Cazaquistão



Nunca na história da humanidade houve tanta informação sobre Explorando o Cazaquistão em 2023: um guia completo como existe hoje graças à internet. No entanto, esse acesso a tudo relacionado a Explorando o Cazaquistão em 2023: um guia completo nem sempre é fácil. Saturação, baixa usabilidade e dificuldade de discernir entre informações corretas e incorretas sobre Explorando o Cazaquistão em 2023: um guia completo muitas vezes difíceis de superar. Foi isso que nos motivou a criar um site confiável, seguro e eficaz.

Ficou claro para nós que, para atingir nosso objetivo, não bastava ter informações corretas e verificadas sobre Explorando o Cazaquistão em 2023: um guia completo . Tudo o que coletamos sobre Explorando o Cazaquistão em 2023: um guia completo também precisava ser apresentado de forma clara, legível, em uma estrutura que facilitasse a experiência do usuário, com um design limpo e eficiente, e que priorizasse a velocidade de carregamento. Estamos confiantes de que conseguimos isso, embora estejamos sempre trabalhando para fazer pequenas melhorias. Se você encontrou o que achou útil sobre Explorando o Cazaquistão em 2023: um guia completo e você se sentiu confortável, ficaremos muito felizes se você voltar para scientiaen.com sempre que quiser e precisar.

República do Cazaquistão
  • Қазақстан Республикасы (kazakh)
    República do Cazaquistão
  • República do Cazaquistão (Russo)
    Respublika Cazaquistão
Hino: 
Менің Қазақстаным (Cazaque)
Menıñ Qazaqstanym
"Meu Cazaquistão"
Localização do Cazaquistão
CapitalAstana
51 ° 10′N 71 ° 26′E /51.167 ° N 71.433 ° E / 51.167; 71.433
A maior cidadeAlmaty
43 ° 16'39 "N 76 ° 53'45 "E /43.27750 ° N 76.89583 ° E / 43.27750; 76.89583
Línguas oficiais
Grupos étnicos
(2021)
Religião
(2021)
Demônimo (s)Cazaquistão
GovernoUnitário partido dominante presidencial república
Kassym-Jomart Tokayev
Älihan Smaiylov
LegislaturaParlamento
Senado
Majilis
Formação
1465
13 de Dezembro de 1917
26 1920 agosto
19 1925 junho
5 de Dezembro de 1936
• Declaração de soberania
25 de outubro de 1990
• Reconstituída como a República do Cazaquistão
10 de Dezembro de 1991
• Independência do URSS
16 de Dezembro de 1991
26 de Dezembro de 1991
30 1995 agosto
Área
• Total
2,724,900 km2 (1,052,100 milhas quadradas) (9º Rendimento Básico Incondicional)
• Água (%)
1.7
população
• estimativa de 2022
19,398,331 (64º Rendimento Básico Incondicional)
• Densidade
7 / km2 (18.1/sq mi) (236º Rendimento Básico Incondicional)
PIB (PPP)Estimativa de 2022
• Total
Crescimento $ 596.666 bilhões (41st)
• per capita
Crescimento $ 30,827 (53rd)
PIB (nominal)Estimativa de 2022
• Total
Crescimento $ 224.338 bilhões (55º Rendimento Básico Incondicional)
• per capita
Crescimento $ 11,591 (69º Rendimento Básico Incondicional)
Gini (2018)aumento negativo 27.8
baixo
IDH (2021) Baixa 0.811
muito elevada · 56º Rendimento Básico Incondicional
MoedaTenge (₸) (KZT)
fuso horárioUTC+5 / +6 (Oeste Leste)
Formato de dataaaaa.dd.mm
Lado de conduçãocerto
Código de chamada+7 (6xx / 7xx)
Código ISO 3166KZ
TLD da Internet

Cazaquistão, oficialmente o República do Cazaquistão, é um transcontinental país sem litoral localizado principalmente em Ásia Central e parcialmente em Europa Oriental. Faz fronteira Rússia para o norte e o oeste, China para o leste, Quirguistão para o sudeste, Uzbequistão para o sule Turquemenistão para o sudoeste, com litoral ao longo Mar Cáspio. Sua capital é Astana, conhecido como Nur-Sultan de 2019 a 2022. Almaty, a maior cidade do Cazaquistão, foi a capital do país até 1997. O Cazaquistão é a maior cidade do mundo nono maior país por área terrestre e o maior país sem litoral do mundo. Tem uma população de 19 milhões de habitantes e uma das mais baixas densidades populacionais no mundo, com menos de 6 pessoas por quilômetro quadrado (15 pessoas por milha quadrada). Étnico cazaques constituem a maioria da população, enquanto russos étnicos formam uma minoria significativa. Oficialmente secular, o Cazaquistão é um país de maioria muçulmana, embora os russos étnicos no país formem uma população considerável Comunidade cristã.

O território do Cazaquistão foi historicamente habitado por grupos e impérios nômades. Na antiguidade, os antigos iraniano nômade Citas habitou a terra, e o Império Persa Aquemênida expandiu-se para o território meridional do país moderno. Turco nômades, que traçam sua ancestralidade para muitos estados turcos tais como o Primeiro Khaganato Turco e a Segundo Caganato Turco, habitaram o país desde o século VI. No século XIII, o território foi subjugado pelos Império Mongol para Genghis Khan. No século XV, como resultado da desintegração de Horda Dourada, Khanate do Cazaque foi estabelecido em muitas das terras que mais tarde formariam o território do Cazaquistão moderno.

No século 18, o Cazaquistão Canato se desintegrou em três Jüz que foram absorvidos e conquistados pelo Império Russo; em meados do século 19, os russos governaram nominalmente todo o Cazaquistão como parte do Império Russo e libertaram todos os escravos que os cazaques haviam capturado em 1859. Seguindo as Revolução Russa de 1917 e posterior surto de Guerra Civil Russa, o território do Cazaquistão foi reorganizado várias vezes. Em 1936, foi estabelecido como o República Socialista Soviética do Cazaque dentro do União Soviética. O Cazaquistão foi o último dos repúblicas soviéticas declarar a independência durante o dissolução da União Soviética de 1988 a 1991. Organizações de direitos humanos descreveram o governo cazaque como autoritário, e descreve regularmente Situação dos direitos humanos no Cazaquistão como pobre.

O país domina a Ásia Central economicamente e politicamente, gerando 60% da receita da região PIB, principalmente por meio de sua a indústria de petróleo e gás; também possui vastos recursos minerais. É de jure um democrático, unitário, República constitucional; no entanto, é de fato an regime autoritário sem eleições livres. tem o mais alto Índice de Desenvolvimento Humano classificação na região. O Cazaquistão é um estado membro da Nações Unidas, Organização Mundial do Comércio, Comunidade de Estados Independentes, Organização de Cooperação de Xangai, União Económica da Eurásia, Organização do Tratado de Segurança Coletiva, Organização para a Segurança e Cooperação na Europa, Organização da Cooperação Islâmica, Organização dos Estados Turcose Organização Internacional da Cultura Turca.

Etimologia

A palavra em inglês kazakh, significando um membro do povo cazaque, deriva de Russo: Eu disse. O nome nativo é kazakh: қazaқ, romanizado: qazaq. Pode ter origem na palavra turca verbo qaz-, 'vagar', refletindo os cazaques' nômade cultura. O termo 'Cossaco' é da mesma origem. A persa sufixo -stan significa "terra" ou "lugar de", então Cazaquistão (kazakh: Cazaquistão, romanizado: Qazaqstan) pode ser traduzido literalmente como "terra dos andarilhos".

In turco-persa fontes, o termo Özbek-Qazaq apareceu pela primeira vez em meados do século XVI, no Tarikh-i-Rashidi by Mirza Muhammad Haidar Dughlat, a Chagatayid Príncipe de Caxemira. Neste manuscrito, o autor localiza o cazaque na parte oriental da Desht-i Qipchaq. De acordo com o Vasily Bartold, os cazaques provavelmente começaram a usar esse nome durante o século XV.

Embora kazakh tradicionalmente referido apenas cazaques étnicos, incluindo aqueles que vivem na China, Rússia, Turquia, Uzbequistão e outros países vizinhos, o termo está sendo cada vez mais usado para se referir a qualquer habitante do Cazaquistão, incluindo residentes de outras etnias.

História

Extensão aproximada de Scythia no século I aC

O Cazaquistão é habitado desde o Paleolítico era. A cultura botai (3700-3100 aC) é creditado com a primeira domesticação de cavalos. A população Botai derivou a maior parte de sua ancestralidade de uma população profundamente relacionada à Europa conhecida como Antigos eurasianos do norte, ao mesmo tempo em que exibe alguns antigo leste asiático mistura. Pastoralismo desenvolvido durante o Neolítico, já que o clima e o terreno da região são os mais adequados para um estilo de vida nômade. A população era Caucasóide durante o Bronze e Idade do Ferro período.

O território cazaque era um constituinte chave do comércio eurasiano Rota das Estepes, o ancestral do terrestre Estradas de seda. Arqueólogos acreditam que os humanos primeiro domesticou o cavalo (ou seja, pôneis) nas vastas estepes da região. Durante os tempos pré-históricos recentes, a Ásia Central foi habitada por grupos como os possivelmente indo-europeus Cultura Afanasievo, mais tarde, as primeiras culturas indo-iranianas, como Andronovo, e indo-iranianos posteriores, como o Saka e Massagem. Outros grupos incluíam os nômades Citas e o persa Império Aquemênida no território do sul do país moderno. O Andronovo e Culturas Srubnaya, precursores dos povos da culturas citas, foram encontrados para abrigar ascendência mista do Yamnaya pastores de estepe e povos do Neolítico Médio da Europa Central.

Em 329 BC, Alexandre, o Grande e sua macedónio exército lutou no Batalha de Jaxartes contra o Citas ao longo do rio Jaxartes, hoje conhecido como Sir Dária ao longo da fronteira sul do Cazaquistão moderno.

Cuman-Kipchak e a Horda Dourada

Confederação Cuman-Kipchak na Eurásia por volta de 1200. Os cazaques são descendentes de Kipchaks, nogais e outras tribos mongóis turcas e medievais.

O principal migração of povos turcos ocorreram entre os séculos 5 e 11, quando se espalharam pela maior parte da Ásia Central. Os povos turcos lentamente substituíram e assimilaram o antigo iranianofalantes locais, transformando a população da Ásia Central de em grande parte iraniano, principalmente descendentes do leste asiático.

A primeiro caganato turco foi fundada por bumin em 552 no Planalto da Mongólia e rapidamente se espalhou para o oeste em direção ao Mar Cáspio. O Göktürks conduziram diante deles vários povos: Xionitas, Uar, Oghurs e outros. Estes parecem ter-se fundido no ávaros e búlgaros. Em 35 anos o metade oriental e a Caganato Turco Ocidental eram independentes. O Caganato Ocidental atingiu seu pico no início do século VII.

A Cumanos entraram nas estepes do atual Cazaquistão por volta do início do século 11, onde mais tarde se juntaram aos kipchak e estabeleceu a vasta confederação Cuman-Kipchak. Enquanto cidades antigas Taraz (Aulie-Ata) e Hazrat-e Turquestão serviram por muito tempo como importantes estações de passagem ao longo do Rota da Seda conectando a Ásia e a Europa, a verdadeira consolidação política começou apenas com o domínio mongol do início do século XIII. Debaixo de Império Mongol, os primeiros distritos administrativos estritamente estruturados (Ulus) foram estabelecidos. Depois de divisão do Império Mongol em 1259, a terra que se tornaria o atual Cazaquistão era governada pelo Horda Dourada, também conhecido como o Ulus de Jochi. Durante o período da Horda Dourada, um tradição turco-mongol surgiu entre a elite governante em que turquizado descendentes de Genghis Khan seguido islão e continuou a reinar sobre as terras.

Khanate do Cazaque

Em 1465, a Khanate do Cazaque surgiu como resultado da dissolução do Horda Dourada. Estabelecido por Janibek Khan e Kerei Khan, continuou a ser governado pelo turco-mongol clã de Tore (Jochid dinastia).
Ao longo deste período, os tradicionais nômade vida e uma economia baseada na pecuária continuaram a dominar o estepe. No século XV, um distinto kazakh identidade começou a emergir entre os Turco tribos. Isto foi seguido pelo Guerra de Independência do Cazaquistão, onde o Canato ganhou sua soberania do Shaybanids. O processo consolidou-se em meados do século XVI com o aparecimento do cazaque língua, cultura e economia.

Áreas aproximadas ocupadas pelos três cazaques jüz no início do século XX

No entanto, a região foi o foco de disputas cada vez maiores entre os nativos cazaques emires e o vizinho povos de língua persa para o sul. No seu auge, o Canato governaria partes da Ásia Central e controlaria Cumânia. Os territórios do Cazaquistão Canato se expandiriam profundamente na Ásia Central. No início do século 17, o Cazaquistão Khanate estava lutando com o impacto das rivalidades tribais, que efetivamente dividiu a população nas grandes, médias e pequenas (ou pequenas) hordas (Jüz). A desunião política, as rivalidades tribais e a importância cada vez menor das rotas comerciais terrestres entre o leste e o oeste enfraqueceram o Cazaquistão Canato. O Khiva Khanate aproveitou esta oportunidade e anexou o Península de Mangyshlak. O domínio uzbeque durou dois séculos até a chegada dos russos.

Durante o século 17, os cazaques lutaram contra o Oirats, uma federação de ocidentais mongol tribos, incluindo Dzungar. O início do século 18 marcou o auge do canato cazaque. Durante este período, a Pequena Horda participou do 1723-1730 guerra contra o Dzungar Khanate, após a invasão do "Grande Desastre" ao território cazaque. Sob a liderança de Abul Khair Khan, os cazaques obtiveram grandes vitórias sobre os Dzungar no rio Bulanty em 1726 e no Batalha de Añyraqai em 1729.

Ablai Khan participou das batalhas mais significativas contra os Dzungar das décadas de 1720 a 1750, pelas quais foi declarado "batyr" ("herói") pelo povo. Os cazaques sofreram com os frequentes ataques do Volga contra eles Kalmyks. O Kokand Khanate usou a fraqueza dos jüzs cazaques após os ataques de Dzungar e Kalmyk e conquistou o atual sudeste do Cazaquistão, incluindo Almaty, a capital formal no primeiro quartel do século XIX. Também o Emirado de Bucara governado Shymkent antes que os russos ganhassem o domínio.

Cazaquistão russo

Cossacos dos Urais escaramuça com cazaques
Mapa do território cazaque em 1903
Mulher cazaque em roupas de casamento, século XIX

Na primeira metade do século XVIII, o Império Russo construiu a linha Irtysh, uma série de quarenta e seis fortes e noventa e seis redutos, incluindo Omsk (1716) Semipalatinsk (1718) Pavlodar (1720) Orenburg (1743) e Petropavlovsk (1752) para evitar incursões cazaques e de Oirat em território russo. No final do século 18, os cazaques aproveitaram Rebelião de Pugachev, que estava centrado na área do Volga, para atacar russos e Alemão do Volga assentamentos.[carece de fontes?] No século 19, o Império Russo começou a expandir sua influência na Ásia Central. O "Ótimo jogo" período é geralmente considerado como indo de aproximadamente 1813 ao Convenção Anglo-Russa de 1907. O czares governou efetivamente a maior parte do território pertencente ao que hoje é a República do Cazaquistão.

O Império Russo introduziu um sistema de administração e construiu guarnições militares e quartéis em seu esforço para estabelecer uma presença na Ásia Central no chamado "Grande Jogo" pelo domínio na área contra o Império Britânico, que estava estendendo sua influência do sul da Índia e do Sudeste Asiático. A Rússia construiu seu primeiro posto avançado, Orsk, em 1735. A Rússia introduziu a língua russa em todas as escolas e organizações governamentais.

Os esforços da Rússia para impor seu sistema despertaram o ressentimento da povo cazaque, e, na década de 1860, alguns cazaques resistiram ao seu domínio. A Rússia interrompeu o estilo de vida nômade tradicional e a economia baseada na pecuária, e as pessoas sofriam de fome e fome, com algumas tribos cazaques sendo dizimadas. O movimento nacional cazaque, que começou no final do século 19, procurou preservar a língua nativa e a identidade resistindo às tentativas do Império Russo de assimilar e sufocar a cultura cazaque.

A partir da década de 1890, um número cada vez maior de colonos do Império Russo começou colonizando o território do atual Cazaquistão, em particular, a província de Semirechye. O número de colonos aumentou ainda mais quando o Ferrovia Trans-Aral da Orenburg para Tashkent foi concluída em 1906. Um Departamento de Migração especialmente criado (Переселенческое Управление) em São Petersburgo supervisionou e incentivou a migração para expandir a influência russa na área. Durante o século 19, cerca de 400,000 russos imigraram para o Cazaquistão, e cerca de um milhão de eslavos, alemães, judeus e outros imigraram para a região durante o primeiro terço do século 20. Vasile Balabanov foi o administrador responsável pelo reassentamento durante grande parte desse tempo.

A competição por terra e água que se seguiu entre os cazaques e os recém-chegados causou grande ressentimento contra o domínio colonial durante os anos finais do Império Russo. A revolta mais séria, a revolta da Ásia Central, ocorreu em 1916. Os cazaques atacaram russos e Cossaco colonos e guarnições militares. A revolta resultou em uma série de confrontos e em massacres brutais cometidos por ambos os lados. Ambos os lados resistiram ao governo comunista até o final de 1919.

SSR do Cazaque

Stanitsa Sofiiskaya, Talgar, 1920
Jovens Pioneiros em um acampamento Young Pioneer no Cazaquistão SSR

Seguindo as colapso do governo central in Petrogrado em novembro de 1917, os cazaques (então na Rússia oficialmente referidos como "Kirghiz") experimentaram um breve período de autonomia (O Autonomia Alash) antes de finalmente sucumbir ao Bolcheviques' regra. Em 26 de agosto de 1920, o República Soviética Socialista Autônoma Quirguiz dentro do República Socialista Federativa Soviética Russa (RSFSR) foi estabelecido. A ASSR quirguiz incluía o território do atual Cazaquistão, mas seu centro administrativo era a cidade de Orenburg. Em junho de 1925, o Kirghiz ASSR foi renomeado como Cazaque ASSR e seu centro administrativo foi transferido para a cidade de Kyzylorda, e em abril de 1927 para Alma-Ata.

A repressão soviética da elite tradicional, juntamente com a coletivização no final dos anos 1920 e 1930, trouxe fome e altas fatalidades, levando a agitação (ver também: Fome no Cazaquistão de 1932–33). Durante a década de 1930, alguns membros da intelligentsia cazaque foram executados – como parte do políticas de represálias políticas perseguido pelo governo soviético em Moscou.

No 5 dezembro 1936, o República Socialista Soviética Autônoma do Cazaquistão (cujo território então correspondia ao do Cazaquistão moderno) foi separado do República Socialista Federativa Soviética Russa (RSFSR) e fez o República Socialista Soviética do Cazaque, um cheio república sindical da URSS, uma das onze repúblicas na época, junto com a República Socialista Soviética Quirguiz.

A república foi um dos destinos de exilados e condenados, bem como de reassentamentos em massa, ou deportações afetadas pelas autoridades centrais da URSS durante as décadas de 1930 e 1940, cerca de 400,000 Alemães do Volga deportado do Volga República Socialista Soviética Autônoma Alemã em setembro-outubro de 1941 e, posteriormente, o Gregos e Tártaros da Criméia. Deportados e prisioneiros foram internados em algumas das maiores campos de trabalho soviéticos (o Gulag), incluindo ALZhIR acampamento fora de Astana, que era reservado para as esposas de homens considerados "inimigos do povo". Muitos se mudaram devido à política de transferência de população na União Soviética e outros foram forçados a entrar assentamentos involuntários na União Soviética.

A Conferência Internacional sobre Atenção Primária à Saúde em 1978, conhecida como Declaração de Alma-Ata

A guerra soviético-alemã (1941-1945) levou a um aumento na industrialização e extração mineral em apoio ao esforço de guerra. Na hora de Joseph StalinApós a morte de Cazaquistão em 1953, no entanto, o Cazaquistão ainda tinha uma economia predominantemente agrícola. Em 1953, o líder soviético Nikita Khrushchev iniciou o Campanha das Terras Virgens projetado para transformar as pastagens tradicionais do Cazaquistão em uma importante região produtora de grãos para a União Soviética. A política das Terras Virgens trouxe resultados mistos. No entanto, juntamente com as modernizações posteriores sob o líder soviético Leonid Brezhnev (no poder de 1964 a 1982), acelerou o desenvolvimento do setor agrícola, que continua sendo a fonte de subsistência de uma grande porcentagem da população do Cazaquistão. Por causa das décadas de privação, guerra e reassentamento, em 1959 o cazaques havia se tornado uma minoria no país, perfazendo 30% da população. Étnico Russos responderam por 43 por cento.

Em 1947, o governo da URSS, como parte de sua projeto da bomba atômica, fundou uma local de teste de bomba atômica perto da cidade de Semipalatinsk, Onde o primeira bomba nuclear soviética teste foi realizado em 1949. Centenas de testes nucleares foram realizados até 1989 com consequências adversas para o meio ambiente e a população do país. A Movimento antinuclear no Cazaquistão tornou-se uma grande força política no final dos anos 1980.

Em dezembro de 1986, manifestações em massa de jovens cazaques étnicos, mais tarde chamados de Jeltoqsan motim, teve lugar em Almaty para protestar contra a substituição do Primeiro Secretário da Partido Comunista da RSS do Cazaquistão Dinmukhamed Konayev com Gennady Kolbin do SFSR russo. As tropas governamentais reprimiram a agitação, várias pessoas foram mortas e muitos manifestantes foram presos. Nos últimos dias do domínio soviético, o descontentamento continuou a crescer e encontrou expressão sob o líder soviético Mikhail Gorbachevpolítica de glasnost ("abertura").

Independência

Em 25 de outubro de 1990, o Cazaquistão declarou sua soberania em seu território como uma república dentro da União Soviética. Após o aborto de agosto de 1991 tentativa de golpe em Moscou, o Cazaquistão declarou independência em 16 de dezembro de 1991, tornando-se assim a última república soviética a declarar independência. Dez dias depois, a própria União Soviética deixou de existir.

líder da era comunista do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, tornou-se o primeiro presidente do país. Nazarbayev governou de maneira autoritária. Uma ênfase foi colocada na conversão da economia do país para uma economia de mercado, enquanto as reformas políticas ficaram atrás dos avanços econômicos. Em 2006, o Cazaquistão gerava 60% do PIB da Ásia Central, principalmente por meio de sua indústria de petróleo.

