Johnny Dodds

No mundo de hoje, Johnny Dodds tornou-se um tema relevante e de interesse para uma ampla gama de pessoas. Quer se trate de Johnny Dodds no contexto da saúde, da educação, da tecnologia, da política ou de qualquer outro campo, a sua influência e relevância são inegáveis. Neste artigo exploraremos detalhadamente e aprofundadamente tudo relacionado a Johnny Dodds, desde sua história e evolução até suas implicações atuais e futuras. Através de uma análise exaustiva, pretendemos lançar luz sobre este tema e fornecer uma visão clara e objetiva que permita ao leitor compreender e apreciar a importância de Johnny Dodds. Não importa qual seja sua perspectiva ou nível de conhecimento sobre o tema, este artigo lhe dará uma compreensão mais completa e enriquecedora de Johnny Dodds.

Johnny Dodds
Johnny Dodds
Informações gerais
Nome completo Johnny Dodds
Nascimento 12 de abril de 1892
Origem Nova Orleans, Luisiana
País  Estados Unidos
Morte 8 de agosto de 1940 (48 anos)
Chicago, Illinois
Gênero(s) Jazz
Ocupação Instrumentista de jazz
Instrumento(s) Clarinete
Saxofone
Afiliação(ões) Baby Dodds

Johnny Dodds (Nova Orleães, Los Angeles, 12 de Abril de 1892Chicago, Illinois, 8 de Agosto de 1940), foi um clarinestista de jazz e blues, e saxofonista alto, norte-americano. Para além de ter formado a sua própria banda, Dodds tocou em bandas como: Joe "King" Oliver, Jelly Roll Morton, Lovie Austin e Louis Armstrong

Biografia

Johnny Dodds estudou clarinete com Lorenzo Tio, um músico de Nova Orleães. Tocou com as bandas de Frankie Duson, Kid Ory, e Joe "King" Oliver. Dodds viajou para Chicago, e tocou com a banda de jazz de Oliver, a Oliver's Creole Jazz Band, com a qual gravou em 1923.

Dodds colaborou, frequentemente, com o seu amigo Natty Dominique, durante este período, e esta relação de amizade iria durar toda a sua vida. Após a saída da banda de Oliver, em 1924, Dodds substitui Alcide Nunez, como o clarinetista permanente do Kelly's Stables (entre 1924 e 1930.

Durante os anos 20, grava com diversos grupos de jazz, em Chicago, entre os quais o Louis Armstrong's Hot 5 and Hot 7, e o Jelly Roll Morton's Red Hot Peppers.

A década seguinte foi uma fase em que Dodds se manteve mais afastado da música, ocupando o seu tempo a gerir uma empresa de táxis, com o seu irmão Baby Dodds, só voltando a gravar em 1938.

Notável no seu profissionalismo, e virtuosismo, como músico, Johnny Dodds foi uma das principais influências de outros clarinetistas, como Benny Goodman.

Johnny Dodds morre em Chicago, em 1940.

Ligações externas