e sua relevância no contexto atual. Institutas da Religião Cristã tem sido objeto de discussão e estudo em diversas áreas, sendo tema de interesse de acadêmicos, profissionais e especialistas da área. Ao longo dos anos, Institutas da Religião Cristã provou ter uma influência significativa em diferentes aspectos da vida quotidiana, desde o seu impacto na sociedade até ao seu papel no desenvolvimento de novas tecnologias. Através deste artigo procuramos analisar e compreender a importância de Institutas da Religião Cristã, bem como as implicações que pode ter em diferentes áreas do conhecimento.
Calvinismo |
---|
![]() |
Este artigo não cita fontes confiáveis. (Junho de 2023) |
As Institutas da Religião Cristã, em latim Christianae religionis institutio, ou simplesmente As Institutas é a obra principal da teologia de João Calvino.
O nome Institutas é uma tradução do título original em latim da obra, Institutio christianae religionis. Institutas quer dizer instrução, ensino. Um nome mais simples para a obra poderia ser Ensino Sobre o Cristianismo, aliás, título utilizado em um resumo da obra feito pelo teólogo J. P. Wiles. O nome Institutas portanto não é de forma alguma ligado a instituições de qualquer tipo, como o nome por vezes é erroneamente compreendido e divulgado (a não ser que pensemos na instituição do ensino, mas essa não é a ideia proposta pelo livro).
A primeira edição foi publicada em 1536 em latim. A última edição, totalmente revisada, foi dos 1559. As Institutas são a referência primária para o sistema de doutrinas adotado pelas Igrejas Reformadas, influenciando também outras surgidas na Reforma ou em período próximo. As ideias de Calvino são as bases para o conjunto de doutrinas usualmente chamado de Calvinismo.
As Institutas quando do seu lançamento recebeu um título bem sugestivo para o que pretendia a ser:
Calvino ao escrever as Institutas teve como objetivo criar um manual de instrução cristã, sendo como disse um resumo, dos ensinos doutrinários próprios para a formação de um cristão.
Em sua primeira versão contava com a seguinte divisão:
1.Lei
2.Fé
3.Oração
4.Sacramentos
5. Liberdade cristã etc.