Em 1997, o governo mudou a capital para Astana, renomeado Nur-Sultan em 23 de março de 2019, da Almaty, a maior cidade do Cazaquistão, onde foi estabelecida sob a União Soviética.

Em março de 2019, Nazarbayev renunciou 29 anos após assumir o cargo. No entanto, ele continuou a liderar o influente conselho de segurança e manteve o título formal de Líder da Nação. Kassym-Jomart Tokayev sucedeu Nazarbayev como o Presidente do Cazaquistão. Seu primeiro ato oficial foi renomear a capital com o nome de seu antecessor. Em junho de 2019, o novo presidente, Kassym-Jomart Tokayev, venceu a eleição presidencial do Cazaquistão eleição.

Em janeiro de 2022, o país mergulhou na agitação política após um aumento nos preços dos combustíveis. Em consequência, o presidente Kassym-Jomart Tokayev assumiu a chefia do poderoso Conselho de Segurança, removendo do cargo seu antecessor Nursultan Nazarbayev. Em setembro de 2022, o nome da capital do país foi alterado de Nur-Sultan para Astana.

Geografia

Imagem de satélite do Cazaquistão (novembro de 2004)

Como se estende por ambos os lados do Rio Ural, considerado a linha divisória entre a Europa e a Ásia, o Cazaquistão é um dos dois únicos países sem litoral no mundo que tem território em dois continentes (o outro é Azerbaijão).

Com uma área de 2,700,000 quilômetros quadrados (1,000,000 milhas quadradas) - equivalente em tamanho à Europa Ocidental - o Cazaquistão é o nono maior país e o maior país sem litoral do mundo. Enquanto fazia parte do Império Russo, o Cazaquistão perdeu parte de seu território para a China Xinjiang província, e alguns para o Uzbequistão Karakalpaquistão república autônoma durante os anos soviéticos.

A estepe cazaque faz parte do Estepe Eurasiana Cinto (em no mapa).

Ele compartilha fronteiras de 6,846 quilômetros (4,254 milhas) com a Rússia, 2,203 quilômetros (1,369 milhas) com Uzbequistão, 1,533 quilômetros (953 milhas) com a China, 1,051 quilômetros (653 milhas) com Quirguistão, e 379 quilômetros (235 milhas) com Turquemenistão. As principais cidades incluem Astana, Almaty, Karagandy, Shymkent, Atyraue Oskemen. Fica entre as latitudes 40° e 56 ° Ne longitudes 46° e 88 ° E. Embora localizado principalmente na Ásia, uma pequena porção do Cazaquistão também está localizada a oeste do Urais na Europa Oriental.

O terreno do Cazaquistão se estende de oeste a leste a partir do Mar Cáspio ao Montanhas Altai e de norte a sul das planícies de Sibéria Ocidental aos oásis e desertos da Ásia Central. O estepe cazaque (planície), com uma área de cerca de 804,500 quilômetros quadrados (310,600 milhas quadradas), ocupa um terço do país e é a maior área seca do mundo estepe região. A estepe é caracterizada por grandes áreas de pradarias e regiões arenosas. Os principais mares, lagos e rios incluem Lago Balkhash, Lago Zaysan, Rio Charyn e desfiladeiro, Ili, Irtysh, Ishim, Ural e Sir Dária rios e o mar Aral até que praticamente secou em um dos piores desastres ambientais do mundo.

A Charyn Canyon tem 80 quilômetros (50 milhas) de comprimento, cortando um vermelho arenito planalto e estendendo-se ao longo do desfiladeiro do rio Charyn, no norte Tian Shan ("Heavenly Mountains", 200 km (124 milhas) a leste de Almaty) em 43 ° 21'1.16 "N 79 ° 4'49.28 "E /43.3503222 ° N 79.0803556 ° E / 43.3503222; 79.0803556. As encostas íngremes do desfiladeiro, colunas e arcos atingem alturas entre 150 e 300 metros (490 e 980 pés). A inacessibilidade do canyon forneceu um porto seguro para um raro freixo, Fraxinus sogdiana, que sobreviveu ao A Era do Gelo lá e agora também cresceu em algumas outras áreas.[carece de fontes?] cratera Bigach, em 48 ° 30′N 82 ° 00′E /48.500 ° N 82.000 ° E / 48.500; 82.000, É um Plioceno or Mioceno asteróide cratera de impacto, 8 km (5 mi) de diâmetro e estimado em 5 ± 3 milhões de anos.

Do Cazaquistão Almaty região também abriga o Planalto da montanha de Mynzhylky.

Recursos naturais

O Cazaquistão tem um suprimento abundante de recursos minerais e combustíveis fósseis acessíveis. O desenvolvimento das extrações de petróleo, gás natural e minerais atraiu a maior parte dos mais de US$ 40 bilhões em investimentos estrangeiros no Cazaquistão desde 1993 e responde por cerca de 57% da produção industrial do país (ou aproximadamente 13% do produto interno bruto). Segundo algumas estimativas, O Cazaquistão tem o segundo maior urânio, crômio, liderar e zinco reservas; o terceiro maior manganês reservas; a quinta maior reserva de cobre; e está entre os dez primeiros em carvão, ferro e ouro. É também exportador de diamantes. Talvez o mais significativo para o desenvolvimento econômico, o Cazaquistão também tenha a 11ª maior reserva comprovada de petróleo e gás natural. Um desses locais é o Campo de condensado de gás Tokarevskoye.

No total, são 160 depósitos com mais de 2.7 bilhões de toneladas (2.7 bilhões de toneladas longas) de petróleo. As explorações de petróleo mostraram que os depósitos no costa do cáspio são apenas uma pequena parte de um depósito muito maior. Diz-se que 3.5 bilhões de toneladas (3.4 bilhões de toneladas longas) de petróleo e 2.5 bilhões de metros cúbicos (88 bilhões de pés cúbicos) de gás podem ser encontrados nessa área. No geral, a estimativa dos depósitos de petróleo do Cazaquistão é de 6.1 bilhões de toneladas (6.0 bilhões de toneladas longas). No entanto, existem apenas três refinarias dentro do país, situado em Atyrau, Pavlodare Shymkent. Estes não são capazes de processar a produção total de petróleo, tanto que é exportado para a Rússia. De acordo com os EUA Administração de informações de energia, Cazaquistão estava produzindo aproximadamente 1,540,000 barris (245,000 m3) de petróleo por dia em 2009.

O Cazaquistão também possui grandes depósitos de fosforito. Dois dos maiores depósitos incluem a bacia de Karatau com 650 milhões de toneladas de P2O5 e o depósito Chilisai do Bacia de fosforito Aqtobe localizado no noroeste do Cazaquistão, com recursos de 500-800 milhões de toneladas de 9% de minério.

No 17 October 2013, o Extractive Industries Transparency Initiative (EITI) aceitou o Cazaquistão como "em conformidade com a EITI", o que significa que o país tem um processo básico e funcional para garantir a divulgação regular das receitas dos recursos naturais.

Clima

Mapa do Cazaquistão da classificação climática de Köppen

O Cazaquistão tem um "extremo" clima continental, com verões quentes e invernos muito frios. De fato, Astana é a segunda capital mais fria do mundo depois Ulaanbaatar. Precipitação varia entre condições áridas e semi-áridas, sendo o inverno particularmente seco.

Temperaturas máximas e mínimas médias diárias para grandes cidades no Cazaquistão
Localização Julho (°C) Julho (°F) Janeiro (°C) Janeiro (°F)
Almaty 30/18 86/64 0/-8 33/17
Shymkent 32/17 91/66 4/-4 39/23
Karaganda 27/14 80/57 −8/−17 16/1
Astana 27/15 80/59 −10/−18 14/-1
Pavlodar 28/15 82/59 −11/−20 12/-5
Aktobe 30/15 86/61 −8/−16 17/2

Animais selvagens

Há dez reservas naturais e dez parques nacionais no Cazaquistão que fornecem refúgio seguro para muitas plantas e animais raros e ameaçados de extinção. As plantas comuns são Astrágalo, Gagea, Allium, Carex e Oxytropis; espécies de plantas ameaçadas de extinção incluem maçã silvestre nativa (malus sieversii), uva brava (Vitis vinifera) e vários selvagens tulipa espécies (por exemplo, Tulipa greigii) e espécies raras de cebola allium karatavienseEntão íris willmotiana e Tulipa Kaufmanniana. O Cazaquistão teve um 2019 Índice de Integridade da Paisagem Florestal pontuação média de 8.23/10, classificando-a em 26º lugar globalmente entre 172 países.

Mamíferos comuns incluem o lobo, Raposa vermelha, corsac raposa, alce, argali (a maior espécie de ovelha), Lince euro-asiático, gato de Pallase leopardos da neve, vários dos quais são protegidos. O Livro Vermelho de Espécies Protegidas do Cazaquistão lista 125 vertebrados, incluindo muitos pássaros e mamíferos, e 404 plantas, incluindo fungos, algas e líquenes.

Governo e política

Sistema político

Kassym-Jomart Tokayev (2019-11-07) 01.jpg Älihan Smaiylov (2022-01-24) (cropped).jpg
Kassym-Jomart Tokayev
Presidente
Alihan Smaiylov
Primeiro Ministro do Cazaquistão

Oficialmente, o Cazaquistão é um país democrático, secular e constitucional. república unitária; Nursultan Nazarbayev liderou o país de 1991 a 2019. Ele foi sucedido por Kassym-Jomart Tokayev. O presidente pode vetar a legislação aprovada pelo parlamento e também é o comandante em chefe da forças armadas. O primeiro-ministro preside o gabinete de ministros e atua como chefe de governo do Cazaquistão. Há três vice-primeiros-ministros e dezesseis ministros no gabinete.

O Cazaquistão tem um bicameral parlamento composto pelo Majilis (O casa baixa) e senado (O casa alta). Os distritos de mandato único elegem popularmente 107 assentos no Majilis; também há dez membros eleitos por votação de lista partidária. O senado tem 48 membros. Dois senadores são selecionados por cada uma das assembléias eleitas (maslihats) dos dezesseis principais do Cazaquistão divisões administrativas (quatorze regiões mais as cidades de Astana, Almaty e Shymkent). O presidente nomeia os restantes quinze senadores. Majilis os deputados e o governo têm o direito de iniciativa legislativa, embora o governo proponha a maior parte da legislação considerada pelo parlamento.

Em 2020, Freedom House classificou o Cazaquistão como um "consolidado autoritário regime", afirmando que liberdade de expressão não é respeitada e "as leis eleitorais do Cazaquistão não prevêem eleições livres e justas."

reformas politicas

As reformas começaram a ser implementadas após a eleição de Kassym-Jomart Tokayev em junho de 2019. Tokayev apóia uma cultura de oposição, assembleia pública e afrouxamento das regras de formação de partidos políticos. Em junho de 2019, por iniciativa do Presidente do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokayev, o Conselho Nacional de Confiança Pública foi estabelecido como uma plataforma na qual a sociedade em geral pode discutir diferentes pontos de vista e fortalecer a conversa nacional sobre políticas e reformas governamentais. Em julho de 2019, o presidente do Cazaquistão anunciou um conceito de 'estado de escuta' que responde de forma rápida e eficiente a todos os pedidos construtivos dos cidadãos do país. Uma lei será aprovada para permitir que representantes de outros partidos ocupem cargos de presidência em algumas comissões parlamentares, para promover visões e opiniões alternativas.[quando?] O limite mínimo de adesão necessário para registrar um partido político será reduzido de 40,000 para 20,000 membros. Serão alocados lugares especiais para comícios pacíficos em áreas centrais e será aprovado um novo projeto de lei descrevendo os direitos e obrigações dos organizadores, participantes e observadores. Em um esforço para aumentar a segurança pública, o presidente Tokayev reforçou as penas para quem comete crimes contra indivíduos.

Em 17 de setembro de 2022, Tokayev assinou um decreto que limita o mandato presidencial a um mandato de sete anos. Anunciou ainda a preparação de um novo pacote de reformas para "descentralizar" e "distribuir" o poder entre instituições governamentais, como ministérios e chefes regionais. O pacote de reforma também visa modificar o sistema eleitoral e aumentar as autoridades de tomada de decisão das regiões do Cazaquistão. Os poderes do parlamento foram ampliados em detrimento dos do presidente, cujos parentes também estão impedidos de ocupar cargos no governo, enquanto o Tribunal Constitucional foi restaurado e a pena de morte abolida.

Eleições

Eleições para os Majilis em setembro de 2004, rendeu uma câmara baixa dominada pelo pró-governo Festa Otan, chefiado pelo presidente Nazarbayev. Outros dois partidos considerados simpáticos ao presidente, incluindo o bloco agroindustrial AIST e o Partido Asar, fundado pela filha do presidente Nazarbayev, conquistou a maioria das cadeiras restantes. Os partidos da oposição que foram registrados oficialmente e concorreram às eleições ganharam uma única cadeira. A Organização para Segurança e Cooperação na Europa estava monitorando a eleição, que disse estar aquém dos padrões internacionais.

Em 4 de dezembro de 2005, Nursultan Nazarbayev foi reeleito em uma aparente vitória esmagadora. A comissão eleitoral anunciou que ele havia conquistado mais de 90% dos votos. A Organização para Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) concluiu que a eleição não atendeu aos padrões internacionais, apesar de algumas melhorias na administração da eleição.

Em 17 de agosto de 2007, foram realizadas eleições para a câmara baixa do parlamento e uma coalizão liderada pelo governante Nur-Otan partido, que incluiu o Partido Asar, o Partido Civil do Cazaquistão e o Partido Agrário, conquistou todas as cadeiras com 88% dos votos. Nenhum dos partidos da oposição atingiu o nível de referência de 7% das cadeiras. Os partidos da oposição fizeram acusações de graves irregularidades na eleição.

Em 2010, o presidente Nazarbayev rejeitou um pedido de apoiadores para realizar um referendo para mantê-lo no cargo até 2020. Ele insistiu em eleições presidenciais para um mandato de cinco anos. Em votação realizada em 3 de abril de 2011, o presidente Nazarbayev recebeu 95.54% dos votos com a participação de 89.9% dos eleitores registrados. Em março de 2011, Nazarbayev descreveu o progresso feito em direção à democracia pelo Cazaquistão. A partir de 2010, Cazaquistão foi noticiado no Índice de democracia by The Economist como regime autoritário, que ainda era o caso no relatório de 2022.

Em 26 de abril de 2015, a quinta eleição presidencial foi realizada no Cazaquistão. Nursultan Nazarbayev foi reeleito com 97.7% dos votos.

Em 19 de março de 2019, Nazarbayev anunciou sua renúncia à presidência. Presidente do Senado do Cazaquistão Kassym-Jomart Tokayev tornou-se presidente interino após a renúncia de Nursultan Nazarbayev. Mais tarde, Tokayev venceu o eleição presidencial 2019 que foi realizada em 9 de junho.

divisões administrativas

O Cazaquistão é dividido em dezessete regiões (kazakh: облыстар, oblystar; Russo: o, áreas) mais três cidades (Almaty, Astana e Shymkent) que são independentes da região em que estão situadas. As regiões estão subdivididas em 177 distritos (kazakh: аудандар, audandar; Russo: distritos, raiony). Os distritos são ainda subdivididos em distritos rurais no nível mais baixo de administração, que incluem todos os assentamentos e aldeias rurais sem um governo municipal associado.

As cidades de Almaty e Astana têm status de "importância estadual" e não pertencem a nenhuma região. A cidade de Baikonur tem um estatuto especial porque está arrendado até 2050 à Rússia para o Cosmódromo de Baikonur. Em junho de 2018 a cidade de Shymkent tornou-se uma "cidade de significado republicano".

Cada região é chefiada por um äkim (governador regional) nomeado pelo presidente. Distrito äkimi são nomeados por regionais akims. O governo do Cazaquistão transferiu sua capital de Almaty, estabelecida sob a União Soviética, para Astana em 10 de dezembro de 1997.

divisões municipais

Existem municípios em cada nível de divisão administrativa no Cazaquistão. Cidades de importância republicana, regional e distrital são designadas como localidades urbanas habitadas; todos os outros são designados como rurais. No nível mais alto estão as cidades de Almaty e Astana, classificadas como cidades de importância republicana no nível administrativo igual ao de uma região. No nível intermediário estão cidades de importância regional no nível administrativo igual ao de um distrito. As cidades desses dois níveis podem ser divididas em distritos da cidade. No nível mais baixo estão cidades de importância distrital, e mais de dois mil aldeias e assentamentos rurais (aul) no nível administrativo igual ao dos distritos rurais.

centros urbanos

 
 
Maiores cidades ou vilas no Cazaquistão
Rank Nome Região Pop.
Almaty
Almaty
Astana
Astana
1 Almaty Almaty 1,854,656 Shymkent
Shymkent
Karaganda
Karaganda
2 Astana Astana 1,078,384
3 Shymkent Turquemenistão 1,009,086
4 Karaganda Karagandy 497,712
5 Aktobe Aktobe 487,994
6 Taraz jambyl 357,791
7 Pavlodar Pavlodar 333,989
8 Oskemen Cazaquistão Oriental 331,614
9 Semey Cazaquistão Oriental 323,138
10 Atyrau Atyrau 269,720

Relações Estrangeiras

Presidente Nazarbayev com o presidente dos Estados Unidos Barack Obama e o presidente russo Dmitry Medvedev em 2012

O Cazaquistão é membro da Comunidade de Estados Independentes, o Organização de Cooperação Econômica e a Organização de Cooperação de Xangai. As nações do Cazaquistão, Rússia, Bielorrússia, Quirguistão e Tajiquistão estabelecido o Comunidade Econômica da Eurásia em 2000, para reviver os esforços anteriores para harmonizar as tarifas comerciais e criar uma zona de livre comércio sob uma união aduaneira. Em 1º de dezembro de 2007, foi anunciado que o Cazaquistão havia sido escolhido para presidir o Organização para a Segurança e Cooperação na Europa para o ano de 2010. O Cazaquistão foi eleito membro do Conselho dos Direitos Humanos pela primeira vez em 12 de novembro de 2012.

O Cazaquistão também é membro das Nações Unidas, Organização para a Segurança e Cooperação na Europa, Conselho de Parceria Euro-Atlântica, Conselho Turcoe Organização da Cooperação Islâmica (OIC). É um participante ativo no Organização do Tratado do Atlântico Norte Parceria para a paz .

Em 1999, o Cazaquistão solicitou o status de observador no Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa. A resposta oficial da Assembléia foi que, como o Cazaquistão está parcialmente localizado na Europa, poderia se candidatar a membro pleno, mas não receberia nenhum status no conselho até que sua democracia e direitos humanos melhorassem.

Desde a independência em 1991, o Cazaquistão tem perseguido o que é conhecido como a "política externa multivetorial" (kazakh: көпвекторлы сыртқы саясат), buscando igualmente boas relações com seus dois grandes vizinhos, Rússia e China, assim como com os Estados Unidos e o resto do mundo ocidental. A Rússia arrenda aproximadamente 6,000 quilômetros quadrados (2,317 milhas quadradas) de território envolvendo o Cosmódromo de Baikonur local de lançamento espacial no centro-sul do Cazaquistão, onde o primeiro homem foi lançado ao espaço, bem como o ônibus espacial soviético Buran e a conhecida estação espacial Mir.

Em 11 de abril de 2010, os presidentes Nazarbayev e Obama reuniram-se na Cúpula de Segurança Nuclear em Washington, DC, e discutiram o fortalecimento da parceria estratégica entre os Estados Unidos e o Cazaquistão. Eles se comprometeram a intensificar a cooperação bilateral para promover a segurança nuclear e a não proliferação, a estabilidade regional na Ásia Central, a prosperidade econômica e os valores universais.

Em abril de 2011, Obama ligou para Nazarbayev e discutiu muitos esforços cooperativos em relação à segurança nuclear, incluindo a obtenção de material nuclear do reator BN-350. Eles revisaram o progresso no cumprimento das metas que os dois presidentes estabeleceram durante sua reunião bilateral na Cúpula de Segurança Nuclear em 2010. Desde 2014, o governo do Cazaquistão está concorrendo a um assento de membro não permanente no Conselho de Segurança da ONU para 2017-2018. Em 28 de junho de 2016, o Cazaquistão foi eleito membro não permanente para servir no Conselho de Segurança da ONU por um período de dois anos.

O Cazaquistão tem apoiado missões de manutenção da paz da ONU no Haiti, Saara Ocidental e Costa do Marfim. Em março de 2014, o Ministério da Defesa escolheu 20 militares do Cazaquistão como observadores para as missões de paz da ONU. Os militares, de capitão a coronel, tiveram que passar por treinamento especializado da ONU; eles tinham que ser fluentes em inglês e habilidosos no uso de veículos militares especializados.

Em 2014, o Cazaquistão deu ajuda humanitária à Ucrânia durante o conflito com os rebeldes apoiados pela Rússia. Em outubro de 2014, o Cazaquistão doou US$ 30,000 para o esforço humanitário do Comitê Internacional da Cruz Vermelha na Ucrânia. Em janeiro de 2015, para ajudar na crise humanitária, o Cazaquistão enviou US$ 400,000 em ajuda para regiões do sudeste da Ucrânia. O presidente Nazarbayev disse sobre a guerra na Ucrânia: "A guerra fratricida trouxe verdadeira devastação ao leste da Ucrânia e é uma tarefa comum parar a guerra lá, fortalecer a independência da Ucrânia e garantir a integridade territorial da Ucrânia." Especialistas acreditam que não importa como a crise na Ucrânia se desenvolva, as relações do Cazaquistão com a União Europeia permanecerão normais. Acredita-se que a mediação de Nazarbayev seja recebida positivamente tanto pela Rússia quanto pela Ucrânia.

O Ministério das Relações Exteriores do Cazaquistão divulgou um comunicado em 26 de janeiro de 2015: "Estamos firmemente convencidos de que não há alternativa às negociações de paz como forma de resolver a crise no sudeste da Ucrânia." Em 2018, o Cazaquistão assinou a ONU Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares.

