Jamil Almansur Haddad

Jamil Almansur Haddad (São Paulo, em 13 de outubro de 1914 — São Paulo, 4 de maio de 1988) foi um crítico, ensaísta, poeta, historiador, teatrólogo, antologista e tradutor brasileiro.

Poeta inserido na Geração de 45, foi colaborador em diversos jornais de São Paulo.

Formou-se em Medicina em 1938 e chegou ao cargo de diretor do Departamento de Cultura da Associação Paulista de Medicina. Foi presidente da Casa Castro Alves. Foi casado com a também escritora Helena Silveira.

Participou do I Congresso Brasileiro de Escritores, iniciado em 22 de janeiro de 1945, no Teatro Municipal de São Paulo. O Congresso foi uma manifestação dos escritores brasileiros contra a falta de liberdade de expressão durante a ditadura de Getúlio Vargas e contribuiu para agravar a crise do Estado Novo.

Jamil Almansur Haddad foi presidente do Clube de Poesia de São Paulo. De origem libanesa, converteu-se ao Islamismo.

A cidade de São Paulo presta-o homenagem nominando a biblioteca de Guaianases como Biblioteca Pública Municipal Jamil Almansur Haddad.

Obras

Traduções

Prêmios

Referências

  1. a b c «Biblioteca Jamil Almansur Haddad - Biografia do patrono». Prefeitura de São Paulo. S/data. Consultado em 9 de setembro de 2013 
  2. «Cópia arquivada». Consultado em 7 de setembro de 2013. Arquivado do original em 7 de agosto de 2013 
  3. http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos37-45/QuedaDeVargas/CongressoEscritores
  4. http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos37-45/QuedaDeVargas/CongressoEscritores
  5. «jamilalmansurhaddad | Secretaria Municipal de Cultura | Prefeitura da Cidade de São Paulo». www.prefeitura.sp.gov.br. Consultado em 18 de fevereiro de 2021 
  6. São Paulo, Prefeitura. «Decreto Municipal nº 26.365/1988» (PDF)