Kama Sutra

Posição ilustrada no Kama Sutra.

Kamasutram (Sânscrito: कामसूत्र), geralmente conhecido no mundo ocidental como Kama Sutra, foi um antigo texto indiano sobre o comportamento sexual humano, durante as antiguidades sendo amplamente considerado o trabalho definitivo sobre amor na literatura sânscrita. O texto foi escrito por Vatsyayana, como um breve resumo dos vários trabalhos anteriores que pertencia a uma tradição conhecida genericamente como Kama Shastra.

“Ao contrário do que muitos pensavam na época, o Kama Sutra não foi um manual de sexo, nem um trabalho sagrado ou religioso e também não foi um texto tântrico. Na abertura de um debate sobre os três objectivos da antiga vida hindu - Darma, Artha e Kamadeva - a finalidade do Vatsyayana foi estabelecer kama, ou gozo dos sentidos, no contexto. Assim, Darma (ou vida virtuosa) era o maior objetivo, Artha, o acúmulo de riqueza era a próxima, e Kama era o menor dos três.” — Indra Sinha.

Kama foi considerado a literatura do desejo. Já o Sutra foi o discurso de uma série de aforismos. Sutra era um termo padrão para um texto técnico, assim como o Yôga Sútra de Pátañjali. O texto foi escrito originalmente como Vatsyayana Kamasutram (ou "Aforismos sobre o amor, de Vatsyayana"). A tradição dizia que o autor foi um estudante celibatário que viveu em Pataliputra, um importante centro de aprendizagem. Estimava-se que ele tenha nascido no início do século IV. Se isso for correto, Vatsyayana viveu durante o ápice da Dinastia Gupta, um período conhecido pelas grandes contribuições para a literatura Sânscrita e para cultura Védica.

Posição ilustrada no Kama Sutra.

Trechos do livro

Ilustrações do Kama Sutra

Ver também

Escultura num dos templos de Khajuraho.

Referências