Neste artigo exploraremos o fascinante mundo de Klobuk, um tópico que tem chamado a atenção de especialistas e entusiastas. Quer estejamos falando da vida de uma figura histórica, de uma análise aprofundada de um tema atual ou de um acontecimento marcante na história, Klobuk tem sido objeto de debate, estudo e admiração ao longo do tempo. Nas linhas a seguir nos aprofundaremos em todos os aspectos relacionados a Klobuk, desde suas origens até seu impacto na sociedade atual, oferecendo uma visão completa e enriquecedora aos nossos leitores.
A klobuk (do turco: kalpak - chapéu; russo: клобук)é um item de vestuário monástico usado por Monges e Bispos Ortodoxos e Orientais Católicos, especialmente na tradição russa. É composto por um camelauco (cobertura de cabeça preta endurecida, redonda e plana no topo) com um epanokamelavkion que cobre completamente o camelauco e pende sobre os ombros e as costas.
Na tradição atonita, o epanokamelavkion é simplesmente colocado sobre o camelauco e deixado pendurado livremente, mas em outras tradições é permanentemente anexado.
O klobuk é o capacete mais usado na Igreja por monges professos. Durante os serviços, há momentos específicos em que os monges devem remover o klobuk e colocá-lo em seu ombro esquerdo para denotar reverência pelo sagrado (por exemplo, quando o sacerdote traz o cálice pelas Portas Santas para a distribuição da Sagrada Comunhão durante a Divina Liturgia). As freiras normalmente não removem o klobuk em nenhum momento durante os cultos.
O klobuk é frequentemente usado pelos Bispos também. Os Bispos diocesanos usam o simples klobuk monástico. Arcebispos e Metropolitas eslavos geralmente usam uma pequena cruz de joias na frente de seu klobuk como marca de sua posição. Metropolitas usam um klobuk que é branco em vez de preto.
O Patriarca da Romênia usa um klobuk branco, bem como um rason branco.
O Patriarca de Moscou usa o cucúlio, uma touca branca semelhante ao klobuk que é arredondada na parte superior, decorada com imagens bordadas de serafins e encimada por uma cruz.
Patriarcas e Bispos das Igrejas Católica Copta e Católica Armênia usam klobuks, embora não seja um capacete usado por seus colegas ortodoxos orientais. Os klobuks vermelhos foram usados por um Patriarca Católico Copta, um Católico católico armênio, e um Arcebispo católico ucraniano depois de ser elevado ao cardinalato. Um klobuk roxo foi usado por um Bispo católico ucraniano.