Presidente Kassym-Jomart Tokayev com o presidente russo Vladimir Putin em 2019

Em 6 de março de 2020, foi anunciado o Conceito da Política Externa do Cazaquistão para 2020–2030. O documento destaca os seguintes pontos principais:

  • Uma política externa do país aberta, previsível e consistente, de carácter progressista e que mantém a sua perenidade pela continuação do percurso do Primeiro Presidente – o país numa nova fase de desenvolvimento;
  • Proteção dos direitos humanos, desenvolvimento da diplomacia humanitária e proteção ambiental;
  • Promoção dos interesses econômicos do país no cenário internacional, incluindo a implementação da política de Estado para atração de investimentos;
  • Manter a paz e a segurança internacionais;
  • Desenvolvimento da diplomacia regional e multilateral, que envolve principalmente o fortalecimento de laços mutuamente benéficos com os principais parceiros – Rússia, China, Estados Unidos, países da Ásia Central e os países da UE, bem como através de estruturas multilaterais – as Nações Unidas, a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa, Organização de Cooperação de Xangai, Comunidade de Estados Independentes e outros.

Associações do Cazaquistão de organizações internacionais incluem:

Com base nesses princípios, após a invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro de 2022, o Cazaquistão tem buscado cada vez mais uma política externa independente, definida por seus próprios objetivos e ambições de política externa. através do qual o país tenta equilibrar suas relações com "todas as grandes potências e uma aversão igualmente baseada em princípios à dependência excessiva em qualquer campo de qualquer um deles, ao mesmo tempo em que abre o país economicamente a todos que desejam investir nele".

Militar

Um Cazaquistão Sukhoi Su-27

A maior parte do exército do Cazaquistão foi herdada do Forças Armadas Soviéticas' Distrito Militar do Turquestão. Essas unidades se tornaram o núcleo das novas forças armadas do Cazaquistão. Adquiriu todas as unidades do 40º Exército (antigo 32º Exército) e parte do 17º Corpo de Exército, incluindo seis divisões de força terrestre, bases de armazenamento, as 14ª e 35ª brigadas de pouso aéreo, duas brigadas de foguetes, dois regimentos de artilharia e uma grande quantidade de equipamentos que foram retirado dos Urais após a assinatura do acordo Tratado sobre Forças Armadas Convencionais na Europa. Desde o final do século 20, o Exército do Cazaquistão tem se concentrado em expandir o número de suas unidades blindadas. Desde 1990, as unidades blindadas passaram de 500 para 1,613 em 2005.

A força aérea cazaque é composta principalmente por aviões da era soviética, incluindo 41 MiG-29, 44 MiG-31, 37 Su-24s e 60 Su-27s. Uma pequena força naval é mantida no Mar Cáspio.

O Cazaquistão enviou 29 engenheiros militares para Iraque para ajudar o Missão pós-invasão dos EUA no Iraque. Durante a segunda Guerra do Iraque, as tropas do Cazaquistão desmantelaram 4 milhões de minas e outros explosivos, ajudaram a fornecer assistência médica a mais de 5,000 membros da coalizão e civis e purificaram 718 metros cúbicos (25,400 pés cúbicos) de água.

Do Cazaquistão Comitê de Segurança Nacional (UQK) foi criado a 13 de Junho de 1992. Integra o Serviço de Segurança Interna, Contra-Inteligência Militar, Guarda de Fronteiras, várias Unidades de Comando e Inteligência Estrangeira (Barlau). Este último é considerado a parte mais importante do KNB. Seu diretor é Nurtai Abykayev.

Desde 2002, o exercício tático conjunto de manutenção da paz "Steppe Eagle" é realizado pelo governo do Cazaquistão. "Steppe Eagle" se concentra na construção de coalizões e dá às nações participantes a oportunidade de trabalharem juntas. Durante os exercícios do Steppe Eagle, o KAZBAT batalhão de manutenção da paz opera dentro de uma força multinacional sob um comando unificado em operações multidisciplinares de manutenção da paz, com a OTAN e os militares dos EUA.

Em dezembro de 2013, o Cazaquistão anunciou que enviará oficiais para apoiar as forças de manutenção da paz das Nações Unidas no Haiti, Saara Ocidental, Costa do Marfim e Libéria.

Direitos humanos

A Economist Intelligence Unit consistentemente classificou o Cazaquistão como um "regime autoritário" em sua Índice de democracia, classificando-o em 128º entre 167 países em 2020.

O Cazaquistão ficou em 122º lugar entre 180 países em Repórteres Sem Fronteiras' Índice de liberdade de imprensa para 2022; anteriormente, ocupava a 155ª posição em 2021.

A situação dos direitos humanos no Cazaquistão foi descrita como ruim por observadores independentes. Em seu relatório de 2015 sobre direitos humanos no país, Human Rights Watch disse que "o Cazaquistão restringe fortemente a liberdade de reunião, expressão e religião." Também descreveu o governo como autoritário. Em 2014, as autoridades fecharam jornais, prenderam ou multaram dezenas de pessoas após protestos pacíficos, mas não sancionados, e multaram ou detiveram fiéis por praticarem religião fora do controle do Estado. Críticos do governo, incluindo o líder da oposição Vladimir Kozlov, permaneceu detido após julgamentos injustos. Em meados de 2014, o Cazaquistão adotou novos códigos criminais, executivos criminais, processuais criminais e administrativos e uma nova lei sobre sindicatos, que contém artigos que restringem as liberdades fundamentais e são incompatíveis com os padrões internacionais. A tortura continua comum em locais de detenção." No entanto, o Cazaquistão alcançou um progresso significativo na redução da população carcerária. O relatório de 2016 da Human Rights Watch comentou que o Cazaquistão "tomou algumas medidas significativas para lidar com o agravamento do histórico de direitos humanos em 2015, mantendo o foco no desenvolvimento econômico sobre a reforma política". Alguns críticos do governo foram preso por supostamente espalhar informação falsa sobre as Pandemia de COVID-19 no Cazaquistão. Várias reformas policiais, como a criação de um serviço policial local e policiamento de tolerância zero, destinadas a aproximar a polícia das comunidades locais, não melhoraram a cooperação entre a polícia e os cidadãos comuns.

De acordo com um relatório do governo dos EUA divulgado em 2014, no Cazaquistão:

A lei não exige que a polícia informe aos detidos que eles têm a direito a um advogado, e a polícia não o fez. Observadores de direitos humanos alegaram que os agentes da lei dissuadiram os detidos de consultar um advogado, reuniram provas por meio de interrogatório preliminar antes da chegada do advogado do detido e, em alguns casos, usaram advogados de defesa corruptos para reunir provas.

A lei não prevê adequadamente uma judiciário independente. O poder executivo limitou fortemente a independência judicial. Os promotores gozavam de um papel quase judicial e tinham autoridade para suspender decisões judiciais. A corrupção era evidente em todas as fases do processo judicial. Embora os juízes estivessem entre os funcionários do governo mais bem pagos, advogados e monitores de direitos humanos alegaram que juízes, promotores e outros funcionários solicitaram subornos em troca de decisões favoráveis ​​na maioria dos casos criminais.

A classificação global do Cazaquistão no Projeto de Justiça Mundialo Índice do Estado de Direito de 2015 foi 65 em 102; o país pontuou bem em "Ordem e Segurança" (classificação global 32/102), e mal em "Restrições aos Poderes Governamentais" (classificação global 93/102), "Governo Aberto" (85/102) e "Direitos Fundamentais" ( 84/102, com uma tendência descendente que marca a deterioração das condições).

A Iniciativa do Estado de Direito da ABA da American Bar Association tem programas para treinar profissionais do setor de justiça no Cazaquistão.

A Suprema Corte do Cazaquistão tomou medidas para modernizar e aumentar a transparência e a supervisão do sistema jurídico do país. Com financiamento da Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional, a Iniciativa do Estado de Direito da ABA iniciou um novo programa em abril de 2012 para fortalecer a independência e a responsabilidade do judiciário do Cazaquistão.

Em um esforço para aumentar a transparência na justiça criminal e no sistema judicial e melhorar os direitos humanos, o Cazaquistão pretendia digitalizar todos os registros investigativos, judiciais e judiciais até 2018. Muitos casos criminais são encerrados antes do julgamento com base na reconciliação entre o réu e a vítima porque simplificam o trabalho dos policiais, liberam o réu da punição e dão pouca atenção aos direitos da vítima.

A homossexualidade é legal no Cazaquistão desde 1997, embora ainda seja socialmente inaceitável na maioria das áreas. Discriminação contra pessoas LGBT no Cazaquistão é generalizada.

Economia

centro da cidade Astana
Desenvolvimento do PIB per capita, desde 1973
Uma representação proporcional das exportações do Cazaquistão, 2019

A economia do Cazaquistão, apoiada pelo aumento da produção e dos preços do petróleo, cresceu em média 8% ao ano até 2013, antes de sofrer uma desaceleração em 2014 e 2015. O Cazaquistão foi a primeira ex-república soviética a pagar toda a sua dívida ao Fundo Monetário Internacional, 7 anos antes do previsto.

O Cazaquistão tem um PIB de US$ 179.332 bilhões e uma taxa de crescimento anual de 4.5%. Per capita, o PIB do Cazaquistão é de $ 9,686.

O aumento do papel do Cazaquistão no comércio global e o posicionamento central no nova Rota da Seda deu ao país o potencial de abrir seus mercados para bilhões de pessoas. O Cazaquistão ingressou na Organização Mundial do Comércio em 2015.

Impulsionado pelo mundo alto petróleo bruto preços, os números do crescimento do PIB ficaram entre 8.9% e 13.5% de 2000 a 2007, antes de cair para 1 a 3% em 2008 e 2009, e depois subir novamente a partir de 2010. Outras exportações importantes do Cazaquistão incluem trigo, têxteis e gado. O Cazaquistão é um dos principais exportadores de urânio.

A economia do Cazaquistão cresceu 4.6% em 2014. O país experimentou uma desaceleração do crescimento econômico a partir de 2014, provocada pela queda dos preços do petróleo e pelos efeitos da crise ucraniana. O país desvalorizou sua moeda em 19% em fevereiro de 2014. Outra desvalorização de 22% ocorreu em agosto de 2015.

O governo do Cazaquistão continuou a seguir uma política fiscal conservadora, controlando os gastos orçamentários e acumulando economias nas receitas do petróleo em seu Fundo Petrolífero – Samruk-Kazyna. A crise financeira global forçou o Cazaquistão a aumentar seus empréstimos públicos para apoiar a economia. A dívida pública aumentou para 13.4% em 2013, de 8.7% em 2008. Entre 2012 e 2013, o governo alcançou um superávit fiscal geral de 4.5%.

Desde 2002, o Cazaquistão tem procurado administrar fortes entradas de moeda estrangeira sem provocar inflação. A inflação não tem estado sob estrito controle, porém, registrando 6.6% em 2002, 6.8% em 2003 e 6.4% em 2004.

Em março 2002, o U.S. Department of Commerce concedeu ao Cazaquistão economia de mercado estado sob lei comercial dos EUA. Essa mudança de status reconheceu reformas substanciais da economia de mercado nas áreas de conversibilidade da moeda, determinação da taxa salarial, abertura ao investimento estrangeiro e controle do governo sobre os meios de produção e alocação de recursos.

O Cazaquistão resistiu à crise financeira global[carece de fontes?] combinando relaxamento fiscal com estabilização monetária. Em 2009, o governo introduziu medidas de apoio em grande escala, como a recapitalização dos bancos e o apoio aos setores imobiliário e agrícola, bem como às pequenas e médias empresas (PME). O valor total dos programas de estímulo chegou a US$ 21 bilhões, ou 20% do PIB do país, com US$ 4 bilhões destinados à estabilização do setor financeiro. Durante a crise econômica global, a economia do Cazaquistão contraiu 1.2% em 2009, enquanto a taxa de crescimento anual subseqüentemente aumentou para 7.5% e 5% em 2011 e 2012, respectivamente.

Aktau é o único porto marítimo do Cazaquistão no Mar Cáspio.

Em setembro de 2002, o Cazaquistão se tornou o primeiro país da CEI a receber um grau de investimento avaliação de crédito de um grande internacional agência de classificação de crédito. No final de dezembro de 2003, a dívida externa bruta do Cazaquistão era de cerca de US$ 22.9 bilhões. A dívida governamental total era de US$ 4.2 bilhões, 14% do PIB. Houve uma redução na relação dívida/PIB. A proporção da dívida governamental total em relação ao PIB foi de 21.7% em 2000, 17.5% em 2001 e 15.4% em 2002. Em 2019, subiu para 19.2%.

O crescimento econômico, combinado com o imposto e reformas do setor financeiro, melhorou drasticamente as finanças do governo desde 1999 Deficit orçamentário nível de 3.5% do PIB para um déficit de 1.2% do PIB em 2003. As receitas do governo cresceram de 19.8% do PIB em 1999 para 22.6% do PIB em 2001, mas diminuíram para 16.2% do PIB em 2003. Em 2000, o Cazaquistão adotou um novo Código de Imposto em um esforço para consolidar esses ganhos.

Em 29 de novembro de 2003, a Lei de Alterações ao Código Tributário que reduziu taxas de imposto foi adotado. O imposto sobre o Valor Acrescentado caiu de 16% para 15%, o imposto social, devido por todos os empregadores, de 21% para 20%, e o pessoal imposto de Renda, de 30 por cento para 20 por cento. Em 7 de julho de 2006, o imposto de renda pessoal foi reduzido ainda mais para uma taxa fixa de 5% para renda pessoal na forma de dividendos e 10% para outras rendas pessoais. O Cazaquistão promoveu suas reformas adotando um novo código de terras em 20 de junho de 2003 e um novo código alfandegário em 5 de abril de 2003.

Um mapa das importações do Cazaquistão, 2013

A energia tem sido o principal setor econômico. Produção de petróleo bruto e condensado a gás natural do bacias de petróleo e gás do Cazaquistão totalizaram 79.2 milhões de toneladas (77.9 milhões toneladas longas; 87.3 milhões toneladas curtas) em 2012, de 51.2 milhões de toneladas (50.4 milhões de toneladas longas; 56.4 milhões de toneladas curtas) em 2003. O Cazaquistão elevou as exportações de condensado de petróleo e gás para 44.3 milhões de toneladas em 2003, 13% a mais do que em 2002. A produção de gás no Cazaquistão em 2003, totalizaram 13.9 bilhões de metros cúbicos (490 bilhão pés cúbicos), um aumento de 22.7% em relação a 2002, incluindo a produção de gás natural de 7.3 bilhões de metros cúbicos (260 bilhões de pés cúbicos). O Cazaquistão detém cerca de 4 bilhões de toneladas (3.9 bilhões de toneladas longas; 4.4 bilhões de toneladas curtas) de reservas comprovadas de petróleo recuperáveis ​​e 2,000 quilômetros cúbicos (480 milhas cúbicas) de gás. O Cazaquistão é a 19ª maior nação produtora de petróleo do mundo. As exportações de petróleo do Cazaquistão em 2003 foram avaliadas em mais de US$ 7 bilhões, representando 65% das exportações totais e 24% do PIB. Principais campos de petróleo e gás e recuperáveis reservas de petróleo e guarante que os mesmos estão Tengiz com 7 bilhões de barris (1.1 bilhão de metros cúbicos); Karachaganak com 8 bilhões de barris (1.3 bilhão de metros cúbicos) e 1,350 quilômetros cúbicos (320 milhas cúbicas) de gás natural; e Kashagan com 7 a 9 bilhões de barris (1.4 bilhão de metros cúbicos).

KazMunayGás (KMG), empresa nacional de petróleo e gás, foi criada em 2002 para representar os interesses do estado na indústria de petróleo e gás. O Campo de Tengiz foi desenvolvido em conjunto em 1993 como um programa de 40 anos Tengizchevroil aventurar-se entre Chevron Texaco (50 por cento), EUA ExxonMobil (25 por cento), KazMunayGás (20 por cento), e LukArco (5 por cento). A Karachaganak campo de gás natural e condensado de gás está sendo desenvolvido pela BG, Agip, Chevron Texaco e Lukoil. tb Chinês empresas petrolíferas estão envolvidas na indústria petrolífera do Cazaquistão.

O Cazaquistão instituiu um programa de reforma previdenciária em 1998. Em janeiro de 2012, os ativos previdenciários eram de cerca de US$ 17 bilhões (KZT 2.5 trilhões). Existem 11 fundos de pensão de poupança no país. O Fundo de Pensões de Acumulação do Estado, o único fundo estatal, foi privatizado em 2006. A agência reguladora financeira unificada do país supervisiona e regula os fundos de pensão. A crescente demanda dos fundos de pensão por canais de investimento desencadeou o desenvolvimento do endividamento valores mobiliários mercado. O capital dos fundos de pensão está sendo investido quase exclusivamente em empresas e governos títulos, incluindo o governo do Cazaquistão Eurobonds. O governo do Cazaquistão estudava um projeto para criar um fundo de pensão nacional unificado e transferir para ele todas as contas dos fundos de pensão privados.

A Banco Nacional do Cazaquistão introduziu o seguro de depósito em uma campanha para fortalecer o setor bancário. Vários grandes bancos estrangeiros tinham filiais no Cazaquistão, incluindo RBS, Citibanke HSBC. Kookmin e UniCredit ambos entraram no mercado de serviços financeiros do Cazaquistão por meio de aquisições e estaca-prédio.[carece de fontes?]

De acordo com o Fórum Econômico Mundial de 2010-11 no Relatório de Competitividade Global, o Cazaquistão foi classificado em 72º lugar no mundo em competitividade econômica. Um ano depois, o Relatório de Competitividade Global classificou o Cazaquistão em 50º lugar na maioria dos mercados competitivos.

Em 2012, o Cazaquistão atraiu US$ 14 bilhões de Investimento estrangeiro direto influxos para o país a uma taxa de crescimento de 7 por cento. Em 2018, US$ 24 bilhões em IED foram direcionados ao Cazaquistão, um aumento significativo desde 2012.

O Cazaquistão tem o maior comprovado reservas de petróleo na região do Mar Cáspio.[carece de fontes?]

O Cazaquistão subiu para o 41º lugar no Índice de Liberdade Econômica de 2018, publicado pela O Wall Street Journal e The Heritage Foundation.

A economia do Cazaquistão cresceu a uma média de 8% ao ano na última década devido às exportações de hidrocarbonetos. Apesar da persistente incerteza da economia global, a economia do Cazaquistão tem se mantido estável. O crescimento do PIB em janeiro-setembro de 2013 foi de 5.7 por cento, de acordo com cálculos preliminares do Ministério da Economia e Planejamento Orçamentário.

De janeiro a setembro de 2014, o PIB do Cazaquistão cresceu 4%. De acordo com os resultados do primeiro semestre, o superávit em transações correntes é de US$ 6.6 bilhões, valor duas vezes superior ao do primeiro semestre de 2013. Segundo o presidente do Banco Nacional do Cazaquistão, Kairat Kelimbetov, o aumento foi causado por um superávit comercial de 17.4%, ou cerca de US$ 22.6 bilhões. A taxa de inflação global para 2014 está prevista em 7.4 por cento.

A China é um dos principais parceiros econômicos e comerciais do Cazaquistão. Em 2013, a China lançou o Cinto e Iniciativa Estrada (BRI) em que o Cazaquistão funciona como um centro de trânsito.

Comércio exterior

O faturamento do comércio exterior do Cazaquistão em 2018 foi de US$ 93.5 bilhões, 19.7% a mais em relação a 2017. As exportações em 2018 atingiram US$ 67 bilhões (aumento de 25.7% em comparação com 2017) e as importações foram de US$ 32.5 bilhões (aumento de 9.9% em comparação a 2017). As exportações representaram 40.1% do produto interno bruto (PIB) do Cazaquistão em 2018. O Cazaquistão exporta 800 produtos para 120 países.

Agricultura

campos de grãos perto Kokshetau

Agricultura responde por aproximadamente 5 por cento do PIB do Cazaquistão. Grãos, batatas, uvas, legumes, melões e gado são as commodities agrícolas mais importantes. As terras agrícolas ocupam mais de 846,000 quilômetros quadrados (327,000 milhas quadradas). A área agrícola disponível consiste em 205,000 km2 (79,000 milhas quadradas) de terra arável e 611,000 km2 (236,000 milhas quadradas) de pasto e terra de feno. Mais de 80 por cento da área total do país é classificada como terras agrícolas, incluindo quase 70 por cento ocupadas por pastagens. A sua terra arável tem a segunda maior disponibilidade por habitante (1.5 hectares).

Os principais produtos pecuários são produtos lácteos, couro, carne e . As principais culturas do país incluem trigo, cevada, algodão e arroz. As exportações de trigo, uma importante fonte de moeda forte, estão entre as principais commodities no comércio de exportação do Cazaquistão. Em 2003, o Cazaquistão colheu 17.6 milhões de toneladas de grãos brutos, 2.8% a mais em relação a 2002. A agricultura do Cazaquistão ainda tem muitos problemas ambientais devido à má administração durante seus anos na União Soviética. Alguns vinho cazaque é produzido nas montanhas a leste de Almaty.

Acredita-se que o Cazaquistão seja um dos lugares de origem da maçã, particularmente o selvagem antepassado of Malus domestica, malus sieversii. Não tem nome comum em inglês, mas é conhecido em seu Cazaquistão natal como Alma. A região onde se pensa que se origina é chamada Almaty: "rico com maçã". Esta árvore ainda é encontrada selvagem nas montanhas da Ásia Central, no sul do Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão e Xinjiang na China.

Infraestrutura

Mapa da rede ferroviária do Cazaquistão
Trem 22 Kyzylorda – Semipalatinsk, rebocado por uma locomotiva a diesel Cazaquistão Temir Zholy 2TE10U. Foto tirada perto de Aynabulak, Cazaquistão.

As ferrovias fornecem 68% de todo o tráfego de carga e passageiros para mais de 57% do país. Há 15,333 km (9,527 milhas) no serviço de transporte comum, excluindo linhas industriais.15,333 km (9,527 milhas) de 1,520 mm (4 pés 11+27/32 in) bitola, 4,000 km (2,500 mi) eletrificada, em 2012. A maioria das cidades é conectada por ferrovia; trens de alta velocidade vão de Almaty (a cidade mais ao sul) para Petropavl (a cidade mais ao norte) em cerca de 18 horas.

