Lei Básica de Hong Kong

Parte da série sobre
Política de Hong Kong
Lei Básica
Executivo Carrie Lam Bernard Chan (presidente)
Legislativo
Judiciário
Eleições
  • Eleições do executivo
- 2012 · 2017
  • Eleições legislativas
- 2012 · 2016
Tópicos relacionados
Portal de Hong Kong

A Lei Básica da Região Administrativa Especial de Hong Kong da República Popular da China, ou simplesmente Lei Básica de Hong Kong, serve como o documento constitucional da Região Administrativa Especial de Hong Kong (RAE). Foi adotada no dia 4 de abril de 1990, pela Sétima Assembleia Nacional Popular da República Popular da China (RPC), e passou a vigorar em 1º de julho de 1997, substituindo a sanção real e a carta-patente, quando a antiga colônia do Reino Unido foi devolvida à RPC.

A Lei Básica foi feita em acordo com a Declaração conjunta sino-britânica sobre a questão de Hong Kong, assinada pelos governos da China e da Grã-Bretanha em 19 de dezembro de 1984. A Lei Básica estipula as políticas básicas da RPC em relação à Região Administrativa Especial (RAE) de Hong Kong. Como concordado pela RPC e pelo Reino Unido, seguindo os princípios da política do “um país, dois sistemas”, o socialismo não seria estendido a Hong Kong. A RAE continuaria com seu sistema capitalista e seu modo de vida por um período de 50 anos a partir de 1997. Algumas liberdades e direitos dos honcongueses também são protegidos pela Lei Básica. A base da autoridade da Lei Básica é um tanto controversa, argumenta-se que a Lei Básica é uma legislação puramente doméstica, tendo a base de sua autoridade retirada da Constituição da República Popular da China, enquanto alguns eruditos argumentam que a base de autoridade da Lei vem da declaração conjunta sino-britânica. O último é relevante no sentido de que afeta o tamanho da autoridade que a RPC tem para mudar a Lei Básica e a habilidade das cortes de Hong Kong para desafiar a legislação doméstica da RPC.

Processo de Criação da Lei Básica

Texto da Lei Básica

Princípios gerais preservados na Lei Básica

Interpretação da Lei Básica

Questões controversas relacionadas à Lei Básica

Após a reunificação de Hong Kong, a Lei Básica ficou em foco devido aos seguintes pontos controversos:

Pesquisa da história da elaboração

A interpretação e a aplicação da Lei Básica evocaram considerável interesse desde sua promulgação. Ela está crescentemente contando com o litígio e encontrou aplicação em uma ampla variedade de casos incluindo casos criminais, civis, de propriedade e de lei administrativa. Enquanto as cortes de Hong Kong têm mostrado uma aproximação generosa e proposital para a interpretação da Lei Básica, as interpretações da República Popular da China têm mostrado uma maior afinidade com os significados originais das palavras. As diferentes visões na interpretação ressaltam as tensões inerentes dentro da Lei Básica, que existe tanto como lei da RPC como constituição dentro do sistema de justiça de direito consuetudinário de Hong Kong.

A pesquisa da história da elaboração da Lei Básica requer invariavelmente acesso aos seus documentos: memorandos, relatórios e outros papéis preparados ou usados pelo Comitê Consultivo da Lei Básica e seus vários sub-grupos, como também outros órgãos oficiais durante o período. Tais documentos, porém, estão espalhados e estão sob posse de membros individuais do comitê de elaboração.

Coleções notáveis também podem ser encontradas em várias organizações e bibliotecas de pesquisa em Hong Kong tais como as da Biblioteca da Universidade de Hong Kong (Hong Kong Collection na Biblioteca Principal; Basic Law Collection na Biblioteca de Leis), Biblioteca da Universidade Chinesa, Biblioteca da Universidade Politécnica, Biblioteca da City University, Biblioteca da Universidade Lignan, Biblioteca da Universidade Batista, Biblioteca da Universidade de Ciência e Tecnologia and Biblioteca da Assembleia Legislativa). A Biblioteca da Lei Básica, uma biblioteca especial dentro do sistema de bibliotecas públicas de Hong Kong, é devotada a coletar materiais relacionados a Lei Básica de Hong Kong. Muitos dos documentos preparatórios da Lei Básica possuídos por essa biblioteca são exclusivos e de grande valor aos pesquisadores da Lei Básica.

Outra ferramenta de pesquisa inestimável é o banco de dados online Basic Law Drafting History Online (BLDHO) (História da Elaboração da Lei Básica Online), um projeto conjunto feito pelo Centre for Comparative Public Law da Universidade de Hong Kong e as Bibliotecas da Universidade de Hong Kong. Ele provê acesso público a uma coleção de quase 900 documentos preparados ou usados pelos vários órgãos oficiais de 1990 a 1997, quando foram feitas as preparações para a retomada da soberania. Essa coleção foi escaneada dos documentos publicamente disponíveis em Hong Kong.

Veja também

Ligações externas