Laurence Rees

Laurence Rees (1957) é um historiador e documentarista britânico, autor de vários livros sobre atrocidades cometidas pelos nazistas, durante a Segunda Guerra Mundial. Ex-diretor de criação de programas sobre História da BBC, seus documentários e livros de história são usados como material didático nas escolas do Reino Unido.

Biografia

Rees foi educado na Escola de Solihull e na Universidade de Oxford. Começou a trabalhar na BBC em 1978, como trainee de pesquisa, passando depois a pesquisador e assistente de produção na televisão, em programas de atualidades. Em 1983, aos 25 anos, dirigiu e produziu seu primeiro filme, sobre Noël Coward, para a BBC1.

Começou a se especializar em filmes históricos relacionados com o nazismo e a Segunda Guerra, com seu controverso A British Betrayal, de 1991 (sobre sobre a repatriação forçada, pelos britânicos, de milhares de prisioneiros cossacos e iugoslavos, no pós-guerra), seguido de Goebbels - Master of Propaganda, em 1992. Ainda em 1992, Rees foi designado para ser o editor de Timewatch, uma série de documentários históricos da BBC. Ao longo dos 10 anos seguintes, foi diretamente responsável ou supervisionou a edição de mais de cem filmes históricos. Em 1994 foi nomeado chefe da BBC History e Diretor de Criação.

Escreveu, dirigiu e produziu a sériea The Nazis: A Warning from History ('Os Nazistas: Um Aviso da História'), de 1997, Horror in the East ('Horror no Oriente'), de 2001, e Auschwitz: The Nazis and the 'Final Solution' ('Auschwitz: Os Nazistas e a Solução Final')]] de 2005. Escreveu, dirigiu e produziu o documentário World War Two: Behind Closed Doors, de 2008. Ganhou muitos prêmios por seus filmes de televisão, incluindo BAFTA, Grierson Award, International Documentary Award, British Press Guild Award e um prêmio do Banff World Media Festival.

Também escreveu livros que acompanharam suas séries The Nazis: A Warning from History, Horror in the East, War of the Century e Auschwitz: The Nazis and 'The Final Solution' .

Em 2006, ganhou o British Book Awards, por seu livro sobre Auschwitz, tornando-se a primeira pessoa a vencer tanto um BAFTA, por uma série de televisão que escreveu, produziu e dirigiu, como o British Book Award pelo livro que escreveu.

Em 2005, recebeu um título de doutorado honorário da Universidade de Sheffield, por sua contribuição à História.

Rees deixou a BBC em 2008 e, no ano seguinte, criou o site multimídia educacional WW2History.com. Mesmo depois de sair da BBC, continuou seu trabalho como produtor independente, veiculando seus filmes pelos canais da BBC.

Em 2009 foi professor visitante do Departamento de História Internacional da London School of Economics and Political Science.

Em 2011, recebeu da Open University um outro título de doutorado honorário, por sua contribuição às artes e às ciências.


Filmografia

Bibliografia

(em português) Holocausto - uma nova história

Referências

  1. Reacting to History. WW2History, 26 de agosto de 2010
  2. Daniel Snowman, perfil de Laurence Rees em Historians, Palgrave Macmillan, 2007, p. 281.