Cazaquistão Temir Zholy (KTZ) é a companhia ferroviária nacional. A KTZ coopera com a fabricante francesa de locomotivas Alstom no desenvolvimento da infraestrutura ferroviária do Cazaquistão. A Alstom tem mais de 600 funcionários e duas joint ventures com a KTZ e sua subsidiária no Cazaquistão. Em julho de 2017, a Alstom abriu seu primeiro centro de reparo de locomotivas no Cazaquistão. É o único centro de reparação na Ásia Central e no Cáucaso.

Como o sistema ferroviário do Cazaquistão foi projetado durante a era soviética, as rotas ferroviárias refletiam os objetivos do planejamento soviético. Isso tem causado anomalias como a rota de Oral para Aktobe agora passa brevemente pelo território russo.[carece de fontes?]

Estação Ferroviária Astana Nurly Zhol, a estação ferroviária mais moderna do Cazaquistão, foi inaugurada em Astana em 31 de maio de 2017. A inauguração da estação coincidiu com o início da Expo 2017 exposição internacional. De acordo com a Kazakhstan Railways (KTZ), os 120,000m2 a estação deveria ser usada por 54 trens e teria capacidade para atender 35,000 passageiros por dia.

Há um pequeno 8.56 km (5.32 mi) Metro sistema em Almaty. A segunda e a terceira linhas de metrô foram planejadas para o futuro. A segunda linha cruzaria com a primeira linha em Alatau e Zhibek Zholy estações. Em maio de 2011, teve início a construção da segunda fase da linha 1 do Metrô de Almaty. O empreiteiro geral é Almatymetrokurylys. Mais[quando?] mais de 300 m (980 pés) de túneis no projeto de extensão foram escavados. A extensão inclui cinco novas estações e conectará o centro da cidade de Almaty com Kalkaman nos suburbios. Seu comprimento será de 8.62 km (5.36 milhas). A construção está dividida em 3 fases. A primeira fase (a atual[quando?] fase) será a adição de duas estações: Sairan e Moscou, um comprimento de 2.7 km (1.7 mi). Para mais detalhes, consulte: Metrô Almaty.Havia um sistema de bonde de 10 linhas que funcionou de 1937 a 2015.

A Metrô Astana sistema está em construção, mas foi abandonado em um ponto em 2013. Em maio de 2015, foi assinado um acordo para a retomada do projeto. Há uma rede de bondes de 86 km (53 milhas), que começou a operar em 1965 com, a partir de 2012, 20 rotas regulares e três especiais.

O porto seco Khorgos Gateway é um dos principais portos secos do Cazaquistão para lidar com trens transeurasianos, que viajam mais de 9,000 km (5,600 milhas) entre a China e a Europa. O porto seco Khorgos Gateway é cercado pelo Khorgos Eastern Gate SEZ, que iniciou oficialmente suas operações em dezembro de 2016.

Em 2009 o Comissão Europeia colocou na lista negra todas as transportadoras aéreas cazaques com uma única exceção de Air Astana. Posteriormente, o Cazaquistão tomou medidas para modernizar e renovar sua supervisão de segurança aérea. Em 2016, as autoridades europeias de segurança aérea removeram todas as companhias aéreas cazaques da lista negra, dizendo que havia "provas suficientes de conformidade" com os padrões internacionais da Kazakh Airlines e do Comitê de Aviação Civil.

Turismo

Lago Burabay, vista do Monte Bolectau
Shymbulak estância de esqui em Almaty

Cazaquistão é o nono maior país por área e o maior país sem litoral do mundo. Em 2014, o turismo representava 0.3% do PIB do Cazaquistão, mas o governo tinha planos de aumentá-lo para 3% até 2020. De acordo com Fórum Econômico Mundial's Relatório de Competitividade de Viagens e Turismo Em 2017, o PIB da indústria de viagens e turismo no Cazaquistão foi de US$ 3.08 bilhões ou apenas 1.6% do PIB total. O WEF classificou o Cazaquistão em 80º lugar em seu relatório de 2019.

Em 2017, o Cazaquistão ficou em 43º lugar no número de chegadas de turistas. Em 2014, The Guardian descreveu o turismo no Cazaquistão como "extremamente subdesenvolvido", apesar das montanhas, lagos e paisagens desérticas do país. Os fatores que dificultam o aumento do turismo incluem preços altos, "infraestrutura precária", "serviço ruim" e as dificuldades de viajar em um grande país subdesenvolvido. Mesmo para os cazaques, ir de férias para o exterior pode custar apenas metade do preço de férias no Cazaquistão.

O governo do Cazaquistão, há muito caracterizado como autoritário com um histórico de abusos dos direitos humanos e repressão da oposição política, em 2015 emitiu um "Plano de Desenvolvimento da Indústria do Turismo 2020." O objetivo era estabelecer cinco clusters de turismo no Cazaquistão: Astana cidade, Almaty cidade, Cazaquistão Oriental, Sul do Cazaquistãoe Cazaquistão Ocidental Oblasts. Também buscou investimentos de US$ 4 bilhões e a criação de 300,000 novos empregos na indústria do turismo até 2020.

O Cazaquistão ofereceu um regime permanente de isenção de visto por até 90 dias para cidadãos de Armênia, Azerbaijão, BielorrússiaGeórgia, Moldávia, Quirguistão, MongóliaRússia e Ucrânia, e por até 30 dias para cidadãos de Argentina, Brasil, Equador, Sérvia, Coreia do Sul, Tajiquistão, Peru, UAE e Uzbequistão. Também estabeleceu um regime de isenção de visto para cidadãos de 54 países, incluindo o União Européia e Estados membros da OCDE, NOS, Japão, México, Australia e Nova Zelândia.

Economia verde

Astana Expo 2017 Pavilhão "Nur Alem"

O Cazaquistão lançou o Plano de Economia Verde em 2013. Ele comprometeu o Cazaquistão a atender 50% de suas necessidades de energia a partir de fontes alternativas e renováveis ​​até 2050. A economia verde foi projetada para aumentar o PIB em 3% e criar cerca de 500,000 empregos. O governo estabelece preços para a energia produzida a partir de fontes renováveis. O preço de 1 quilowatt-hora para energia produzida por usinas eólicas foi fixado em 22.68 tenge (US$ 0.12), para 1 quilowatt-hora produzido por pequenas centrais hidrelétricas 16.71 tenges (US$ 0.09) e de usinas de biogás 32.23 tenges (US$ 0.18). .

Investimento estrangeiro direto

O Cazaquistão atraiu US$ 330 bilhões em investimento estrangeiro direto (IED) de mais de 120 países desde sua independência. Em 2015, o Departamento de Estado dos EUA disse que o Cazaquistão era amplamente considerado como tendo o melhor clima de investimento na região. Em 2014, o presidente Nazarbayev assinou concessões fiscais para promover o investimento estrangeiro direto, que incluíam uma isenção de 10 anos do imposto sobre as sociedades, uma isenção de oito anos do imposto predial e um congelamento de 10 anos na maioria dos outros impostos. Outros incentivos incluem um reembolso de investimentos de capital de até 30% quando a instalação de produção estiver em operação.

Em 2014, o Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento (EBRD) e o Cazaquistão criaram a parceria para Reenergizar o Processo de Reforma no Cazaquistão para trabalhar com instituições financeiras internacionais para canalizar US$ 2.7 bilhões fornecidos pelo governo do Cazaquistão para setores importantes da economia do Cazaquistão.

Em maio de 2014, o Cazaquistão atraiu US$ 190 bilhões em investimentos estrangeiros brutos desde sua independência em 1991 e liderou os países da CEI em termos de IED per capita atraído. Um dos fatores que atraem investimentos estrangeiros diretos é a estabilidade política do país.

A Revisão da Política de Investimento de 2017 da OCDE observou que "grandes avanços" foram feitos para abrir oportunidades para investidores estrangeiros e melhorar a política para atrair IDE.

Bancário

O setor bancário do Cazaquistão passou por um ciclo de altos e baixos no início do século XXI. Após vários anos de rápida expansão em meados dos anos 21, o setor bancário entrou em colapso em 2000. Vários grandes grupos bancários, incluindo BTA Bank JSC e Alliance Bank, entraram em default logo em seguida. A indústria encolheu e foi reestruturada, com os empréstimos em todo o sistema caindo de 59% do PIB em 2007 para 39% em 2011. Embora os sistemas bancários da Rússia e do Cazaquistão compartilhem algumas características comuns, há diferenças importantes: os bancos no Cazaquistão passaram por um longo período de estabilidade política e crescimento econômico, o que ajudou a empurrar o sistema bancário do Cazaquistão para um nível mais alto de desenvolvimento. A tecnologia bancária e as qualificações do pessoal foram mais fortes no Cazaquistão. Do lado negativo, a estabilidade passada no Cazaquistão surgiu da concentração de praticamente todo o poder político nas mãos de um único indivíduo – o fator chave em qualquer avaliação do sistema ou risco do país.

Mercado de títulos

Em outubro de 2014, o Cazaquistão introduziu seus primeiros títulos em dólares no exterior em 14 anos. O Cazaquistão emitiu $ 2.5 bilhões em títulos de 10 e 30 anos em 5 de outubro de 2014, naquela que foi a primeira venda externa denominada em dólares do país desde 2000. O Cazaquistão vendeu US$ 1.5 bilhão em títulos em dólares de 10 anos para render 1.5 pontos percentuais acima dos midswaps e US$ 1 bilhão em dívidas de 30 anos a dois pontos percentuais acima dos midswaps. O país atraiu propostas de US$ 11 bilhões.

Mercado de imóveis

Em 2016, a área habitacional total no Cazaquistão era de 342.6 milhões de metros quadrados (3,688 milhões de pés quadrados), uma média de 21.4 m2 (230 pés quadrados) por pessoa. A área habitacional por pessoa aumentou 20% no período de 2005 a 2016, mas permaneceu abaixo do padrão recomendado pela ONU de 30 metros quadrados (320 pés quadrados) por pessoa.

Política econômica "Nurly Jol"

Em 11 de novembro de 2014, o Presidente do Cazaquistão Nursultan Nazarbayev fez um discurso inesperado sobre o estado da nação em Astana em uma sessão estendida do Conselho Político do partido Nur Otan, apresentando um "Nurly Jol" (Caminho Brilhante), uma nova política econômica que implica investimento maciço do estado em infraestrutura ao longo os próximos anos. A política "Nurly Zhol" é aceita como medida preventiva necessária para ajudar a conduzir a economia rumo ao crescimento sustentável no contexto dos modernos desafios econômicos e geopolíticos globais, como a redução de 25% no preço do petróleo, sanções recíprocas entre o Ocidente e Rússia sobre a Ucrânia, etc. A política abrange todos os aspectos do crescimento econômico, incluindo finanças, indústria e bem-estar social, mas enfatiza especialmente os investimentos no desenvolvimento de infraestrutura e obras de construção. Dadas as recentes reduções nas receitas da exportação de matérias-primas, os fundos serão usados ​​do Fundo Nacional do Cazaquistão.

Competitividade econômica

No relatório Doing Business de 2020 do Banco Mundial, o Cazaquistão ficou em 25º lugar globalmente e como o melhor país do mundo para proteger os direitos dos investidores minoritários. O Cazaquistão alcançou sua meta de entrar entre os 50 países mais competitivos em 2013 e manteve sua posição no Fórum Econômico Mundial de 2014–2015 Relatório de Competitividade Global publicado no início de setembro de 2014. O Cazaquistão está à frente de outros estados da CEI em quase todos os pilares de competitividade do relatório, incluindo instituições, infraestrutura, ambiente macroeconômico, ensino superior e treinamento, eficiência do mercado de bens, desenvolvimento do mercado de trabalho, desenvolvimento do mercado financeiro, prontidão tecnológica, tamanho do mercado, sofisticação e inovação empresarial, ficando atrás apenas na categoria de saúde e educação básica. O Índice de Competitividade Global dá uma pontuação de 1 a 7 em cada um desses pilares, e o Cazaquistão obteve uma pontuação geral de 4.4.

Corrupção

Em 2005, a Banco Mundial listou o Cazaquistão como um foco de corrupção, em pé de igualdade com Angola, Bolívia, Quênia, Líbia e Paquistão. Em 2012, o Cazaquistão teve uma classificação baixa em um índice dos países menos corruptos e a Fórum Econômico Mundial listou a corrupção como o maior problema em fazer negócios no país. Um relatório da OCDE de 2017 sobre o Cazaquistão indicou que o Cazaquistão reformou as leis em relação ao serviço público, judiciário, instrumentos para prevenir a corrupção, acesso a informação, e processar a corrupção. O Cazaquistão implementou reformas anticorrupção que foram reconhecidas por organizações como a Transparência Internacional.

Em 2011, a Suíça confiscou US$ 48 milhões em ativos do Cazaquistão de contas bancárias suíças, como resultado de uma investigação de suborno nos Estados Unidos. As autoridades americanas acreditavam que os fundos representavam subornos pagos por autoridades americanas a funcionários do Cazaquistão em troca de petróleo ou direitos de prospecção no Cazaquistão. O processo acabou envolvendo US$ 84 milhões nos Estados Unidos e outros US$ 60 milhões na Suíça.

A Departamento Federal de Investigação e a Agência Anticorrupção do Cazaquistão assinaram um Tratado de Assistência Jurídica Mútua em fevereiro de 2015.

Transparência Internacional'S 2022 Índice de Percepção de Corrupção, que classificou 180 países em uma escala de 0 ("altamente corrupto") a 100 ("muito limpo"), deu ao Cazaquistão uma pontuação de 36. Quando classificado por pontuação, o Cazaquistão ficou em 101º lugar entre os 180 países do Índice, onde o O país classificado em primeiro lugar é percebido como tendo o setor público mais honesto. Para efeito de comparação, a melhor pontuação foi 90 (classificação 1), a pior pontuação foi 12 (classificação 180) e a pontuação média foi 43.

Ciência e Tecnologia

Tendências nos gastos com pesquisa na Ásia Central, como porcentagem do PIB, 2001–2013. Fonte: UNESCO Science Report: 2030 (2015), Figura 14.3.

A pesquisa continua amplamente concentrada na maior cidade e antiga capital do Cazaquistão, Almaty, lar de 52% do pessoal de pesquisa. A pesquisa pública é amplamente confinada aos institutos, com as universidades fazendo apenas uma contribuição simbólica. Os institutos de pesquisa recebem financiamento de conselhos nacionais de pesquisa sob a égide do Ministério da Educação e Ciência. Sua produção, no entanto, tende a ser desconectada das necessidades do mercado. No setor empresarial, poucas empresas industriais conduzem pesquisas por conta própria.

Grupo de físicos do Cazaquistão em colaboração com pesquisadores uzbeques que trabalham no acelerador de íons DC-60

Uma das metas mais ambiciosas do Programa Estadual de Aceleração do Desenvolvimento Industrial e Inovativo adotado em 2010 é elevar o nível de gastos do país em pesquisa e desenvolvimento para 1% do PIB até 2015. Em 2013, essa proporção era de 0.18% do PIB . Será difícil atingir a meta enquanto o crescimento econômico permanecer forte.[precisa de atualização] Desde 2005, a economia cresceu mais rápido (6 por cento em 2013) do que o gasto interno bruto em pesquisa e desenvolvimento, que progrediu apenas de PPP$ 598 milhões para PPP$ 714 milhões entre 2005 e 2013.

Os gastos com inovação mais que dobraram no Cazaquistão entre 2010 e 2011, representando KZT 235 bilhões (sobre US$ 1.6 bilhão), ou cerca de 1.1% do PIB. Cerca de 11 por cento do total foi gasto em pesquisa e desenvolvimento. Isso se compara a cerca de 40 a 70% dos gastos com inovação nos países desenvolvidos. Este aumento deveu-se a um forte aumento no design de produtos e à introdução de novos serviços e métodos de produção durante este período, em detrimento da aquisição de máquinas e equipamentos, que tradicionalmente compunham a maior parte dos gastos com inovação do Cazaquistão. Os custos de treinamento representaram apenas 2% dos gastos com inovação, uma parcela muito menor do que nos países desenvolvidos. O Cazaquistão ficou em 79º lugar no Índice de Inovação Global em 2021.

Em dezembro de 2012, o presidente Nursultan Nazarbayev Anunciou o Estratégia do Cazaquistão 2050 com o slogan "Negócios Fortes, Estado Forte". Essa estratégia pragmática propõe amplas reformas socioeconômicas e políticas para colocar o Cazaquistão entre as 30 maiores economias até 2050. Neste documento, o Cazaquistão concede a si mesmo 15 anos para evoluir para uma economia do conhecimento. Novos setores serão criados a cada plano quinquenal. A primeira delas, abrangendo os anos de 2010 a 2014, teve como foco o desenvolvimento da capacidade industrial na fabricação de automóveis, engenharia aeronáutica e produção de locomotivas, vagões ferroviários de passageiros e de carga. No segundo plano quinquenal até 2019, o objetivo é desenvolver mercados de exportação para esses produtos. Para permitir que o Cazaquistão entre no mercado mundial de exploração geológica, o país pretende aumentar a eficiência de setores extrativos tradicionais, como petróleo e gás. Pretende também desenvolver metais de terras raras, dada a sua importância para a eletrónica, tecnologia laser, comunicações e equipamentos médicos. O segundo plano quinquenal coincide com o desenvolvimento do Negócios 2020 roteiro para as pequenas e médias empresas (PME), que prevê a atribuição de subvenções às PME das regiões e ao microcrédito. O governo e a Câmara Nacional de Empresários também planejam desenvolver um mecanismo eficaz para ajudar as startups.

Cosmódromo de Baikonur é a maior e mais antiga empresa operacional do mundo espaçoporto.

Durante os planos quinquenais subseqüentes até 2050, novas indústrias serão estabelecidas em áreas como móveis, multimídia, nanotecnologia e tecnologias espaciais, robótica, engenharia genética e energia alternativa. As empresas de processamento de alimentos serão desenvolvidas com o objetivo de transformar o país em um grande exportador regional de carne bovina, laticínios e outros produtos agrícolas. Variedades de culturas de baixo retorno e intensivas em água serão substituídas por produtos vegetais, oleaginosos e forrageiros. Como parte da mudança para uma "economia verde" até 2030, 15% da área cultivada será cultivada com tecnologias que economizam água. Clusters agrários experimentais e inovadores serão estabelecidos e resistentes à seca Culturas geneticamente modificadas desenvolvido.

A Estratégia do Cazaquistão 2050 fixa uma meta de dedicar 3% do PIB à pesquisa e desenvolvimento até 2050 para permitir o desenvolvimento de novos setores de alta tecnologia.

O programa Cazaquistão Digital foi lançado em 2018 para impulsionar o crescimento econômico do país por meio da implementação de tecnologias digitais. Os esforços de digitalização do Cazaquistão geraram 800 bilhões de tenges (US$ 1.97 bilhão) em dois anos. O programa ajudou a criar 120,000 mil empregos e atraiu 32.8 bilhões de dólares (US$ 80.7 milhões) em investimentos para o país.

Cerca de 82% de todos os serviços públicos foram automatizados como parte do programa Digital Kazakhstan.

Demografia

Patchwork etnolinguístico da Ásia Central, 1992

A US Census Bureau O banco de dados internacional lista a população do Cazaquistão como 18.9 milhões (maio de 2019), enquanto fontes das Nações Unidas, como a revisão de 2022 das Perspectivas da População Mundial dão uma estimativa de 19,196,465. Estimativas oficiais colocam a população do Cazaquistão em 18.711 milhões em maio de 2020. Em 2013, a população do Cazaquistão aumentou para 17,280,000, com uma taxa de crescimento de 1.7% em relação ao ano passado, de acordo com a Agência de Estatísticas do Cazaquistão.

A estimativa da população de 2009 é 6.8% maior do que a população relatada no último censo de janeiro de 1999. O declínio da população que começou depois de 1989 foi interrompido e possivelmente revertido. Homens e mulheres representam 48.3 e 51.7 por cento da população, respectivamente.

Grupos étnicos

A partir de 2021, etnia cazaques são 70.4 por cento da população e etnia Russos são 15.5 por cento. Outros grupos incluem Tártaros (1.1 por cento), ucranianos (2.0 por cento), Uzbeques (3.2 por cento), Alemães (1.2 por cento), Uigures (1.5 por cento), Azerbaijanis, Dungans, Turcos, Coreanos, Polese Lituanos. Algumas minorias como ucranianos, Coreanos, Alemães do Volga (0.9 por cento), Chechenos, turcos mesquetianos, e adversários políticos russos do regime, foram deportado para o Cazaquistão nas décadas de 1930 e 1940 por Josef Stalin. Alguns dos maiores soviéticos campos de trabalho (Gulag) existia no país.

cazaques em um lago jasybay de praia, Região de Pavlodar

A significativa imigração russa também estava ligada à Campanha das Terras Virgens e Programa espacial soviético durante o Khrushchev era. Em 1989, os russos étnicos eram 37.8% da população e os cazaques detinham a maioria em apenas 7 das 20 regiões do país. Antes de 1991, havia cerca de 1 milhão Alemães no Cazaquistão, principalmente descendentes de Alemães do Volga deportado para o Cazaquistão durante a Segunda Guerra Mundial. Depois de dissolução da União Soviética, a maioria deles emigrou para a Alemanha. A maioria dos membros do menor grego pontiano minoria emigrou para a Grécia. No final da década de 1930, milhares de Coreanos na União Soviética foram deportado para a Ásia Central. Essas pessoas agora são conhecidas como Koryo-saram.

A década de 1990 foi marcada pela emigração de muitos dos Russos, ucranianos e Alemães do Volga, processo iniciado na década de 1970. Isso fez dos cazaques indígenas o maior grupo étnico. Fatores adicionais no aumento da população do Cazaquistão são taxas de natalidade mais altas e imigração de cazaques étnicos da China, Mongóliae na Rússia.

