Hoje em dia, Limoncello tornou-se um tema de grande importância na sociedade. O impacto de Limoncello varia desde as esferas pessoal e emocional até às esferas política e económica, afetando diferentes aspectos da vida das pessoas. Com o avanço da tecnologia e da comunicação, Limoncello adquiriu uma relevância sem precedentes, influenciando a forma como nos relacionamos, trabalhamos e nos desenvolvemos como sociedade. Neste artigo, exploraremos as muitas dimensões de Limoncello e a sua influência nas nossas vidas, bem como as possíveis implicações futuras que poderá ter.
Limoncello é um licor de limão produzido originalmente no sul da Itália, especialmente na região do golfo de Nápoles, na Costa Amalfitana e nas ilhas de Ischia e Capri, mas também é produzido na Sicília e na Sardenha. É feito à base de limão, álcool, água e açúcar; deve ser mantido no congelador e, consequentemente, bebido bem gelado.
No Brasil, um licor similar, denominado de Citroncello Positano, é produzido na cidade gaúcha de Xangri-lá . É fabricado a partir do limão siciliano, em processo artesanal de infusão de suas cascas em álcool de cereais. Outras similares são: em São José dos Pinhais o "Limão Gelo" ou "Georges Aubert Limone", também no Rio Grande do Sul, além do licor produzido de maneira artesanal na cidade de Jaú, estado de São Paulo, substituindo-se o álcool de cereais por cachaça.
Deixar a casca dos limões junto com o álcool em um recipiente fechado por uma semana, agitando-o 1 vez por dia. Juntar depois os outros componentes a essa mistura e esperar mais um dia. Após esse período, a solução é coada, e o licor estará pronto.
Segundo a tradição siciliana, o limoncello é degustado como um licor. Nos Estados Unidos é comum beber-se como a vodca, em "shots" e gelada.
A cantora canadense Avril Lavigne aprecia a bebida e refere-se a ela na canção I can do better, de seu terceiro álbum de estúdio - The Best Damn Thing: I will drink as much limoncello as I can and I'll do it again and again... ("Vou beber tanto limoncello quanto eu puder, e vou fazer isso de novo e de novo...".