No mundo de hoje, Jardim Proença continua a ser um tema de grande relevância e interesse para um grande setor da população. Ao longo do tempo, Jardim Proença conseguiu manter-se no centro das atenções de académicos, profissionais e amadores, demonstrando a sua importância e impacto em diferentes áreas da sociedade. Ao longo da história, Jardim Proença tem sido alvo de numerosos estudos, debates e reflexões, o que tem contribuído para enriquecer o conhecimento sobre este tema. Neste artigo exploraremos alguns aspectos-chave relacionados a Jardim Proença, com o objetivo de nos aprofundarmos em seu significado, sua evolução e sua relevância hoje.
O Jardim Proença, também conhecido como Proença, é um bairro nobre localizado na Zona Sul de Campinas.
Ocupa um vale, no qual passa a Av. Princesa D'Oeste, tendo nos seus limites os dois principais estádios de Campinas: o Brinco de Ouro e o Estádio Moisés Lucarelli. É um bairro tradicional da cidade de Campinas, considerado, juntamente com os bairros Nova Campinas, Cambuí e Guanabara, por ser um dos bairros de alto poder aquisitivo perto da região central de Campinas (existem outros bairros, como o Alphaville e Gramado, que também constituem a lista de bairros de alto padrão mas encontram-se em região mais afastada do Centro) e ainda com muitas casas fazendo contraste com a intensa verticalização.
Em terreno que hoje fica no bairro foi construída a Casa Grande e Tulha, remanescente do período canavieiro e cafeeiro[1] na cidade, entre o final do século XVIII e ao longo do século XIX. O bairro compartilha o nome com a rua na qual se inicia, uma homenagem a Antônio Manuel Proença[2], proprietário de uma fazenda na região entre o Estádio Brinco de Ouro e o Bosque São José.
Em função do fato de Campinas não ter delimitação legal e precisa dos bairros, há bairros que são desconhecidos da população em geral, em função de seu pequeno tamanho: