Neste artigo, Istmo da Carélia será analisado detalhadamente, abordando seus diferentes aspectos, impacto e relevância na sociedade atual. Desde as suas origens até à sua evolução atual, serão explorados os vários aspectos que fazem de Istmo da Carélia um tema de grande interesse e debate. Além disso, será examinada sua influência em diferentes áreas, como cultura, política, educação e tecnologia. Através desta análise exaustiva, procuramos fornecer uma visão abrangente de Istmo da Carélia, com o objetivo de enriquecer o conhecimento sobre este tema e incentivar a reflexão crítica sobre o seu papel no mundo contemporâneo.
Este artigo não cita fontes confiáveis. (Setembro de 2020) |
O istmo da Carélia (em finlandês: Karjalankannas, em russo: Карельский перешеек, Karel'skij perešeek) é um istmo com cerca de 45 km de largura por 110 km de comprimento que separa o lago Ladoga na Rússia do golfo da Finlândia.
Antigamente finlandês, este território foi incorporado na União Soviética depois da Guerra de Inverno, sendo esta anexação confirmada depois da Guerra da Continuação. Alguns dos "raion" (distritos) desta zona dependem administrativamente da cidade de São Petersburgo, e o resto do Óblast de Leningrado.
A cidade mais importante na zona é Vyborg. O istmo contém muitos lagos.