Intranet

Exemplo de uma rede intranet

A intranet é uma rede de computadores privada que assenta sobre a suíte de protocolos da Internet, porém, de uso exclusivo de um determinado local, como, por exemplo, a rede de uma empresa, que só pode ser acessada pelos seus utilizadores ou colaboradores internos.

Pelo fato, a sua aplicação a todos os conceito empregam-se à intranet, como, por exemplo, o paradigma de cliente-servidor. Para tal, a gama de endereços IP reservada para esse tipo de aplicação situa-se entre 192.168.0.0 até 192.168.255.255.

A partir da década de 90, período em que esse termo foi conhecido, a Intranet foi a precursora em alterar o processo de comunicação interna nas organizações, pois é uma plataforma responsável por colaborar com o alinhamento dos processos de um negócio, como fluxo de caixa, sistema de gerenciamento de documentos, entre outros.

Dentro de uma empresa, todos os departamentos possuem alguma informação que pode ser trocada com os demais setores, podendo cada sessão ter uma forma direta de se comunicar com as demais, o que se assemelha muito com a conexão LAN (Local Area Network), que, porém, não emprega restrições de acesso.

O termo foi utilizado pela primeira vez em 19 de Abril de 1995, num artigo de autoria técnica de Stephen Lawton, na Digital News & Reviews.

Aplicabilidade

Vejamos alguns exemplos de aplicabilidade da intranet numa empresa, para que possamos compreender melhor:

Objetivo

A intranet é um dos principais veículos de comunicação em corporações. Por ela, o fluxo de dados (centralização de documentos, formulários, notícias da empresa, etc) é constante, pretendendo reduzir os custos e ganhar velocidade na divulgação e distribuição de informações.

Apesar do seu uso interno, acessando aos dados corporativos, a intranet permite que computadores localizados numa filial, se conectados à internet com uma senha, acessem conteúdos que estejam na sua matriz. Ela cria um canal de comunicação direto entre a empresa e os seus funcionários/colaboradores, tendo um ganho significativo em termos de segurança.

Benefícios do seu uso

Veja abaixo a lista de benefícios ocasionada pela aplicabilidade da Intranet:

Diferenças entre termos comuns

Comparação entre as tecnologias

O quadro abaixo mostra uma comparação feita entre as tecnologias citadas e os serviços prestados.

Internet Intranet Extranet
Acesso Restrito Não Sim Sim
Comunicação Instantânea Sim Sim Sim
Comunicação Externa Sim Não Sim
Partilha de Impressoras Não Sim Não
Partilha de Dados Sim Sim Sim
Rede Local (LAN) Não Sim Não

Ver também

Referências

  1. Oliveira, Marlucia Lacerda de (17 de setembro de 2010). «Intranet: uma ferramenta estratégica de apoio à gestão do conhecimento nas organizações». Consultado em 26 de julho de 2021 
  2. a b de Araújo Martins, Daniel (2006). «Intranet nos Processos de Comunicação Interna de Instituições Públicas: Efeitos e Implicações (Um Estudo de Caso no Detran-RN)». repositorio.ufpe.br. Consultado em 26 de julho de 2021 
  3. Boutaba, R.; El Guemioui, K.; Dini, P. (Outubro de 1997). «An outlook on intranet management». IEEE Communications Magazine (10): 92–99. doi:10.1109/35.623992. Consultado em 26 de julho de 2021 
  4. «Extranet Use and Building Relationship Capital in Interfirm Distribution Networks: The Role of Extranet Capability». Journal of Retailing (em inglês) (1): 59–74. 1 de março de 2011. ISSN 0022-4359. doi:10.1016/j.jretai.2010.09.001. Consultado em 26 de julho de 2021 

Bibliografia

Ligações externas