Invitatório

No mundo de hoje, Invitatório é um assunto que continua a ganhar relevância na sociedade. Invitatório há muito tempo atrai o interesse de pessoas de todas as idades e origens culturais. Seja pelos seus impressionantes avanços tecnológicos, pelas suas controversas decisões políticas ou pelas suas propostas artísticas inovadoras, Invitatório nunca deixa de surpreender e gerar debate. Ao longo dos anos, Invitatório tem sido tema recorrente na mídia e despertado o interesse de pesquisadores e acadêmicos de diversas disciplinas. Neste artigo exploraremos diferentes aspectos de Invitatório, analisando sua influência hoje e as possíveis repercussões que poderá ter no futuro.

O Invitatório é, na Liturgia das Horas, uma introdução à oração de todo o dia, rezando-se ao iniciar a primeira hora litúrgica do dia, que tanto pode ser a de Laudes como o Ofício de Leitura.

Tem como finalidade fazer um convite à oração e pedir a Deus que disponha os fiéis para melhor O louvarem.

Conteúdo

É formado pelos seguintes elementos:

  • Versículo introdutório: V. Abri, Senhor, os meus lábios R. E a minha boca anunciará o vosso louvor.
  • Salmo invitatório, normalmente o salmo 95 (94), que pode ser substituído pelos salmos 24 (23), 67 (66) e 100 (99). No princípio do salmo e no fim de cada estrofe diz-se uma antífona, que geralmente começa com as palavras Vinde, adoremos… ou outras semelhantes.
  • Segue-se a hora litúrgica respectiva, mas sem versículo introdutório.

Referências

Ligações externas

Liturgia das Horas
Invitatório Ofício de Leitura Laudes Hora intermédia Vésperas Completas