População do Cazaquistão de acordo com o grupo étnico 1926–2021
Étnico
grupo
censo 19261 censo 19392 censo 19593 censo 19704 censo 19895 censo 19996 censo 20097 censo 20218
Sessão % Sessão % Sessão % Sessão % Sessão % Sessão % Sessão % Sessão %
cazaques 3,627,612 58.5 2,327,625 37.8 2,794,966 30.0 4,161,164 32.4 6,534,616 39.7 8,011,452 53.5 10,096,763 63.1 13,497,891 70.4
Russos 1,275,055 20.6 2,458,687 40.0 3,974,229 42.7 5,499,826 42.8 6,227,549 37.8 4,480,675 29.9 3,793,764 23.7 2,981,946 15.5
Uzbeques 129,407 2.1 120,655 2.0 136,570 1.5 207,514 1.6 332,017 2.0 370,765 2.5 456,997 2.8 614,047 3.2
ucranianos 860,201 13.9 658,319 10.7 762,131 8.2 930,158 7.2 896,240 5.4 547,065 3.7 333,031 2.1 387,327 2.0
Alemães 51,094 0.8 92,571 1.5 659,751 7.1 839,649 6.5 957,518 5.8 353,462 2.4 178,409 1.1 226,092 1.2
1 Fonte: 2 Fonte: 3 Fonte: 4 Fonte: 5 Fonte: 6 Fonte: 7 Fonte: 8Fonte:

Idiomas

O Cazaquistão é oficialmente um país bilíngue. kazakh (parte da família Kipchak de Línguas turcas) é falado nativamente por 64.4 por cento da população e tem o status de "língua do estado". O russo é falado pela maioria dos cazaques, tem status igual ao cazaque como "língua oficial" e é usado rotineiramente em negócios, governo e comunicação interétnica.

O governo anunciou em janeiro de 2015 que o Alfabeto latino Irá substituir cirílico como o sistema de escrita para a língua cazaque até 2025. Outras línguas minoritárias faladas no Cazaquistão incluem Uzbek, Ucraniano, Uigur, Quirguistãoe Tatar. O inglês, assim como o turco, ganharam popularidade entre os jovens desde o colapso da União Soviética. A educação em todo o Cazaquistão é conduzida em cazaque, russo ou ambos. No discurso de renúncia de Nazarbayev em 2019, ele projetou que o povo do Cazaquistão no futuro falará três idiomas (cazaque, russo e inglês).

Religião

Religião no Cazaquistão, 2021
islão
69.3%
Cristianismo
17.2%
Sem resposta
11.01%
Ateísmo
2.25%
Outras religiões
0.2%
Mesquita do Sultão Khazret é a maior mesquita do Cazaquistão.

De acordo com o censo de 2021, 69.3% da população é Muçulmano17.2% são cristão, 0.2% seguem outras religiões (na maioria das vezes Budista e Judaico), 11.01% optaram por não responder e 2.25% identificam como ateu.

O Cazaquistão é um Estado secular cuja constituição garante as liberdades religiosas. O artigo 39 da constituição afirma: "Os direitos e liberdades humanos não devem ser restringidos de forma alguma." O Artigo 14 proíbe a "discriminação com base religiosa" e o Artigo 19 garante que todos têm o "direito de determinar e indicar ou não a sua filiação étnica, partidária e religiosa". O Conselho Constitucional afirmou esses direitos em uma declaração de 2009, que declarou que um projeto de lei que limitava os direitos de certos indivíduos de praticar sua religião foi declarado inconstitucional.

islão é a maior religião no Cazaquistão, seguida por Cristianismo Ortodoxo Oriental. Após décadas de repressão religiosa pela União Soviética, a chegada da independência testemunhou um aumento na expressão da identidade étnica, em parte através da religião. A prática livre de crenças religiosas e o estabelecimento da plena liberdade de religião levou a um aumento da atividade religiosa. Centenas de mesquitas, igrejas e outras estruturas religiosas foram construídas em poucos anos, com o número de associações religiosas subindo de 670 em 1990 para 4,170 hoje.

Alguns números mostram que muçulmanos não-denominacionais formam a maioria, enquanto outros indicam que a maioria dos muçulmanos no país são Sunitas seguindo o Hanafi escola. Estes incluem etnia cazaques, que constituem cerca de 70% da população, bem como grupos étnicos Uzbeques, Uigurese Tártaros. Menos de 1% faz parte dos sunitas Shafi`i escola (principalmente Chechenos). Existem também alguns Ahmadi Muçulmanos Há um total de 2,300 mesquitas, todos eles são afiliados à "Associação Espiritual dos Muçulmanos do Cazaquistão", chefiada por um supremo mufti. Mesquitas não afiliadas são fechadas à força. Eid al-Adha é reconhecido como feriado nacional. Um quarto da população é ortodoxa russa, incluindo russos étnicos, ucranianos e bielorrussos. Outros grupos cristãos incluem Católicos romanos, Católicos gregose Protestantes. Há um total de 258 igrejas ortodoxas, 93 igrejas católicas (9 Católica Grega), e mais de 500 igrejas protestantes e casas de oração. O Natal Ortodoxo Russo é reconhecido como um feriado nacional no Cazaquistão. Outros grupos religiosos incluem o judaísmo, o Fé Bahá'í, Hinduismo, Budismoe a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

De acordo com os dados do Censo de 2009, há muito poucos cristãos fora dos grupos étnicos eslavos e germânicos.

Educação

Universidade Nacional de Artes do Cazaquistão

A educação é universal e obrigatória até o nível secundário e a taxa de alfabetização de adultos é 99.5%. Em média, essas estatísticas são iguais para mulheres e homens no Cazaquistão.

A educação consiste em três fases principais: educação primária (formulários 1–4), educação geral básica (formulários 5–9) e educação de nível sênior (formulários 10–11 ou 12) dividida em educação geral continuada e educação profissional. A educação profissional geralmente dura três ou quatro anos. (A educação primária é precedida por um ano de educação pré-escolar.) Estes níveis podem ser seguidos numa instituição ou em outras diferentes (por exemplo, escola primária, depois escola secundária). Recentemente, várias escolas secundárias, escolas especializadas, magnet schools, ginásios, liceus e foram fundados ginásios linguísticos e técnicos. A educação profissional secundária é oferecida em escolas profissionais ou técnicas especiais, liceus ou faculdades e escolas vocacionais.

Atualmente, existem universidades, academias e institutos, conservatórios, escolas superiores e faculdades superiores. Existem três níveis principais: ensino superior básico que fornece os fundamentos do campo de estudo escolhido e leva à atribuição do Diploma de bacharel; ensino superior especializado após o qual os alunos obtêm o Diploma de Especialista; e o ensino superior científico-pedagógico conducente ao grau de mestre. A pós-graduação leva ao Kandidat Nauk ("Candidato em Ciências") e o Doutor em Ciências (PhD). Com a aprovação das Leis da Educação e do Ensino Superior, foi criado um setor privado e várias instituições privadas foram licenciadas.

Mais de 2,500 estudantes no Cazaquistão solicitaram empréstimos estudantis totalizando cerca de US$ 9 milhões. O maior número de empréstimos estudantis vem de Almaty, Astana e Kyzylorda.

Os programas de treinamento e desenvolvimento de habilidades no Cazaquistão também são apoiados por organizações internacionais. Por exemplo, em 30 de março de 2015, o Grupo de Diretores Executivos do Banco Mundial aprovou um empréstimo de US$ 100 milhões para o projeto Skills and Job no Cazaquistão. O projeto visa dar formação a desempregados, trabalhadores por conta própria improdutivos e trabalhadores com necessidade de formação.

Cultura

Um artista do Cazaquistão demonstra a longa herança equestre como parte do concerto de gala durante as cerimônias de abertura do Batalhão de Manutenção da Paz da Ásia Central.

Antes da colonização russa, os cazaques tinham uma cultura altamente desenvolvida baseada em sua economia pastoril nômade. islão foi introduzida na região com a chegada dos Árabes no século VIII. Inicialmente, tomou conta das partes do sul da Turquestão e se espalhar para o norte. A Samanidas ajudou a religião a criar raízes através do trabalho missionário zeloso. O Horda Dourada propagou ainda mais o Islã entre as tribos da região durante o século XIV.

Kanysh Satpayev, um dos fundadores da era soviética metalogenia, advogado principal e primeiro presidente da Academia de Ciências do Cazaquistão

O Cazaquistão é o lar de um grande número de proeminentes colaboradores da literatura, ciência e filosofia: Abay Qunanbayuli, Mukhtar Auezov, Gabit Musirepov, Kanysh Satpayev, Mukhtar Shakhanov, Saken Seyfullin, Jambyl Jabayev, Entre muitos outros.

O turismo é uma indústria em rápido crescimento no Cazaquistão e está se juntando à rede internacional de turismo. Em 2010, o Cazaquistão aderiu à The Region Initiative (TRI), que é um guarda-chuva trirregional de organizações relacionadas ao turismo. O TRI está funcionando como um elo entre três regiões: Sul da Ásia, Ásia Central e Europa Oriental. Armênia, Bangladesh, Geórgia, Cazaquistão, Quirguistão, Índia, Nepal, Paquistão, Rússia, Sri Lanka, Tadjiquistão, Turquia e Ucrânia são agora parceiros, e o Cazaquistão está ligado a outros países do Sul da Ásia, Europa Oriental e Ásia Central no turismo mercado.

Literatura

A literatura cazaque é definida como "o corpo da literatura, tanto oral e escrita, produzida no idioma cazaque pelo povo cazaque da Ásia Central". A literatura cazaque se expande a partir do atual território do Cazaquistão, incluindo também a era do República Socialista Soviética do Cazaque, território cazaque reconhecido sob o Império Russo e a Khanate do Cazaque. Há alguma sobreposição com vários temas complementares, incluindo a literatura das tribos turcas que habitaram o Cazaquistão ao longo de sua história e a literatura escrita por cazaques étnicos.

1965 Soviética selo em homenagem ao ensaísta e poeta cazaque Abai Qunanbaiuly

De acordo com fontes escritas chinesas dos séculos 6 a 8 dC, as tribos turcas do Cazaquistão tinham uma tradição de poesia oral. Estes vieram de períodos anteriores e foram transmitidos principalmente por bardos: contadores de histórias profissionais e artistas musicais. Traços desta tradição são mostrados em script orkhon esculturas em pedra datadas dos séculos 5 a 7 dC que descrevem o governo de Kultegin e Bilge, dois primeiros governantes turcos ("kagans").[carece de fontes?] Entre os cazaques, o bardo era principalmente, embora não exclusivamente, uma profissão masculina. Desde pelo menos o século XVII, os bardos cazaques podiam ser divididos em duas categorias principais: os zhıraws (zhiraus, žyraus), que transmitiam as obras de outros, geralmente não criando e adicionando seu próprio trabalho original; e a aqyns (akyns), que improvisaram ou criaram seus próprios poemas, histórias ou canções. Houve vários tipos de obras, como didático condições, elegíaco tolgawse épico zhırs. Embora as origens de tais contos sejam muitas vezes desconhecidas, a maioria deles foi associada a bardos do passado recente ou mais distante, que supostamente os criaram ou os transmitiram, na época em que a maior parte da poesia e prosa do Cazaquistão foi escrita pela primeira vez no segundo semestre. do século XIX. Existem claras diferenças estilísticas entre obras criadas pela primeira vez no século XIX e obras que datam de períodos anteriores, mas não documentadas antes do século XIX, como aquelas atribuídas a bardos dos séculos XVI e XVII como Er Shoban e Dosmombet Zhıraw (também conhecido como Dospambet Žyrau; ele parecia ter sido alfabetizado e supostamente visitou Constantinopla), e até mesmo para bardos do século XV como Shalkiz e Asan Qayghı.

Outros bardos notáveis ​​incluem Kaztugan Žyrau, Žiembet Žyrau, Axtamberdy Žyrau e Buxar Žyrau Kalkamanuly, que foi conselheiro de Ablai Khan, e cujas obras foram preservadas por Mäšhür Žüsip Köpeev. Er Targhin e Alpamis são dois dos exemplos mais famosos da literatura cazaque registrados no século XIX. A Livro de Dedé Korkut e Oguz Name (uma história de um antigo rei turco Oghuz Khan) são as lendas heróicas turcas mais conhecidas. Inicialmente criados por volta do século IX dC, eles foram transmitidos por gerações de forma oral. Os contos lendários foram registrados por autores turcos nos séculos 9 a 14 dC

O papel preeminente no desenvolvimento da literatura cazaque moderna pertence a Abai Qunanbaiuly (kazakh: Абай Құнанбайұлы, às vezes russificado para Abay Kunanbayev, Абай Кунанбаев) (1845–1904), cujos escritos fizeram muito para preservar a cultura popular cazaque. A principal obra de Abai é O Livro das Palavras (kazakh: қара сөздері, Qara sözderi), um tratado filosófico e uma coleção de poemas onde ele critica as políticas coloniais russas e encoraja outros cazaques a abraçar a educação e a alfabetização. As revistas literárias Ay Qap (publicado entre 1911 e 1915 em escrita árabe) e Cazaque (publicado entre 1913 e 1918) desempenhou um papel importante no desenvolvimento da vida intelectual e política entre os cazaques do início do século XX.

Música

Nowruz no selo do Cazaquistão

O estado moderno do Cazaquistão é o lar da Orquestra de Instrumentos Populares Kurmangazy do Estado do Cazaquistão, da Orquestra Filarmônica do Estado do Cazaquistão, da Ópera Nacional do Cazaquistão e da Orquestra de Câmara do Estado do Cazaquistão. A orquestra de instrumentos folclóricos recebeu o nome de Kurmangazy Sagyrbayuly, um famoso compositor e tocador de dombra do século XIX. O Colégio de Formação Musical-Dramática, fundado em 19, foi o primeiro instituto de ensino superior de música. Dois anos depois, a Orquestra de Instrumentos Musicais Folclóricos do Cazaquistão foi formada. A Fundação Asyl Mura está arquivando e publicando gravações históricas de grandes amostras de música cazaque tradicional e clássica. O principal conservatório está em Almaty, o Qurmanghazy Conservatoire. Concorre com o conservatório nacional de Astana, capital do Cazaquistão.

Ao se referir à música tradicional cazaque, o folclore autêntico deve ser separado do "folclorismo". Este último denota música executada por artistas com formação acadêmica que visam preservar a música tradicional para as gerações vindouras. Tanto quanto pode ser reconstruído, a música do Cazaquistão do período antes de uma forte influência russa consiste em música instrumental e música vocal. Música instrumental, com as peças ("Küy") sendo executadas por solistas. O texto é frequentemente visto em segundo plano (ou "programa") para a música, já que muitos títulos Küy se referem a histórias. Música vocal, seja como parte de uma cerimônia como um casamento (realizado principalmente por mulheres) ou como parte de uma festa. Aqui podemos dividir em subgêneros: o canto épico, contendo não apenas fatos históricos, mas também a genealogia da tribo, canções de amor e versos didáticos; e como forma especial a composição de dois ou mais cantores em público (Aitys), de caráter dialogal e geralmente com franqueza inesperada no conteúdo.

A-Studio foi criado em 1982 em Almaty, então chamado Alma-Ata, daí chamado "Alma-Ata Studio".

A influência russa na vida musical no Cazaquistão pode ser vista em duas esferas: primeiro, a introdução de instituições musicais acadêmicas, como casas de concerto com palcos de ópera e conservatórios, onde a música européia era executada e ensinada, e segundo, tentando incorporar música tradicional do Cazaquistão nessas estruturas acadêmicas. Controlado primeiro pelo Império Russo e, em seguida, o União Soviética, as tradições folclóricas e clássicas do Cazaquistão se conectaram com música étnica russa e música da Europa Ocidental. Antes do século 20, a música folclórica do Cazaquistão era coletada e estudada por etnográfico equipes de pesquisa incluindo compositores, críticos musicais e musicólogos. Na primeira parte do século 19, a música cazaque foi transcrita em linear notação. Alguns compositores dessa época definiram canções folclóricas cazaques no estilo russo música clássica europeia.

Os próprios cazaques, no entanto, não escreveram sua própria música em notação até 1931. Mais tarde, como parte da União Soviética, a cultura folclórica cazaque foi incentivada de maneira higienizada, projetada para evitar agitação política e social. O resultado foi um derivado brando da verdadeira música folclórica do Cazaquistão. Em 1920, Aleksandr Zatayevich, um oficial russo, criou grandes obras de música artística com melodias e outros elementos da música folclórica cazaque. Começando em 1928 e acelerando na década de 1930, ele também adaptou instrumentos tradicionais do Cazaquistão para uso em conjuntos de estilo russo, como aumentando o número de trastes e cordas. Logo, esses estilos de execução orquestral moderna se tornaram a única maneira de os músicos tocarem oficialmente; O povo cazaque foi transformado em empreendimentos patrióticos, profissionais e socialistas.

A situação atual pode ser descrita como o esforço de redescobrir a música tradicional tal como era praticada antes da forte influência dos estilos musicais europeus. Músicos contemporâneos que tocam música folclórica tradicional são profissionais treinados (Rauchan Orazbaeva, Ramazan Stamgazi).

Outro aspecto muito desafiante advém da geração de jovens compositores, músicos de rock e jazz, que procuram incorporar a sua herança tradicional na música que aprenderam com as culturas ocidentais, formando assim uma nova fase de "clássicos étnicos contemporâneos", respectivamente rock étnico ou música jazz que soa distintamente cazaque. Destaque para o setor clássico: Aqtoty Raimkulova, Conjunto Turan; para jazz: "Magic of Nomads"; para rock: Roksonaki, Urker, Ulitau, Alda span.

Belas-Artes

No Cazaquistão, as artes plásticas, no sentido clássico, têm suas origens na segunda metade do século XIX e início do século XX. Foi amplamente influenciado por artistas russos, como Vasily Vereshchagin e Nikolai Khludov, que viajaram intensamente pela Ásia Central. Khludov teve uma influência particular no desenvolvimento da escola de pintura local, tornando-se professor de muitos artistas locais. O mais famoso deles é Abilkhan Kasteyev, após o qual o Museu Estatal de Arte do Cazaquistão foi renomeado em 19.

A escola cazaque de belas artes foi totalmente formada na década de 1940 e floresceu na década de 1950. Pintores, artistas gráficos e escultores locais, treinados sob o sistema soviético unificado de educação artística, começaram a trabalhar ativamente, muitas vezes usando motivos nacionais em sua arte. Os pintores O. Tansykbaev, J. Shardenov, K. Telzhanov e S. Aitbaev, os artistas gráficos E. Sidorkina e A. Duzelkhanov e os escultores H. Nauryzbaeva e E. Sergebaeva são hoje contados entre as figuras-chave da arte do Cazaquistão.

Cozinha

Na culinária nacional, carnes de gado, como carne de cavalo e carne pode ser cozinhado de várias formas e é normalmente servido com uma grande variedade de produtos de pão tradicionais. Os refrescos incluem chá preto, geralmente servido com leite e frutas secas (como damascos secos) e nozes. Nas províncias do sul, as pessoas geralmente preferem chá verde. Bebidas tradicionais derivadas do leite, como ayran, shubat e kymyz. Um jantar tradicional cazaque envolve uma infinidade de aperitivos na mesa, seguidos de uma sopa e um ou dois pratos principais, como Arroz a grega e beşbarmaq. Eles também bebem sua bebida nacional, que consiste em leite de égua fermentado.

Desporto

O Cazaquistão tem um desempenho consistente em competições olímpicas. É especialmente bem-sucedido em boxe. Isso chamou a atenção para a nação da Ásia Central e aumentou a conscientização mundial sobre seus atletas. Dmitry Karpov e Olga Rypakova estão entre os atletas mais notáveis ​​do Cazaquistão. Dmitry Karpov é um distinto decatleta, conquistando o bronze nas duas 2004 Jogos Olímpicos de Verão, e as 2003 e Campeonato Mundial de Atletismo de 2007. Olga Rypakova é um atleta, especializado em salto triplo (feminino), levando prata no Campeonato Mundial de Atletismo de 2011 e Ouro no 2012 Jogos Olímpicos de Verão.

Astana-Arena inaugurado em 2009.

cidade do Cazaquistão de Almaty apresentou lances duas vezes para o Jogos Olímpicos de Inverno: Em 2014 e novamente para o Jogos Olímpicos de Inverno 2022. Astana e Almaty hospedou o Jogos Asiáticos de Inverno de 2011.

Esportes populares no Cazaquistão incluem futebol, basquete, hóquei no gelo, bandy e boxe.

Futebol é o esporte mais popular no Cazaquistão. O Federação de Futebol do Cazaquistão é o órgão regulador nacional do esporte. A FFK organiza o modelo masculino, das mulherese futsal equipes nacionais.

O jogador de basquete mais famoso do Cazaquistão foi Alzhan Zharmukhamedov, quem jogou por CSKA Moscou e a time nacional de basquete da União Soviética nas décadas de 1960 e 1970. Ao longo de sua carreira, ele ganhou vários títulos e medalhas em algumas das mais prestigiadas competições de basquete do mundo, incluindo o Olimpíadas de verão, copa do mundo de basquete, EuroBasket (Campeonato Europeu de Basquetebol), e o EuroLiga. Em 1971 ele ganhou o título Mestre em Esportes da URSS, Classe Internacional e um ano depois recebeu o prêmio Ordem do Distintivo de Honra. Seleção nacional de basquete do Cazaquistão foi criada em 1992, após a dissolução da União Soviética. Desde a sua fundação, tem sido competitivo a nível continental. Sua maior realização foi na Jogos Asiáticos 2002, onde derrotou o Filipinas em sua última partida para conquistar a medalha de bronze. no oficial Campeonato Asiático de Basquetebol, agora chamada Fiba Asia Cup, a melhor colocação dos cazaques foi o 4º lugar em 2007.

A Seleção Bandy do Cazaquistão está entre os melhores do mundo, e já conquistou várias vezes a medalha de bronze no Campeonato Mundial de Bandy, Incluindo o 2012 edição quando o Cazaquistão sediou o torneio em casa. Na série Torneio 2011, eles foram uma prorrogação na semifinal de chegar à final pela primeira vez. Em 2012, eles estiveram ainda mais próximos quando levaram para a disputa de pênaltis. A equipe venceu o primeiro torneio bandy nos Jogos Asiáticos de Inverno. Durante o tempo soviético, o Dínamo Alma-Ata conquistou o campeonatos nacionais da União Soviética em 1977 e 1990 e o Taça da Europa em 1978. Bandy é desenvolvido em dez das dezessete divisões administrativas do país (oito das quatorze regiões e duas das três cidades que estão situadas dentro, mas não fazem parte das regiões). Akzhaiyk da Oral, no entanto, é o único clube profissional.

