John Pople

Neste artigo, o tópico John Pople será abordado sob diferentes perspectivas e abordagens. John Pople tem sido alvo de interesse e debate em diversas áreas, e a sua relevância não tem passado despercebida na sociedade atual. Ao longo dos anos, John Pople despertou o interesse de especialistas e fãs, que exploraram as suas diversas facetas e dimensões. Neste sentido, tentaremos analisar e compreender a importância e significado de John Pople no contexto atual, bem como a sua influência em diversas esferas da vida quotidiana. Através de uma análise detalhada, procuraremos oferecer uma visão abrangente e enriquecedora de John Pople, aprofundando o seu impacto e relevância no mundo contemporâneo.

John Pople

Nascimento 31 de outubro de 1925
Burnham-on-Sea
Morte 15 de março de 2004 (78 anos)
Sarasota
Nacionalidade inglês
Prêmios Prêmio Linus Pauling (1977), Medalha Davy (1988), Prêmio Wolf de Química (1992), Prêmio Joseph O. Hirschfelder (1993), Nobel de Química (1998), Medalha Copley (2002)
Campo(s) química

John Anthony Pople (Burnham-on-Sea, 31 de outubro de 1925Sarasota, 15 de março de 2004) foi um matemático e químico inglês.[1]

Foi laureado com o Nobel de Química de 1998, pelo desenvolvimento de métodos computacionais em química quântica,[1] nos quais se baseia o programa informático Gaussian. Através deste tipo de métodos se desenvolveu a química computacional.

Referências

  1. a b «Sir John A. Pople | British mathematician and chemist». Encyclopedia Britannica (em inglês). Consultado em 7 de junho de 2019 

Ligações externas


Precedido por
Richard Robert Ernst e Alexander Pines
Prêmio Wolf de Química
1992
Sucedido por
Ahmed Zewail
Precedido por
Paul Delos Boyer, John Ernest Walker e Jens Christian Skou
Nobel de Química
1998
com Walter Kohn
Sucedido por
Ahmed Zewail
Precedido por
Jacques Miller
Medalha Copley
2002
Sucedido por
John Gurdon