Khanda

No mundo de hoje, Khanda tornou-se um tópico constante de conversa. À medida que a sociedade avança, a importância de Khanda torna-se cada vez mais evidente em diferentes aspectos da vida diária. Do local de trabalho ao pessoal, Khanda demonstrou ter um impacto significativo na forma como as pessoas interagem umas com as outras e como as diferentes situações se desenrolam. Ao longo dos anos, Khanda tem gerado debate e reflexão, e tem se mostrado um tema relevante no contexto atual. Este artigo irá explorar diferentes perspectivas sobre Khanda e analisar sua influência em diversas áreas da vida moderna.

Khanda

O Khanda é o símbolo mais importante do sikismo. A sua importância pode ser comparada à da Cruz no cristianismo, ou à Estrela de Davi no Judaísmo.

A bandeira sagrada do Sikhismo, conhecida como Nishan Sahib, erguida em todos os templos sikhs (gurdwaras), inclui o Khanda.

Ele é resultado da junção de quatro armas:

  • ao centro, podemos encontrar uma espada de dois gumes chamada Khanda, da qual deriva o nome de todo o símbolo. Representa o poder criativo de Deus que controla o universo. O gume esquerdo representa a justiça divina que castiga os opressores e o direito a liberdade e a autoridade inspirada em valores morais e espirituais;
  • em torno do Khanda encontra-se uma arma denominada Chakkar (ou Chakra), usada por quase todos os guerreiros sikhs do século XVIII. Apresenta uma forma circular pelo que simboliza a eternidade e a perfeição de Deus;
  • em ambos os lados, duas espadas de forma curva chamadas Kirpans. A espada que se encontra no lado esquerdo representa o poder espiritual (piri) e a do lado direito o poder temporal (miri). O Guru Hargobind foi o primeiro dos Dez Gurus do Sikhismo a usar duas espadas, que são hoje interpretadas como metáforas para a importância de desenvolver uma vida espiritual, mas também da necessidade de manter a paz (historicamente a comunidade sikh foi alvo de perseguições, pelo que esta teve que recorrer à auto-defesa para preservar a sua integridade).

A actual bandeira do Irão apresenta um símbolo parecido ao Khanda que não se encontra de qualquer maneira relacionado com o Sikhismo.