A Seleção Cazaque de Hóquei no Gelo ter competido em hóquei no gelo em 1998 e Jogos Olímpicos de Inverno 2006, bem como no Campeonato Mundial de Hóquei no Gelo Masculino de 2006. O Campeonato de Hóquei do Cazaquistão é realizada desde 1992. Barys Astana é o principal time profissional de hóquei no gelo do Cazaquistão e jogou na liga nacional do Cazaquistão até a temporada 2008-09, quando foi transferido para jogar na Liga de Hóquei Kontinental. Enquanto isso, o Kazzinc-Torpedo e jogar no Liga Suprema de Hóquei desde 1996 e o Saryarka Karagandy desde 2012. Os principais jogadores de hóquei no gelo do Cazaquistão incluem Nik Antropov, Ivan Kulshov e Evgeni Nabokov.

boxeadores cazaques são geralmente bem conhecidos no mundo. Nos últimos três Jogos Olímpicos, seu desempenho foi avaliado como um dos melhores e eles tiveram mais medalhas do que qualquer país do mundo, exceto Cuba e Rússia (nos três jogos). Em 1996 e 2004, três boxeadores do Cazaquistão (Vassiliy Jirov em 1996, Bakhtiyar Artayev em 2004 e Serik Sapiyev em 2012) foram reconhecidos como os melhores boxeadores por suas técnicas com o Troféu Val Barker, concedido ao melhor boxeador do torneio. Em boxe, o Cazaquistão teve um bom desempenho na 2000 Jogos Olímpicos de Verão em Sidney. Dois boxeadores, Bekzat Sattarkhanov e Yermakhan Ibraimov, ganhou medalhas de ouro. Outros dois boxeadores, Bulat Zhumadilov e Mukhtarkhan Dildabekov, ganhou medalhas de prata. Oleg Maskaev, nasceu em Zhambyl, representando a Rússia, foi o WBC Campeão Peso Pesado após nocaute Hasim Rahman em 12 de agosto de 2006. O atual WBA, WBC, IBF e IBO campeão dos médios é boxeador cazaque Gennady Golovkin. Natasha Ragosina, representando a Rússia, mas de Karaganda realizou sete versões do título super-médios feminino e dois títulos dos pesos pesados ​​​​durante sua carreira no boxe. Ela detém o recorde como a campeã dos super-médios do WBA com o reinado mais longo e a campeã dos super-médios do WBC com o reinado mais longo.

Filme

A indústria cinematográfica do Cazaquistão é controlada pela estatal Filme cazaque estúdios baseados em Almaty. O estúdio produziu filmes premiados como Myn Bala, Aulas de harmoniae shal. O Cazaquistão é o anfitrião do Festival Internacional de Cinema de Ação de Astana e a Festival Internacional de Cinema da Eurásia realizado anualmente. diretor hollywoodiano Timur Bekmambetov é do Cazaquistão e tornou-se ativo na ponte entre Hollywood e a indústria cinematográfica do Cazaquistão.[carece de fontes?]

O jornalista do Cazaquistão Artur Platonov ganhou o prêmio de Melhor Roteiro por seu documentário "Sold Souls" sobre a contribuição do Cazaquistão para a luta contra o terrorismo no Cannes Corporate Media and TV Awards de 2013.

de Serik Aprymov Irmão mais novo (Bauyr) ganhou no Central and Eastern Europe Film Festival ir para o leste do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha.

Mídia & Notícias

Timur Bekmambetov, um notável diretor cazaque

O Cazaquistão está classificado em 161º lugar entre 180 países no Índice Mundial de Liberdade de Imprensa, compilado por Repórteres Sem Fronteiras. A meados de março de 2002 ordem judicial, tendo o governo como demandante, disse que Respublika deveriam parar de imprimir por três meses. A ordem foi contornada pela impressão sob outros títulos, como Not That Respublika. No início de 2014, um tribunal também emitiu uma ordem de cessação de publicação para o jornal de pequena circulação Assandi-Times, dizendo que fazia parte do grupo Respublika. A Human Rights Watch disse: "este caso absurdo mostra até que ponto as autoridades cazaques estão dispostas a ir para intimidar a mídia crítica ao silêncio."

Com o apoio do Bureau para Democracia, Direitos Humanos e Trabalho (DRL) do Departamento de Estado dos EUA, a Iniciativa do Estado de Direito da American Bar Association abriu um centro de apoio à mídia em Almaty para fortalecer a liberdade de expressão e os direitos jornalísticos no Cazaquistão.

Patrimônio Mundial da UNESCO

O Cazaquistão tem três sítios culturais e dois naturais no UNESCO Lista do Património Mundial. Os locais culturais são:

Os sítios naturais são:

Feriados públicos

Veja também

Notas explicativas

  1. ^ "Kazakhstani" refere-se a todos os cidadãos do Cazaquistão, independentemente da etnia. Em contraste, "Kazakh" refere-se apenas a etnia cazaques.
  2. ^ dd.mm.aaaa em russo.
  3. ^
    • kazakh: Cazaquistão, romanizado: Qazaqstan, pronunciado 
    • Russo: Cazaquistão, romanizadoCazaquistão
  4. ^
    • kazakh: Қазақстан Республикасы, romanizado: República do Cazaquistão
    • Russo: República do Cazaquistão, romanizadoRespublika Cazaquistão
  5. ^ Cerca de 4% do território do Cazaquistão, a oeste do Rio Ural, encontra-se em Europa Oriental.

