Jasmone

Aspeto mover para a barra lateral ocultar

Jasmone é um composto orgânico natural extraído da parte volátil do óleo de jasmim.

É um líquido incolor a amarelo pálido que tem o cheiro de jasmim. Jasmone pode existir em duas formas diferentes de isômeros com geometria em torno da ligação dupla pentenil, cis-e trans-jasmone. O extrato natural contém apenas a forma cis, enquanto o material sintético é muitas vezes uma mistura que contém ambas as formas, tendo o cis como forma predominante. Ambas as formas têm odores e propriedades químicas semelhantes.

Jasmone é produzido nas plantas de metabolismo do jasmonato, a partir do ácido linolênico pela via octadecanoidal. Ele pode atuar tanto como um atrativo ou como um repelente para insetos diversos. Comercialmente o jasmone é usado principalmente em perfumaria e cosméticos.

Biossíntese

Os jasmonatos são hormônios formados tanto pelo ácido jasmônico (Aj) como também pelo metil jasmonato. Esse compostos foram inicialmente detectados em Jasminum e Rosmarinus, mas são amplamente produzidos nos vegetais. A biossíntese do ácido jasmônico depende da ação de determinadas enzimas, como a lipoxigenase que promove a oxigenação do ácido linolênico até a formação do ácido 13-hidroxiperoxilinolênico. O ácido 12-oxo-fitodienóico é formado a partir de reações oxidativas que encurtam a cadeia lateral, com a produção final do ácido jasmônico.

isomerismo de dupla ligação

Devido ao isomerismo de ligação dupla na ligação dupla não cíclica C = C, existem duas formas:

Jasmone
(2 Isómeros)
(Z)-Jasmon
(Z)-Jasmone
(E)-Jasmon
(E)-Jasmone


Efeitos Fisiológicos

Os jasmonatos funcionam como inibidores do crescimento e da germinação de sementes, e também promove a senescência. A aplicação de Aj pode inibir o crescimento de caules e raízes, comprometendo também a fotossíntese por meio da redução da expressão de alguns genes nucleares e tambem de genes dos cloroplastos, causando a degradação da clorofila das folhas. Por outro lado a aplicação de ácido jasmônico induz a formação de tubérculos, além de contribuir no amadurecimento de frutos. Recentemente algumas pesquisas tem sugerido que o ácido jasmônico poderia ter relação com a expressão de alguns genes envolvidos na defesa e na sinalização das respostas a estresses hídricos, mecânicos e/ou osmóticos, assim como a herbivoria.

Referências

  1. Thomas Koch, Katja Bandemer, Wilhelm Boland (1997). "Biosynthesis of cis-Jasmone: a pathway for the inactivation and the disposal of the plant stress hormone jasmonic acid to the gas phase?".
  2. L. Ruzicka, M. Pfeiffer (1933). "Über Jasminriechstoffe I. Die Konstitution des Jasmons".
  3. a b KERBAUY, G. B. . Fisiologia Vegetal - Segunda edição expandida, revisada e atualizada. 2a. ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan Ltda., 2008.