Referência

  1. ^ a b c d "2021 жылғы Қазақстан Республикасы халқының ұлттық санағының қорытындылары" [Resultados do Censo Populacional de 2021 da República do Cazaquistão] (em cazaque). Agência de Planejamento Estratégico e Reformas do Bureau Nacional de Estatísticas da República do Cazaquistão. Recuperado Setembro 19 2022.
  2. ^ a b c Viktorova, Polina (30 de novembro de 2022). "Como o número de crentes mudou no Cazaquistão". CABAR.asia. O Instituto de Relatórios de Guerra e Paz. Recuperado 11 de Março 2023.
  3. ^ Schneider, Johann F.; Larsen, Knud S.; Krumov, Krum; Vazow, Grigorii (2013). Avanços em Psicologia Internacional: Abordagens de Pesquisa e Disposições Pessoais, Processos de Socialização e Comportamento Organizacional. Kassel University Press GmbH. pág. 164. ISBN 978-3-86219-454-4. Arquivados do original em 27 de fevereiro de 2018.
  4. ^ "Cazaquistão". The World Factbook (2023 ed.). Agência de Inteligência Central. Recuperado Setembro 24 2022.
  5. ^ a b c d "World Economic Outlook Database, outubro de 2022". IMF.org. Fundo Monetário Internacional. Recuperado 2 de Janeiro 2023.
  6. ^ "Índice de Gini (estimativa do Banco Mundial)". data.worldbank.org. Banco Mundial. Arquivados do original em 18 de maio de 2020. Recuperado 25 dezembro 2022.
  7. ^ "Relatório de Desenvolvimento Humano 2021/2022" (PDF). Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. 8 setembro 2022. Recuperado 25 dezembro 2022.
  8. ^ PORTER, Malcolm; Lye, Keith (2008). Ásia. Cherry Tree Books. pág. 14. ISBN 978-1-84234-461-3. Arquivados do original em 12 de janeiro de 2022. Recuperado 11 outubro 2021.
  9. ^ World Factbook. Washington DC: Agência de Inteligência Central. 29 setembro 2021. Arquivados do original em 9 de janeiro de 2021. Recuperado 23 de Janeiro 2021. Cazaquistão: Geografia
  10. ^ Galiev, Anuar (1998). "Instituições tradicionais no Cazaquistão Moderno". Src-h.slav.hokudai.ac.jp. Arquivados do original em 4 de setembro de 2019. Recuperado 4 dezembro 2011.
  11. ^ a b c Zarakhovich, Yuri (27 de setembro de 2006). "Cazaquistão vem forte". Horário. Arquivados do original em 7 de dezembro de 2015. Recuperado 13 dezembro 2015.
  12. ^ "Constituição do Cazaquistão/Qazaquistão". Parlamento do Cazaquistão. Arquivados do original em 2 de dezembro de 2016. Recuperado 27 dezembro 2016.
  13. ^ a b "Índice de Democracia 2010: Democracia em retirada" (PDF). Unidade de Inteligência Economista. 6 de dezembro de 2010. Arquivados (PDF) do original em 13 de dezembro de 2017. Recuperado 26 de Janeiro 2017.
  14. ^ a b Índice de democracia 2022
  15. ^ a b "Cazaquistão: Relatório Nacional de Nações em Trânsito 2020". Freedom House. Arquivados do original em 2 de junho de 2021. Recuperado Maio 30 2021.
  16. ^ "Cazaque". Dicionário de Inglês Oxford (edição online). Oxford University Press. (Assinatura ou adesão à instituição participante obrigatório.)
  17. ^ a b "Cossaco (n.)". O Dicionário Etimológico Online. Arquivados do original em 2 de outubro de 2015.
  18. ^ Kenzheakhmet Nurlan (2013). O Qazaq Khanate como documentado nas fontes da dinastia Ming. p. 133
  19. ^ Barthold, VV (1962). Quatro estudos sobre a história da Ásia Central. Vol. &thinsp, 3. Traduzido por V. & T. Minorsky. Leiden: Editores Brill. p. 129
  20. ^ Surucu, Cengiz (2002). "Modernidade, Nacionalismo, Resistência: Política de Identidade no Cazaquistão Pós-Soviético". Pesquisa da Ásia Central. 21 (4): 385-402. dois:10.1080/0263493032000053208. S2CID 145155985.
  21. ^ Ikawa-Smith, Fumiko (1 de janeiro de 1978). Paleolítico Inferior no Sul e Leste da Ásia. Walter de Gruyter. pág. 91. ISBN 978-3-11-081003-5. Arquivados do original em 17 de abril de 2021. Recuperado Novembro 14 2020.
  22. ^ Jeong, Choongwon; Balanovsky, Oleg; Lukianova, Elena; Kahbatkyzy, Nurzhibek; Flegontov, Pavel; Zaporozhchenko, Valery; Immel, Alexandre; Wang, Chuan-Chao; Ixan, Olzhas; Khussainova, Elmira; Bekmanov, Bakhytzhan (junho de 2019). "A história genética da mistura através da Eurásia interior". Ecologia e Evolução da Natureza. 3 (6): 966-976. dois:10.1038/s41559-019-0878-2. ISSN 2397-334X. PMC 6542712. PMID 31036896.
  23. ^ Ismagulov, O; e outros (2010). "Antropologia física do povo cazaque e sua gênese". Ciência da Ásia Central.
  24. ^ Gibbons, Ann (10 de junho de 2015). "Pastores nômades deixaram uma forte marca genética em europeus e asiáticos". Ciência. AAAS.
  25. ^ De acordo com Allentoft et al. (2015) e Haak et al. (2015),
  26. ^ Beckwith 2009, p. 49: "Arqueólogos geralmente concordam que a cultura Andronovo da região da Estepe Central no segundo milênio aC deve ser equiparada aos indo-iranianos."
  27. ^ Beckwith 2009, p. 68 "Os estudiosos modernos usaram principalmente o nome Saka para se referir aos iranianos da estepe oriental e da bacia de Tarim"
  28. ^ Dandamayev 1994, p. 37 "Na erudição moderna, o nome 'Sakas' é reservado para as antigas tribos do norte e leste da Ásia Central e do Turquestão Oriental para distingui-los dos relacionados Massagetae da região de Aral e dos citas das estepes pônticas. Essas tribos falavam línguas iranianas e sua principal ocupação era o pastoreio nômade".
  29. ^ Narasimhan, Vagheesh M. (2019). "A formação de populações humanas no sul e na Ásia Central". Ciência. Associação Americana para o Avanço da Ciência. 365 (6457): eaat7487. bioRxiv 10.1101/292581. dois:10.1126/science.aat7487. PMC 6822619. PMID 31488661.
  30. ^ DAMGAARD, Peter de Barros; Marchi, Nina; Rasmussen, Simon; Peyrot, Michael; RENAUD, Gabriel; Korneliussen, Thorfinn; Moreno-Mayar, J. Víctor; Pedersen, Mikkel Winther; Goldberg, Amy; Usmanova, Emma; Baimukhanov, Nurbol (maio de 2018). "137 genomas humanos antigos de todas as estepes da Eurásia". Natureza. 557 (7705): 369-374. Bibcode:2018Natur.557..369D. dois:10.1038/s41586-018-0094-2. hdl:1887/3202709. ISSN 1476-4687. PMID 29743675. S2CID 13670282. A ampla distribuição das línguas turcas do noroeste da China, Mongólia e Sibéria no leste até a Turquia e Bulgária no oeste implica migrações em larga escala para fora da terra natal na Mongólia. A citação é das pp. 4–5.
  31. ^ "Cazaquistão a c. AD 1700". Enciclopédia Britânica. Arquivados do original em 11 de agosto de 2015. Recuperado 1 junho 2010.
  32. ^ "Country Briefings: Cazaquistão". The Economist. Arquivados do original em 8 de dezembro de 2015. Recuperado 1 junho 2010.
  33. ^ Janeiro 2018, Assel Satubaldina no Turismo dia 17 (17 Janeiro 2018). "Shymkent - a cidade da cultura medieval e do vibrante estilo de vida moderno". A Astana Vezes. Arquivados do original em 7 de janeiro de 2021. Recuperado 5 de Janeiro 2021.
  34. ^ "Colonização russa e a gênese da consciência nacional cazaque". S. Sabol (2003). Springer. p.27 See More ISBN 0230599427
  35. ^ "Ásia Central, 130 anos de domínio russo: uma visão histórica". Edward A. Allworth, Edward Allworth (1994). Duke University Press. p. 10. ISBN 0822315211
  36. ^ "Cazaquistão". Enciclopédia Britânica. 16 Dezembro 1991. Arquivados do original em 17 de junho de 2015. Recuperado Setembro 9 2013.
  37. ^ "Cazaquistão". Enciclopédia Microsoft Encarta Online. 2005a. Arquivado de o original 15 em abril 2005. Recuperado 29 outubro 2009.
  38. ^ Simon Ertz (2005). "A Catástrofe do Cazaquistão e a Ordem de Prioridades de Stalin, 1929–1933: Evidências dos Arquivos Secretos Soviéticos" (PDF). Stanford's Student Journal of Russian, East European, and Eurasian Studies. 1: 1-12. Arquivado de o original (PDF) em 3 setembro 2006. Recuperado 1 junho 2010.
  39. ^ Pianciola, Niccolò (2004). "Fome na estepe. A coletivização da agricultura e os pastores cazaques, 1928-1934". Cahiers du monde russe. 45: 137-192. Arquivado de o original em 23 2015 outubro.
  40. ^ Crianças do gulag vivem com amnésiaArquivados 3 de março de 2016 no Wayback Machine, Taipei times1 janeiro 2007
  41. ^ Flynn, Moya (1994). Reassentamento de migrantes na Federação Russa: reconstruindo 'casas' e 'pátrias' Arquivados 5 de setembro de 2015 no Wayback Machine. Hino Imprensa. pág. 15. ISBN TELEFONE: (1) 84331-117
  42. ^ Keenan, Jillian. "O doloroso passado nuclear do Cazaquistão paira sobre seu futuro energético". O Atlantico. Arquivados do original em 2 de fevereiro de 2017. Recuperado 27 de Janeiro 2017.
  43. ^ Putz, Catarina. "1986: Outro Aniversário da Independência do Cazaquistão". thediplomat. com. Arquivados do original em 28 de março de 2019. Recuperado 5 de Janeiro 2021.
  44. ^ "Nursultan: Cazaquistão renomeia a capital Astana em homenagem ao ex-presidente". BBC News. 20 de março de 2019. Arquivados do original em 25 de dezembro de 2019. Recuperado 5 de Janeiro 2021.
  45. ^ "Mudança de capital: uma olhada em alguns países que mudaram suas capitais - Nigéria: Lagos para Abuja". The Economic Times. Arquivados do original em 20 de abril de 2021. Recuperado 5 de Janeiro 2021.
  46. ^ "O líder cazaque Nazarbayev renuncia após três décadas". BBC News. 19 de março de 2019.
  47. ^ "Cazaquistão renomeia a capital com a posse do novo presidente". França 24. 20 de março de 2019.
  48. ^ "Protegé de Nazarbayev vence eleições no Cazaquistão marcadas por protestos". França 24. 10 de junho de 2019.
  49. ^ "Protestos no Cazaquistão: governo renuncia em meio a raro surto de agitação". o guardião. 5 janeiro 2022. Arquivados do original em 5 de janeiro de 2022. Recuperado 5 de Janeiro 2022.
  50. ^ "Nazarbayev, do Cazaquistão, entregou o cargo no conselho de segurança por vontade própria: porta-voz". www.aa.com.t é.
  51. ^ "Cazaquistão mudará o nome da capital de Nur-sultan de volta para Astana". o guardião. 14 setembro 2022.
  52. ^ Warikoo, K. (2 de março de 2016). Xinjiang – Fronteira Noroeste da China. Routledge. ISBN 978-1-317-29028-5. Arquivados do original em 17 de abril de 2021. Recuperado Novembro 14 2020.
  53. ^ Cazaquistão – MSN Encarta, Arquivado de o original em 1 2008 junho.
  54. ^ Daily Telegraph (5 de abril de 2010). "Mar de Aral 'um dos piores desastres ambientais do planeta'". O Daily Telegraph. Londres. Arquivado de o original 8 em abril 2010. Recuperado Maio 1 2010.
  55. ^ Riqueza mineral. homestead.com
  56. ^ Grupo de Crise Internacional. (maio de 2007). Riscos de Energia da Ásia Central, Relatório da Ásia No. 133 Arquivados 3 de março de 2016 no Wayback Machine
  57. ^ "Visão geral da empresa Atyrau Refinery LLP - KazWorld.info". kazworld.info. Arquivados do original em 26 de outubro de 2016.
  58. ^ "Tabela 3b. Fornecimento de Petróleo Fora da OPEP". Administração de Informação de Energia dos EUA. Estatísticas e análises independentes. Tonto.eia.doe.gov. 11 de maio de 2010. Arquivado em o original 9 em abril 2009. Recuperado 1 junho 2010.
  59. ^ Atualização da Reserva de Minério do Projeto Fosfato Chilisai Arquivados 2 de abril de 2016 no Wayback Machine // SUNKAR RESOURCES PLC
  60. ^ A INDÚSTRIA MINERAL DO CAZAQUISTÃO - 1997 Arquivados 3 de março de 2013 no Wayback Machine // USGS: Rocha Fosfática – Reservas
  61. ^ Cazaquistão aceito como 'em conformidade com o EITI' Arquivados 1 de janeiro de 2016 no Wayback Machine. EITI (17 de outubro de 2013). Acesso em 8 de março de 2014.
  62. ^ "As capitais mais frias do mundo". WorldAtlas.com. Arquivados do original em 8 de janeiro de 2017. Recuperado 15 de Janeiro 2017.
  63. ^ "Informações climáticas do Cazaquistão". Weatherbase. Arquivados do original em 2 de janeiro de 2016. Recuperado 4 de Fevereiro 2016.
  64. ^ AF Kovshar (ed.): Monitoramento biológicoheskogo raznoobraziya Zapovednika Aksu-Dzhabagly. Dentro: Pesquisa de Biodiversidade de Tétis. Tom 1, S. 17–21.
  65. ^ "Celestial Silk Road 5-21 de junho de 2016". viranatura. com. Arquivados do original em 5 de março de 2016. Recuperado Maio 26 2015.
  66. ^ Grantham, HS; Duncan, A.; Evans, TD; Jones, KR; Beyer, HL; Schuster, R.; Walston, J.; Ray, JC; Robinson, JG; Callow, M.; Clements, T.; Costa, HM; DeGemmis, A.; Elsen, PR; Ervin, J.; Franco, P.; Goldman, E.; Goetz, S.; Hansen, A.; Hofsvang, E.; Jantz, P.; Júpiter, S.; Kang, A.; Langhammer, P.; Laurance, WF; Lieberman, S.; Linkie, M.; Malhi, Y.; Maxwell, S.; Mendez, M.; Mittermeier, R.; Murray, Nova Jersey; Possingham, H.; Radachowsky, J.; Saatchi, S.; Samper, C.; Silverman, J.; Shapiro, A.; Strassburg, B.; Stevens, T.; Stokes, E.; Taylor, R.; Lágrima, T.; Tizard, R.; Venter, O.; Visconti, P.; Wang, S.; Watson, JEM (2020). "A modificação antropogênica das florestas significa que apenas 40% das florestas remanescentes têm alta integridade do ecossistema - Material Suplementar". Natureza das Comunicações. 11 (1): 5978. Bibcode:2020NatCo..11.5978G. dois:10.1038/s41467-020-19493-3. ISSN 2041-1723. PMC 7723057. PMID 33293507.
  67. ^ "Livros Vermelhos". Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUMA). Arquivados do original em 5 de fevereiro de 2017. Recuperado 8 dezembro 2016.
  68. ^ "Sim, o Cazaquistão deveria mudar de nome. Este mapa mostra por quê". Washington Post. Arquivados do original em 11 de agosto de 2017. Recuperado 11 agosto 2017.
  69. ^ "Líder do Cazaquistão renuncia após três décadas". 19 de março de 2019. Arquivados do original em 25 de abril de 2019. Recuperado 19 de Março 2019.
  70. ^ Auyezov, Olzhas (19 de março de 2019). "Líder do Cazaquistão, Nazarbayev, renuncia após três décadas no poder". EUA Notícias. Arquivados do original em 1 de abril de 2019. Recuperado Abril 1 2019.
  71. ^ "Aliado de Nazarbayev ganha grande nas eleições do Cazaquistão após centenas de presos". O guardião. Arquivados do original em 12 de julho de 2019. Recuperado 12 julho 2019.
  72. ^ "Sobre a República do Cazaquistão | Legislação da CEI". cis-legislation.com. Arquivados do original em 9 de janeiro de 2021. Recuperado 5 de Janeiro 2021.
  73. ^ "Site oficial do Presidente da República do Cazaquistão - Cazaquistão". Akorda.kz. Arquivado de o original 23 em março 2013. Recuperado 26 de Março 2013.
  74. ^ "Cazaquistão para liberalizar regras sobre protestos e partidos políticos". USNews. REUTERS. Arquivados do original em 24 de dezembro de 2019. Recuperado 24 dezembro 2019.
  75. ^ a b c d "Iniciativas do presidente do Cazaquistão Tokayev sobre segurança pública, estado de direito, direitos humanos". www.iran-daily.com. 5 janeiro 2020. Arquivados do original em 14 de janeiro de 2020. Recuperado Abril 8 2020. CC POR icon.svg O texto foi copiado desta fonte, que está disponível em um Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0 Arquivados 16 de outubro de 2017 no Wayback Machine.
  76. ^ "Primeiros vislumbres do Cazaquistão de Tokayev: o estado de escuta?". Conselho do Atlântico. 17 setembro 2019. Arquivados do original em 20 de setembro de 2019. Recuperado Abril 7 2020.
  77. ^ "Cazaquistão limita mandato presidencial e renomeia capital". www.aljazeera.com. Recuperado 21 dezembro 2022.
  78. ^ a b "Tokayev morde a bala da reforma". Fórum da Ásia Oriental. 18 novembro 2022. Recuperado 21 dezembro 2022.
  79. ^ "Cazaquistão: Eleitores apoiam reformas para rejeitar o legado do fundador – DW – 06/06/2022". dw.com. Recuperado 21 dezembro 2022.
  80. ^ "Eleições Parlamentares, 19 de setembro e 3 de outubro de 2004". www.osce.org. Arquivados do original em 8 de janeiro de 2021. Recuperado 5 de Janeiro 2021.
  81. ^ "Nazarbayev do Cazaquistão vence a reeleição com 91% dos votos". Bloomberg. com. 5 de dezembro de 2005. Arquivados do original em 2 de dezembro de 2010. Recuperado 1 junho 2010.
  82. ^ "Mundo | Ásia-Pacífico | Justiça do Cazaquistão questionada". BBC News. 19 de agosto de 2007. Arquivados do original em 18 de dezembro de 2008. Recuperado 1 junho 2010.
  83. ^ "Mundo|Ásia-Pacífico|Perguntas e Respostas: Eleições parlamentares no Cazaquistão questionam a imparcialidade das pesquisas no Cazaquistão". BBC News. 17 de agosto de 2007. Arquivados do original em 28 de outubro de 2009. Recuperado 1 junho 2010.
  84. ^ "Daniel Witt: a eleição presidencial do Cazaquistão mostra progresso". Huffingtonpost. com. 4 de novembro de 2011. Arquivados do original em 13 de novembro de 2012. Recuperado 4 agosto 2012.
  85. ^ Nazarbayev, Nursultan (28 de março de 2011). OP Ed: "Progresso constante do Cazaquistão em direção à democracia" Arquivados 10 de dezembro de 2015 no Wayback Machine, Washington Post
  86. ^ "Quase 10 milhões de eleitores vão às urnas para eleger o presidente do Cazaquistão". latino.foxnews. com. 25 de abril de 2015. Arquivado em o original 1 2016 em janeiro. Recuperado 5 dezembro 2015.
  87. ^ "Líder cazaque obtém vitória eleitoral esmagadora". BBC News. 27 abril 2015. Arquivados do original em 8 de janeiro de 2021. Recuperado 5 de Janeiro 2021.
  88. ^ "Líder do Cazaquistão renuncia após três décadas". BBC News. 19 de março de 2019. Arquivados do original em 25 de abril de 2019. Recuperado 19 de Março 2019.
  89. ^ "O presidente do Senado do Cazaquistão, Tokayev, será o presidente interino". TASS. Arquivados do original em 15 de agosto de 2019. Recuperado 15 agosto 2019.
  90. ^ "CEC anuncia resultados preliminares das eleições presidenciais de 2019 no Cazaquistão". informe.kz. 10 de junho de 2019. Arquivados do original em 15 de agosto de 2019. Recuperado 15 agosto 2019.
  91. ^ a b c d "Cazaquistão, Condado Unitário" (PDF). www.oecd.org. Arquivados (PDF) do original em 6 de fevereiro de 2018. Recuperado 6 de Fevereiro 2018.
  92. ^ a b "Sobre a Divisão Territorial Administrativa da República do Cazaquistão, a Lei da República do Cazaquistão datada de 8 de dezembro de 1993". Adilet. Ministério da Justiça da República do Cazaquistão Centro Republicano de Informações Jurídicas. Arquivados do original em 7 de fevereiro de 2018. Recuperado 7 de Fevereiro 2018.
  93. ^ a b Cazaquistão Arquivados 9 de janeiro de 2021 no Wayback Machine . CIA World Factbook.
  94. ^ Публичное подписание Указа "О некоторых вопросах административно-территориального устройства Республтики Кеспублтики К [Assinatura pública do Decreto "Sobre algumas questões da estrutura administrativa e territorial da República do Cazaquistão"] (em russo). Presidente do Cazaquistão. 19 de junho de 2018. Arquivados do original em 20 de junho de 2018. Recuperado 21 junho 2018.
  95. ^ "Cazaquistão renomeia capital para homenagear ex-líder". www.aljazeera.com. Arquivados do original em 8 de janeiro de 2021. Recuperado 5 de Janeiro 2021.
  96. ^ "O Cazaquistão tornou-se membro do Conselho de Direitos Humanos da ONU". Tengrinews.kz Inglês. 13 de novembro de 2012. Arquivados do original em 1 de janeiro de 2016.
  97. ^ Organização do Tratado do Atlântico Norte (5 de outubro de 2006). "Assinaturas do Documento-Quadro da Parceria para a Paz". Arquivados do original em 29 de novembro de 2006.
  98. ^ Iwiński, Tadeusz (7 de julho de 2006). "Situação no Cazaquistão e suas relações com o Conselho da Europa". Conselho da Europa – Assembleia Parlamentar. Arquivados do original em 15 de janeiro de 2020. Recuperado 14 de Fevereiro 2020. Por seu lado, a Assembleia pode decidir, já nesta fase, interpretar o artigo 59.º do seu Regimento, relativo aos convidados especiais, de forma a incluir os Estados euro-asiáticos. Dois Estados membros do Conselho da Europa, a Turquia e a Rússia, pertencem geograficamente à Europa e à Ásia e, portanto, são eurasianos. A rigor, os três Estados do Cáucaso Meridional, Armênia, Azerbaijão e Geórgia, estão localizados na Ásia, mas sua pertença à Europa política não é mais questionável. Assim sendo, o Cazaquistão, como Estado eurasiano participante da OSCE e signatário do Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos e do Pacto Internacional sobre Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, cumpriria os critérios estabelecidos na Regra 59, tornando é elegível para se candidatar ao status de convidado especial junto à Assembleia.
  99. ^ Cornell, Svante; Engvall, Johan (2017). "Cazaquistão na Europa: Por que não?" (PDF). Instituto de Política de Segurança e Desenvolvimento. Arquivados (PDF) do original em 24 de outubro de 2020. Recuperado 15 de Fevereiro 2020. No entanto, em 2006, um relator do Comitê de Assuntos Políticos concluiu que, devido à natureza do Cazaquistão como um país europeu, o país deveria ser considerado 'elegível para solicitar o status de convidado especial'.
  100. ^ Blank, Stephen (27 de abril de 2005). "Política externa do Cazaquistão em tempos de turbulência". EurasiaNet. Arquivado de o original 4 em março 2016. Recuperado Abril 9 2009.
  101. ^ Cohen, Ariel (7 de outubro de 2008). "O ministro das Relações Exteriores do Cazaquistão insiste que a política externa equilibrada permanece intacta". Notícias de negócios Europa. Arquivado de o original no 17 August 2009.
  102. ^ Declaração conjunta sobre o encontro entre o presidente Obama e o presidente do Cazaquistão, Nazarbayev | A Casa Branca Arquivados 16 de fevereiro de 2017 no Wayback Machine. Whitehouse.gov (11 de abril de 2010). Acesso em 14 de janeiro de 2013.
  103. ^ "Leitura do Apelo do Presidente ao Presidente Nazarbayev do Cazaquistão" | A Casa Branca Arquivados 5 de fevereiro de 2017 no Wayback Machine. Whitehouse.gov (30 de abril de 2011). Acesso em 14 de janeiro de 2013.
  104. ^ "Cazaquistão e ONU continuam construindo em duas décadas de cooperação". Astanatimes.com. 27 outubro 2014. Arquivados do original em 19 de fevereiro de 2016. Recuperado 14 de Fevereiro 2016.
  105. ^ "Suécia, Bolívia, Etiópia e Cazaquistão eleitos para o Conselho de Segurança". un.org. 28 de junho de 2016. Arquivados do original em 25 de novembro de 2016. Recuperado Novembro 23 2016.
  106. ^ a b "Força de paz cazaque no Saara Ocidental". Tengrinews. Arquivados do original em 8 de novembro de 2014.
  107. ^ "Cazaquistão entrega ajuda humanitária à Ucrânia". Postagem Global, Arquivado de o original no 5 February 2015.
  108. ^ "Nazarbayev se oferece para mediar na Ucrânia e enfatiza a resiliência econômica do Cazaquistão". A Astana Vezes. Arquivados do original em 8 de dezembro de 2015.
  109. ^ a b "Nazarbayev como Mediador". Carnegie Endowment for International Peace Moscow Center. Arquivados do original em 8 de dezembro de 2015.
  110. ^ "Cazaquistão pede resolução pacífica para conflito na Ucrânia e reitera acordos de Minsk". A Astana Vezes. Arquivados do original em 8 de dezembro de 2015.
  111. ^ "Capítulo XXVI: Desarmamento - No. 9 Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares". Coleção de Tratados das Nações Unidas. 7 de julho de 2017. Arquivados do original em 6 de agosto de 2019. Recuperado 16 agosto 2019.
  112. ^ INFORM.KZ (9 de março de 2020). "Presidente aprova novo conceito de política externa do Cazaquistão para 2020-2030". www.inform.kz (em russo). Arquivados do original em 7 de abril de 2020. Recuperado Abril 7 2020.
  113. ^ "Doze novos membros eleitos para o Comitê do Patrimônio Mundial". UNESCO. Arquivados do original em 18 de fevereiro de 2016.
  114. ^ "Cazaquistão e a OMC". Organização Mundial do Comércio. Arquivados do original em 1 de julho de 2017.
  115. ^ "Estados Membros". OIC. Arquivados do original em 9 de junho de 2017.
  116. ^ Sanchez, Wilder Alejandro (maio de 2020). "Um ator global em ascensão: a política externa do Cazaquistão na década de 2020" (PDF). Centro Wilson.
  117. ^ Umarov, Temur. "O Cazaquistão está se libertando do domínio da Rússia". Política externa. Recuperado 21 dezembro 2022.
  118. ^ "O Cazaquistão afirma sua política externa independente". trendresearch.org. Recuperado 21 dezembro 2022.
  119. ^ Putz, Catarina. "Sim, o Cazaquistão tem uma Marinha". thediplomat. com. Arquivados do original em 7 de janeiro de 2021. Recuperado 5 de Janeiro 2021.
  120. ^ Equipe da Reuters (21 de outubro de 2008). "Cazaquistão retira soldados do Iraque". Reuters. Arquivados do original em 22 de dezembro de 2015. Recuperado 5 de Janeiro 2021. {{cite news}}: |author= tem nome genérico (ajudar)
  121. ^ "Os exercícios militares do Steppe Eagle cobrem um amplo espectro de cenários". Central Asia Newswire. Arquivados do original em 8 de dezembro de 2015.
  122. ^ "Steppe Eagle - Exercícios Multinacionais de Manutenção da Paz de 2015 a serem realizados em abril e junho". A Astana Vezes. Arquivados do original em 8 de dezembro de 2015.
  123. ^ "Cazaquistão se juntará à missão de manutenção da paz da ONU pela primeira vez". The New York Times.
  124. ^ "A democracia global teve um ano muito ruim". The Economist. 2 de fevereiro 2021. Arquivados do original em 26 de julho de 2021. Recuperado 22 de Março 2021.
  125. ^ "A democracia global tem mais um ano ruim". The Economist. 22 janeiro 2020. Arquivados do original em 23 de março de 2021. Recuperado 22 de Março 2021.
  126. ^ "Cazaquistão". Repórteres Sem Fronteiras. Recuperado 8 junho 2022.
  127. ^ Human Rights Watch, Relatório Mundial 2015: Cazaquistão Arquivados 28 de outubro de 2016 no Wayback Machine, acessado em outubro de 2015.
  128. ^ "As eleições no Cazaquistão e a transição que não foi". hrw.org. 5 de junho de 2019. Arquivados do original em 1 de março de 2021. Recuperado 22 de Março 2021.
  129. ^ Human Rights Watch, Relatório Mundial 2015: Cazaquistão Arquivados 28 de outubro de 2016 no Wayback Machine, acessado em setembro de 2016.
  130. ^ Trochev, Alexei; Slade, Gavin (2019), Caron, Jean-François (ed.), "Julgamentos e Tribulações: Reformas da Justiça Criminal do Cazaquistão", Cazaquistão e o Legado Soviético, Cingapura: Springer Singapore, pp. 75–99, dois:10.1007/978-981-13-6693-2_5, ISBN 978-981-13-6692-5, S2CID 159320888, recuperado 4 dezembro 2020
  131. ^ Human Rights Watch, Relatório Mundial 2016: Cazaquistão Arquivados 14 de setembro de 2016 no Wayback Machine, acessado em setembro de 2016.
  132. ^ "Ativista da oposição cazaque detido por 'espalhar informações falsas'". Human Rights Watch. 18 abril 2020. Arquivados do original em 28 de julho de 2020. Recuperado Maio 2 2020.
  133. ^ Slade, Gavin; Trochev, Alexei; Talgatova, Malika (2 de dezembro de 2020). "Os Limites da Modernização Autoritária: Policiamento de Tolerância Zero no Cazaquistão". Estudos Europa-Ásia. 73: 178-199. dois:10.1080/09668136.2020.1844867. ISSN 0966-8136. S2CID 229420067. Arquivados do original em 19 de janeiro de 2021. Recuperado 4 dezembro 2020.
  134. ^ a b "Relatórios dos países sobre práticas de direitos humanos para 2013: Cazaquistão" Arquivados 18 de junho de 2020 no Wayback Machine, divulgado pelo Bureau de Democracia, Direitos Humanos e Trabalho. Acesso em 1 de novembro de 2015.
  135. ^ "Índice do Estado de Direito 2015". Projeto de Justiça Mundial. Arquivados do original em 29 de abril de 2015. Recuperado 14 de Fevereiro 2016.
  136. ^ "Estado de Direito no Cazaquistão". Ordem dos Advogados Americanos. Arquivados do original em 3 de março de 2016.
  137. ^ "Antecedentes do Cazaquistão". Ordem dos Advogados Americanos. Arquivados do original em 3 de março de 2016.
  138. ^ "Reforma do Judiciário". Ordem dos Advogados Americanos. Arquivados do original em 3 de março de 2016.
  139. ^ "Sistema de justiça criminal do Cazaquistão será digitalizado até 2018". Os tempos de Astana. Arquivados do original em 1 de dezembro de 2017.
  140. ^ Trochev, Alexei (2017). "Entre Condenações e Reconciliações: Processamento de Casos Criminais nos Tribunais do Cazaquistão" (PDF). Cornell Journal of International Law. 50: 107-145. Arquivados (PDF) do original em 20 de julho de 2020. Recuperado 4 dezembro 2020.
  141. ^ Paul Brummell (7 de setembro de 2018). Cazaquistão. Guias de Viagem Bradt; Terceira edição. pág. 40. ISBN 978-1-78477-092-1.
  142. ^ "Cazaquistão: comunidade LGBT vivendo com medo". Human Rights Watch. 23 julho 2015. Arquivados do original em 27 de julho de 2019. Recuperado 16 agosto 2019.
  143. ^ "A vida no armário: a comunidade LGBT na Ásia Central". O diplomata. 29 janeiro 2019. Arquivados do original em 2 de agosto de 2019. Recuperado 16 agosto 2019.
  144. ^ a b c "Consulta ao Artigo IV do Conselho Executivo do FMI1 com o Cazaquistão". imf.org. Fundo Monetário Internacional. Arquivados do original em 3 de março de 2016. Recuperado 14 de Fevereiro 2016.
  145. ^ "Perfil do Cazaquistão". State.gov. Departamento de Estado dos EUA. Arquivados do original em 4 de agosto de 2019. Recuperado 14 de Fevereiro 2016.
  146. ^ "stat.gov.kz". stat.gov.kz. Arquivados do original em 17 de outubro de 2019. Recuperado Abril 7 2020.
  147. ^ "A nova Rota da Seda da China atravessa o Cazaquistão. Mas alguns cazaques são céticos em relação à influência chinesa". pri.org. Arquivados do original em 8 de maio de 2021. Recuperado Maio 27 2021.
  148. ^ "OMC: Cazaquistão". WTO.org. Arquivados do original em 1 de julho de 2017. Recuperado Maio 28 2021.
  149. ^ "Crescimento do PIB (%) anual". O Banco Mundial. World Bank.org. Arquivados do original em 31 de maio de 2011. Recuperado 1 junho 2010.
  150. ^ "Nº 1 do mundo". The Atomic Company Kazatomprom, Kazatomprom.kz. 30 de dezembro de 2009. Arquivado em o original em 22 2011 julho. Recuperado 1 junho 2010.
  151. ^ "Urânio e energia nuclear no Cazaquistão". world-nuclear.org. Junho de 2022. Arquivados do original em 26 de março de 2013. Recuperado 13 de Janeiro 2023.
  152. ^ "Cazaquistão: a mais recente oportunidade emergente". BRIC Mais. Arquivado de o original em 20 2015 junho.
  153. ^ Cazaques lutam para evitar o frio que chega das estepes russas Arquivados 19 de maio de 2020 no Wayback Machine, Financial Times, 21 pode 2014
  154. ^ "Febre Tenge", The Economist, Fevereiro 22 2014
  155. ^ Moeda do Cazaquistão despenca Arquivados 5 de fevereiro de 2017 no Wayback Machine, The New York Times21 agosto 2015
  156. ^ "Perfil do Cazaquistão". O Banco Mundial. Arquivados do original em 11 de setembro de 2014.
  157. ^ "Cazaquistão revela pacote de resgate de US$ 21 bilhões". Financial Times. Arquivados do original em 16 de outubro de 2015.
  158. ^ Guia de Investimento e Negócios do Cazaquistão Volume 1 Informações Estratégicas e Práticas. IBP, Inc. 2015. pág. 51. ISBN 9781514528488.
  159. ^ "Fitch Afirma Cazaquistão em 'BBB'; Perspectiva Estável". www.fitchratings.com. Arquivados do original em 8 de janeiro de 2021. Recuperado 5 de Janeiro 2021.
  160. ^ "Perfil energético do Cazaquistão – Análise". IEA. Arquivados do original em 8 de janeiro de 2021. Recuperado 5 de Janeiro 2021.
  161. ^ Petrolífera cazaque liderada pela Chevron atinge produção recorde em 2013, Internacional: Reuters, 2014, arquivados do original em 7 de janeiro de 2022, recuperado 7 de Janeiro 2022
  162. ^ "Acordo de campo de Karachaganak entra em vigor". Oil & Gas Journal. Corporação PennWell. 28 de junho de 2012. Arquivados do original em 7 de janeiro de 2022. Recuperado 7 de Janeiro 2022.
  163. ^ "Rastreando as pegadas chinesas na indústria de petróleo e gás do Cazaquistão". O diplomata. 12 Dezembro 2020. Arquivados do original em 7 de janeiro de 2022. Recuperado 7 de Janeiro 2022.
  164. ^ "Fundo de Pensão Unificado Recomendado no Cazaquistão". A Gazeta da Ásia Central. Satrapia. 23 de janeiro de 2013. Arquivados do original em 8 de dezembro de 2015.
  165. ^ "O Relatório de Competitividade Global 2010-2011" (PDF). Arquivados (PDF) do original em 6 de dezembro de 2010. Recuperado 24 julho 2011.
  166. ^ "Kazakh TV - Cazaquistão entra no top 50 dos países mais competitivos". Kazakh-tv.kz. 6 de setembro de 2013. Arquivado em o original no 20 February 2014. Recuperado Setembro 9 2013.
  167. ^ Pesquisa de atratividade do Cazaquistão 2013. EY.com Arquivados 8 de março de 2014 no Wayback Machine
  168. ^ "O Cazaquistão tem como meta atrair US$ 34 bilhões em investimentos até 2025". Kazinform. 26 setembro 2019. Arquivados do original em 24 de outubro de 2019. Recuperado 24 outubro 2019.
  169. ^ "Índice de Liberdade Econômica". The Heritage Foundation. Arquivados do original em 26 de outubro de 2017.
  170. ^ "PIB do Cazaquistão cresce 5.7%". TengriNews. Arquivados do original em 5 de setembro de 2014.
  171. ^ a b c d "O PIB do Cazaquistão deve crescer 2014% em XNUMX". Padrão de Negócios. Arquivados do original em 4 de novembro de 2014.
  172. ^ Vakulchuk, Roman e Indra Overland (2019) "Iniciativa do Cinturão e Rota da China pelas lentes da Ásia Central Arquivados 24 de outubro de 2021 no Wayback Machine", em Fanny M. Cheung e Ying-yi Hong (eds) Conexão Regional sob a Iniciativa do Cinturão e Rota. As Perspectivas da Cooperação Económica e Financeira. Londres: Routledge, pp. 115–133.
  173. ^ "O volume de negócios do comércio exterior do Cazaquistão aumenta 19.7% em 2018". Kazinform. 13 de fevereiro 2019. Arquivados do original em 29 de outubro de 2019. Recuperado 29 outubro 2019.
  174. ^ "O Cazaquistão aumentou as exportações em quase 25% em 2018". astanatimes.com. 18 abril 2019. Arquivados do original em 6 de agosto de 2019. Recuperado Novembro 27 2019.
  175. ^ "Terra arável por habitante Banco de dados do Banco Mundial". O Banco Mundial. Arquivados do original em 10 de fevereiro de 2015.
  176. ^ Shepard, Wade. "Como o Cazaquistão está se tornando a próxima fronteira para vinhos de classe mundial". Forbes. Arquivados do original em 7 de janeiro de 2021. Recuperado 5 de Janeiro 2021.
  177. ^ Pollan, Michael (2009). "Doçura de Maçã". A Botânica do Desejo. São Francisco: KQED. Arquivados do original em 10 de outubro de 2010. Recuperado Novembro 29 2010.
  178. ^ "O site oficial da cidade de Almaty: História". Almaty.kz. 12 de janeiro de 2010. Arquivados do original em 13 de outubro de 2010. Recuperado 1 junho 2010.
  179. ^ a b "The World Factbook - Agência Central de Inteligência". www.cia.gov. Arquivados do original em 9 de janeiro de 2021. Recuperado Setembro 25 2017.
  180. ^ "Fabricante de locos obtém a primeira certificação IRIS no Cazaquistão". www.railwaygazette.com. Arquivados do original em 13 de maio de 2018. Recuperado Maio 12 2018.
  181. ^ "Alstom inaugurou o primeiro centro de reparo de locomotivas no Cazaquistão". www.raillynews.com. Arquivados do original em 13 de maio de 2018. Recuperado Maio 12 2018.
  182. ^ "Inaugurada a estação Astana Nurly Zhol". www.railjournal.com. 2 de junho de 2017. Arquivados do original em 13 de maio de 2018. Recuperado Maio 12 2018.
  183. ^ "urbanrail.net", Arquivado de o original 25 em abril 2015. Recuperado Setembro 25 2017.
  184. ^ a b "Алматыметро :: Главная страница", Arquivado de o original em agosto 15 2012. Recuperado Setembro 25 2017.
  185. ^ "Metrôs e bondes no Cazaquistão: o metrô de Almaty". www.subways.net. Arquivados do original em 29 de julho de 2019. Recuperado Setembro 25 2017.
  186. ^ "Sem transporte ferroviário leve para Astana". Tengrinews.kz. 28 de novembro de 2013. Arquivados do original em 26 de setembro de 2017. Recuperado Setembro 25 2017.
  187. ^ Reino Unido, DVV Media. "Acordo-quadro de trilho leve de Astana assinado". Arquivados do original em 2 de julho de 2017. Recuperado Setembro 25 2017.
  188. ^ Pavlodar
  189. ^ "Khorgos: A Estação Central da Nova Rota da Seda ganha vida". forbes.com. Arquivados do original em 13 de maio de 2018. Recuperado Maio 12 2018.
  190. ^ Anônimo (22 de setembro de 2016). «Segurança da aviação: a Comissão atualiza a lista de segurança aérea da UE – Irão e África fazem progressos». Mobilidade e Transportes – Comissão Europeia. Arquivados do original em 7 de janeiro de 2021. Recuperado 5 de Janeiro 2021.
  191. ^ "Esforços de segurança sustentados tiraram o Cazaquistão da lista negra da UE". www.flightglobal.com. Arquivados do original em 7 de novembro de 2017.
  192. ^ Joanna Lillis para EurasiaNet, parte do Novo Oriente (17 de julho de 2014). "Férias de verão no Cazaquistão? Astana diminui restrições de visto para atrair turistas | Notícias do mundo". The Guardian. Arquivados do original em 3 de maio de 2019. Recuperado Novembro 18 2015.
  193. ^ "Cazaquistão: Astana anuncia viagens sem visto para 10 Estados de alto investimento". EurasiaNet.org. 16 de junho de 2014. Arquivados do original em 17 de novembro de 2015. Recuperado Novembro 18 2015.
  194. ^ "Classificações". Arquivados do original em 25 de setembro de 2019. Recuperado Novembro 19 2020.
  195. ^ a b c d Lillis, Joanna (17 de julho de 2014). "Férias de verão no Cazaquistão? Astana diminui restrições de visto para atrair turistas". The Guardian. Arquivados do original em 3 de maio de 2019. Recuperado 11 dezembro 2015.
  196. ^ "Cazaquistão para desenvolver sua indústria de turismo. Meio Ambiente. Tengrinews.kz". En.tengrinews.kz. 18 de junho de 2014. Arquivados do original em 19 de novembro de 2015. Recuperado Novembro 18 2015.
  197. ^ "Informações sobre vistos e saúde". Timatic. Associação Internacional de Transporte Aéreo através Gulf Air. Recuperado Abril 1 2017.
  198. ^ "Regime de vistos do Cazaquistão com outros países" (em russo). O Ministério das Relações Exteriores da República do Cazaquistão. 3 de junho de 2017. Arquivado em o original em 9 2017 junho. Recuperado 22 junho 2017.
  199. ^ "Cazaquistão: reformas da economia verde ganham impulso". PNUD. Arquivados do original em 27 de novembro de 2019. Recuperado Novembro 27 2019.
  200. ^ Uyzbayeva, Aigerim (fevereiro de 2015). "Para alcançar a eficiência energética no Cazaquistão". Conferência Internacional sobre Eficiência Energética e Tecnologia de Energia Renovável (ICEERET2015). 9. Arquivados do original em 12 de outubro de 2017 – via ResearchGate.
  201. ^ "Cazaquistão define preços para energia de fontes renováveis". Bloomberg Notícias. Arquivados do original em 9 de março de 2017.
  202. ^ Setembro de 2019, Dilshat Zhussupova em Nation em 11 (11 de setembro de 2019). "O Cazaquistão atrai US$ 330 bilhões em IED desde 1991". A Astana Vezes. Arquivados do original em 11 de setembro de 2019. Recuperado Abril 7 2020.
  203. ^ "Declaração do Clima de Investimento de 2015 - Cazaquistão" (PDF). Departamento de Estado dos EUA. Arquivados (PDF) do original em 30 de julho de 2019. Recuperado Maio 21 2019.
  204. ^ a b "Cazaquistão Promulga Incentivos Fiscais aos Investidores". Notícias fiscais. Arquivados do original em 1 de julho de 2014. Recuperado 18 junho 2014.
  205. ^ "BERD e Cazaquistão fecham parceria histórica para impulsionar reformas e investimentos". BERD. Arquivado de o original em 25 2014 Maio.
  206. ^ "Nazarbayev Anuncia Planos para Novos Grandes Incentivos para Investidores Estrangeiros". Astanatimes.com. 5 pode 2014. Arquivados do original em 19 de fevereiro de 2016. Recuperado 14 de Fevereiro 2016.
  207. ^ "Revisões da Política de Investimento da OCDE: Cazaquistão 2017". OECD.org. OCDE. Arquivados do original em 17 de novembro de 2017.
  208. ^ "S&P mantém o BICRA do Cazaquistão no Grupo "8"". A Gazeta da Ásia Central. Satrapia. 30 de março de 2012. Arquivados do original em 8 de dezembro de 2015. Recuperado 4 agosto 2012.
  209. ^ a b c d Porzecanski, Katia (6 de outubro de 2014). "Cazaquistão vende os primeiros títulos em dólares estrangeiros em 14 anos". Bloomberg LP Arquivados do original em 9 de março de 2017.
  210. ^ a b "Perfis dos países no setor habitacional - República do Cazaquistão" (PDF). Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa. 2018. Recuperado 31 dezembro 2022.
  211. ^ a b c d "Em discurso surpresa sobre o estado da nação, o presidente cazaque revela investimentos maciços em infraestrutura". Astana Vezes. Arquivados do original em 8 de dezembro de 2015.
  212. ^ "Fazendo Negócios 2020" (PDF). Doing Business. Arquivados (PDF) do original em 5 de janeiro de 2020. Recuperado Abril 7 2020.
  213. ^ a b c "Permanecer competitivo em um ambiente externo cada vez mais difícil". Astanatimes.com. 16 setembro 2014. Arquivados do original em 19 de fevereiro de 2016. Recuperado 14 de Fevereiro 2016.
  214. ^ Petróleo, Dinheiro e Corrupção Arquivados 5 de fevereiro de 2017 no Wayback Machine, The New York Times5 novembro 2006
  215. ^ a b Revisões da Política de Investimento da OCDE Arquivados 27 de fevereiro de 2018 no Wayback Machine, P112, OCDE, 2012
  216. ^ "O Cazaquistão deve desenvolver seus esforços para combater a corrupção e avançar com as reformas". OCDE. Arquivados do original em 26 de outubro de 2017.
  217. ^ "Cazaquistão removido da lista dos países mais corruptos". Os tempos de Astana. março de 2018. Arquivados do original em 25 de dezembro de 2019. Recuperado 25 dezembro 2019.
  218. ^ a b Gretta Fenner Zinkernagel; Kodjo Attisso. "Devolvendo Bens Roubados - Aprendendo com a prática passada: Estudos de caso selecionados" (PDF). Centro Internacional de Recuperação de Ativos. pág. 5. Arquivado de o original (PDF) em agosto 18 2016. Recuperado 19 julho 2016 – via Basel Institute on Governance.
  219. ^ "Assinatura de um Tratado de Assistência Jurídica Mútua entre os Estados Unidos e o Cazaquistão". U.S. Department of State . Departamento de Estado dos EUA. Arquivados do original em 30 de janeiro de 2017. Recuperado 24 junho 2017.
  220. ^ "O ABC do IPC: Como é calculado o Índice de Percepção da Corrupção". Transparência.org. Recuperado Abril 20 2023.
  221. ^ "Índice de Percepção de Corrupção 2022: Cazaquistão". Transparência.org. Recuperado Abril 20 2023.
  222. ^ a b Revisão de desempenho de inovação. Nova York e Genebra: Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa. 2012.
  223. ^ a b c d e f Mukhitdinova, Nasiba (2015). Ásia Central. In: UNESCO Science Report: Rumo a 2030. Paris: Unesco. pp. 365–387. ISBN 978-92-3-100129-1.
  224. ^ "Índice de Inovação Global 2021". Organização Mundial da Propriedade Intelectual. Nações Unidas. Recuperado 5 de Março 2022.
  225. ^ "Programa de digitalização do Cazaquistão traz US$ 2 bilhões adicionais para a economia". A Astana Vezes. 18 de junho de 2020. Arquivados do original em 22 de junho de 2020. Recuperado 20 junho 2020.
  226. ^ "Relógio da População: Mundo". www.census.gov. Arquivados do original em 30 de maio de 2019. Recuperado Maio 30 2019.
  227. ^ "Perspectivas da População Mundial 2022". population.un.org. United Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações, Divisão de População. Recuperado 17 julho 2022.
  228. ^ "Perspectivas da População Mundial 2022: Indicadores demográficos por região, sub-região e país, anualmente para 1950-2100" (XSLX). population.un.org ("População total, a partir de 1º de julho (mil)"). United Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações, Divisão de População. Recuperado 17 julho 2022.
  229. ^ "Негізгі". stat.gov.kz. Arquivados do original em 30 de maio de 2019. Recuperado Maio 30 2019.
  230. ^ População do Cazaquistão aumenta 1.7% em um ano Arquivados 8 de dezembro de 2015 no Wayback Machine. bnews.kz. 15 de agosto de 2013
  231. ^ a b Тольц, Марк (15 de abril de 2020). "Итоги переписи населения СССР 1939 г.: две проблемы адекватности". Демографическое обозрение. 7 (1): 100-117. dois:10.17323/demreview.v7i1.10822. ISSN 2409-2274. S2CID 219657282.
  232. ^ Relembrando as deportações de Stalin Arquivados 6 de junho de 2013 no Wayback Machine, BBC News, 23 de fevereiro de 2004
  233. ^ Clarey, Christopher (1 de janeiro de 2007). "Política, economia e tempo enterram memórias do gulag cazaque". International Herald Tribune, Arquivado de o original 4 2007 em janeiro. Recuperado Setembro 9 2013.
  234. ^ Greenall, Robert (23 de novembro de 2005). "Russos deixados para trás na Ásia Central". BBC News. Arquivados do original em 11 de setembro de 2013. Recuperado Setembro 9 2013.
  235. ^ Cazaquistão: relatório especial sobre alemães étnicos Arquivados 8 de dezembro de 2015 no Wayback Machine, IRIN Ásia, 1 de fevereiro de 2005
  236. ^ "Coreanos da Ásia Central na Coréia: lá e (principalmente) de volta". openDemocracy. Arquivados do original em 9 de janeiro de 2021. Recuperado 5 de Janeiro 2021.
  237. ^ "De Samarcanda a Seul: migrantes da Ásia Central na Coreia do Sul | Eurasianet". eurasianet.org. Arquivados do original em 9 de janeiro de 2021. Recuperado 5 de Janeiro 2021.
  238. ^ "Cazaquistão - Pessoas". Enciclopédia Britânica. Arquivados do original em 17 de junho de 2015. Recuperado 5 de Janeiro 2021.
  239. ^ "Всесоюзная перепись населения 1926 года" Arquivados 8 de fevereiro de 2015 no Wayback Machine. demoscope.ru.
  240. ^ "Всесоюзная перепись населения 1939 года". demoscope.ru.
  241. ^ "Всесоюзная перепись населения 1959 года". demoscope.ru.
  242. ^ "Всесоюзная перепись населения 1970 года" Arquivados 3 de dezembro de 2009 no Wayback Machine. demoscope.ru.
  243. ^ "Всесоюзная перепись населения 1989 года" Arquivados 16 de março de 2010 no Wayback Machine. demoscope.ru.
  244. ^ Situação etnodemográfica no Cazaquistão. ide.go.jp
  245. ^ Перепись населения Республики Казахстан 2009 года. Краткие итоги. (Censo para a República do Cazaquistão 2009. Breve Resumo) (PDF) (em russo). Agência Estatística da República do Cazaquistão. Arquivado de o original (PDF) em dezembro 12 2010. Recuperado 10 dezembro 2010.
  246. ^ "Constituição da República do Cazaquistão". Site oficial do Presidente da República do Cazaquistão.
  247. ^ Paul Brummell (7 de setembro de 2018). Cazaquistão. Guias de Viagem Bradt; Terceira edição. pág. 22. ISBN 978-1-78477-092-1.
  248. ^ "As línguas faladas no Cazaquistão". país de estudo. Arquivados do original em 11 de agosto de 2017. Recuperado 11 agosto 2017.
  249. ^ "Perdido na tradução? Líder cazaque proíbe gabinete de falar russo Arquivados 25 de maio de 2018 no Wayback Machine". Reuters. 27 de fevereiro de 2018.
  250. ^ A língua cazaque será convertida para o alfabeto latino – MCS RK Arquivados 19 de fevereiro de 2017 no Wayback Machine. Informe.kz (30 de janeiro de 2015). Acesso em 28 de setembro de 2015.
  251. ^ "Cazaquistão em 2013". Ministério da Economia Nacional da República do Cazaquistão Comitê de Estatísticas. 2014. pág. 33. Arquivado de o original em 29 2015 setembro.
  252. ^ "Discurso do Chefe de Estado Nursultan Nazarbayev ao povo do Cazaquistão". Missão do Cazaquistão nas Nações Unidas. 19 de março de 2019. Arquivados do original em 22 de março de 2019. Recuperado 22 de Março 2019.
  253. ^ AsiaNews.it. "Nova lei restritiva à liberdade religiosa é inconstitucional". www.asianews.it. Arquivados do original em 8 de janeiro de 2021. Recuperado 5 de Janeiro 2021.
  254. ^ a b c d Revisão da Situação Religiosa no Cazaquistão Arquivados 11 de maio de 2010 no Wayback Machine Congresso das Religiões Mundiais. Acesso em 7 de setembro de 2009.
  255. ^ "Pew Forum on Religious & Public life, Chapter 1: Religious Affiliation". 9 de agosto de 2012. Arquivados do original em 26 de dezembro de 2016. Recuperado 27 dezembro 2016.
  256. ^ Paul Brummell (7 de setembro de 2018). Cazaquistão. Guias de Viagem Bradt; Terceira edição. pág. 23. ISBN 978-1-78477-092-1.
  257. ^ a b c Cazaquistão – Relatório Internacional sobre Liberdade Religiosa 2008 Arquivados 2 de outubro de 2017 no Wayback Machine Departamento de Estado dos E.U.A. Acesso em 7 de setembro de 2009.
  258. ^ "CAZAQUISTÃO: Mesquita muçulmana Ahmadi fechada, protestantes multados em 100 vezes o salário mínimo mensal". Fórum 18. Arquivados do original em 6 de junho de 2014. Recuperado 6 junho 2014.
  259. ^ Islã no Cazaquistão Arquivados 18 de setembro de 2009 no Wayback Machine. Consultado em 7 de setembro de 2009.
  260. ^ "CAZAQUISTÃO: "Mesquitas não podem ser independentes"". Fórum 18. Arquivados do original em 6 de junho de 2014. Recuperado 6 junho 2014.
  261. ^ "Cazaquistão". Estados Unidos Comissão de Liberdade Religiosa Internacional. Departamento de Estado dos Estados Unidos. 26 outubro 2009. Arquivados do original em 22 de maio de 2019. Recuperado 3 junho 2010.
  262. ^ "Нац состав.rar", Arquivado de o original em 23 2011 julho. Recuperado 24 julho 2011.
  263. ^ a b "Faculdades e Universidades do Cazaquistão". CollegeAtlas. Arquivados do original em 6 de junho de 2014. Recuperado 3 junho 2014.
  264. ^ Paul Brummell (7 de setembro de 2018). Cazaquistão. Guias de Viagem Bradt; Terceira edição. pág. 24. ISBN 978-1-78477-092-1.
  265. ^ UNESCO-UNEVOC (agosto de 2012). "Educação Profissional no Cazaquistão". Arquivados do original em 7 de junho de 2014. Recuperado 3 junho 2014.
  266. ^ Mais de 2.5 mil estudantes obtêm empréstimos no Cazaquistão – Feed de notícias – Bnews.kz: notícias de última hora Arquivados 8 de dezembro de 2015 no Wayback Machine. bnews.kz. Acesso em 20 de agosto de 2013.
  267. ^ a b "Banco Mundial apoia melhores habilidades para empregos de qualidade no Cazaquistão". Finchannel.com, Arquivado de o original 9 em março 2016. Recuperado 14 de Fevereiro 2016.
  268. ^ Atabaki, Touraj. Ásia Central e Cáucaso: transnacionalismo e diásporapg. 24
  269. ^ Ibn Athir, volume 8, pág. 396
  270. ^ a b c d e f Walter Feldman. "Literatura cazaque". Enciclopédia Britânica. Arquivados do original em 2 de abril de 2019. Recuperado 31 outubro 2017.
  271. ^ a b Aitjan Nurmanova (setembro de 2000). Traduzido por Alié Akimova. "A tradição histórica oral dos cazaques". Cahiers d'Asie Centrale. 2000 (8): 93-100. Arquivados do original em 8 de novembro de 2016. Recuperado Maio 10 2018.
  272. ^ Meeker, Michael E. (agosto de 1992). "A Ética Dede Korkut". Revista Internacional de Estudos do Oriente Médio. 24 (3): 395-417. dois:10.1017 / S0020743800021954. S2CID 162799102.
  273. ^ GÖMEC, Saadettin (2009). "A identidade de Oguz Kagan, o Oguz na história e os épicos de Oguz Kagan". Estudos Turcos. 4 (8): 133-145.
  274. ^ Abazov, Rafis (11 de outubro de 2007). Cultura e Costumes das Repúblicas da Ásia Central. Imprensa Greenwood. ISBN 9780313056185 – através do Google Livros.
  275. ^ "Do folclore à cultura nacional soviética: o processo de formação da "música nacional cazaque" (1920–1942)". src-h.slav.hokudai.ac.jp. Arquivados do original em 18 de setembro de 2021. Recuperado Setembro 18 2021.
  276. ^ "Do folclore à cultura nacional soviética - o processo de formação da "música nacional cazaque" (1920–1942) -". src-h.slav.hokudai.ac.jp. Arquivados do original em 18 de setembro de 2021. Recuperado Setembro 18 2021.
  277. ^ "MUSEU ESTATAL DE ARTES A. KASTEYEV DA REPÚBLICA DO CAZAQUISTÃO". Arquivados do original em 10 de janeiro de 2021. Recuperado 5 de Janeiro 2021.
  278. ^ "10 pratos mais populares do Cazaquistão". www.tasteatlas.com. Arquivados do original em 17 de abril de 2021. Recuperado 25 de Março 2021.
  279. ^ "Cozinha do Cazaquistão". Oriental Express Ásia Central. Arquivados do original em 18 de janeiro de 2017. Recuperado 17 de Janeiro 2017.
  280. ^ "Jogos Asiáticos de Inverno de 2011". Federação Internacional de Hóquei no Gelo. Arquivados do original em 7 de novembro de 2017. Recuperado Novembro 5 2017.
  281. ^ "Ставки на Футбол – bandy2012.kz". 13 de março de 2021. Arquivado em o original no 24 janeiro 2012.
  282. ^ "Foto da equipe após a conquista da medalha de bronze no WCS 2015". Arquivados do original em 9 de abril de 2015. Recuperado Maio 10 2018.
  283. ^ "News - XXXV Чемпионат мира по хоккею с мячом". bandyvm2015.ru. Arquivados do original em 4 de junho de 2016. Recuperado Maio 10 2018.
  284. ^ "Kazakhfilm Studios". IMDbPro.com. Recuperado 10 outubro 2022.
  285. ^ CCS · Artur Platonov vence Cannes Corporate Media & TV Award 2013 Arquivados 1 de janeiro de 2016 no Wayback Machine. Ortcom.kz (5 de novembro de 2013). Acesso em 8 de março de 2014.
  286. ^ Cannes Corporate Media & TV Awards: Vencedores 2013 Arquivados 7 de setembro de 2015 no Wayback Machine. Cannescorporate. com. Acesso em 8 de março de 2014.
  287. ^ "Irmãozinho do Cazaquistão recebe prêmio do Ministério das Relações Exteriores na goEast". TengriNews. 20 de abril de 2014. Arquivados do original em 12 de julho de 2014.
  288. ^ "Índice Mundial de Liberdade de Imprensa 2014". Repórteres Sem Fronteiras, Arquivado de o original no 14 February 2014. Recuperado 31 agosto 2014.
  289. ^ a b Wines, Michael (13 de julho de 2002). "Vinhos 2012". The New York Times. Arquivados do original em 28 de setembro de 2013.
  290. ^ "Cazaquistão: Jornal fechando um golpe para a liberdade de expressão". Human Rights Watch. 22 abril 2014. Arquivados do original em 30 de agosto de 2014. Recuperado 31 agosto 2014.
  291. ^ "Acesso à Justiça e Direitos Humanos". Associação Americana de Advogados. Arquivado de o original 4 em março 2016. Recuperado Novembro 27 2013.
  292. ^ "Cazaquistão". UNESCO. Arquivados do original em 30 de maio de 2016.

Definição de Obras Culturais Livres logo notext.svg Este artigo incorpora texto de um conteúdo livre trabalhar. Licenciado sob CC BY-SA IGO 3.0. Texto retirado de Relatório Científico da UNESCO: Rumo a 2030​, 365–387, UNESCO, UNESCO Publishing. Para saber como adicionar licença aberta texto para artigos da Wikipédia, consulte esta página de instruções. Para obter informações sobre reutilizando texto da Wikipédia, por favor, veja os termos de uso.

Outras leituras

Links externos

Geral

Governo

Negociar