Lista de estados soberanos



Nunca na história da humanidade houve tanta informação sobre Explorando a lista de estados soberanos em 2023: um guia completo como existe hoje graças à internet. No entanto, esse acesso a tudo relacionado a Explorando a lista de estados soberanos em 2023: um guia completo nem sempre é fácil. Saturação, baixa usabilidade e dificuldade de discernir entre informações corretas e incorretas sobre Explorando a lista de estados soberanos em 2023: um guia completo muitas vezes difíceis de superar. Foi isso que nos motivou a criar um site confiável, seguro e eficaz.

Ficou claro para nós que, para atingir nosso objetivo, não bastava ter informações corretas e verificadas sobre Explorando a lista de estados soberanos em 2023: um guia completo . Tudo o que coletamos sobre Explorando a lista de estados soberanos em 2023: um guia completo também precisava ser apresentado de forma clara, legível, em uma estrutura que facilitasse a experiência do usuário, com um design limpo e eficiente, e que priorizasse a velocidade de carregamento. Estamos confiantes de que conseguimos isso, embora estejamos sempre trabalhando para fazer pequenas melhorias. Se você encontrou o que achou útil sobre Explorando a lista de estados soberanos em 2023: um guia completo e você se sentiu confortável, ficaremos muito felizes se você voltar para scientiaen.com sempre que quiser e precisar.

Uma longa fila de bandeiras
Bandeiras do Nações Unidas membro e estados observadores não membros do GA na frente do palácio das nações in Genebra, Suíça

A lista a seguir fornece uma visão geral de Estados soberanos em todo o mundo com informações sobre seu status e reconhecimento de sua soberania.

Os 206 estados listados podem ser divididos em três categorias com base na adesão dentro do Sistema das Nações Unidas 193 Estados membros da ONU, 2 Estados observadores não membros da Assembleia Geral da ONUe 11 outros estados. O disputa de soberania coluna indica estados com soberania indiscutível (188 estados, dos quais existem 187 estados membros da ONU e 1 estado observador não membro da Assembleia Geral da ONU), estados com soberania contestada (16 estados, dos quais existem 6 estados membros da ONU, 1 estado geral da ONU Estado observador não membro da Assembleia e 9 Estados de facto) e Estados com status político especial (2 estados, ambos em Associação livre com Nova Zelândia).

Compilar uma lista como esta pode ser um processo complicado e controverso, pois não há uma definição que seja obrigatória para todos os membros da comunidade das nações sobre os critérios de estado. Para mais informações sobre os critérios utilizados para determinar o conteúdo desta lista, consulte o critérios de inclusão seção abaixo. A lista destina-se a incluir entidades que tenham sido reconhecidas como tendo de fato status como estados soberanos, e a inclusão não deve ser vista como um endosso de qualquer reivindicação específica à condição de Estado em termos legais.

Critérios para inclusão

O dominante direito internacional consuetudinário padrão de Estado é o teoria declarativa de estado, que foi codificado pelo Convenção de Montevidéu de 1933. A Convenção define o Estado como um pessoa do direito internacional se "possuir as seguintes qualificações: (a) uma população permanente; (b) um território definido; (c) governo; e (d) capacidade de estabelecer relações com os outros estados" desde que não fosse "obtidos pela força, quer isso consista no emprego de armas, na ameaça de representações diplomáticas ou em qualquer outra medida coercitiva efetiva".

Existe um debate sobre até que ponto reconhecimento deveria ser incluída como um critério de condição de Estado. A teoria declarativa do estado argumenta que o estado é puramente objetivo e o reconhecimento de um estado por outros estados é irrelevante. No outro extremo do espectro, o teoria constitutiva do estado define um Estado como uma pessoa sob o direito internacional apenas se for reconhecido como soberano por outros estados. Para efeitos desta lista, estão incluídas todas as entidades que se consideram Estados soberanos (através de um declaração de independência ou algum outro meio) e:

  • são muitas vezes considerados como satisfazendo a teoria declarativa da condição de Estado, or
  • são reconhecidos como um Estado soberano por pelo menos um estado membro da ONU

Em alguns casos, há divergência de opinião sobre a interpretação do primeiro ponto, e questiona-se se uma entidade o satisfaz. Entidades políticas únicas que não atendem à classificação de um estado soberano são consideradas proto-estados.

Com base nos critérios acima, esta lista inclui as seguintes 206 entidades:

  • 203 estados reconhecidos por pelo menos um estado membro da ONU
  • 2 estados que satisfazem a teoria declarativa de estado e são reconhecidos apenas por estados não membros da ONU
  • 1 estado que satisfaz a teoria declarativa de estado e não é reconhecido por nenhum outro estado

A tabela inclui marcadores na coluna da direita representando entidades que não são estados soberanos ou têm uma associação próxima com outro estado soberano. Também inclui áreas subnacionais onde a soberania do estado titular é limitada por um acordo internacional. Tomados em conjunto, estes incluem:

  • Entidades que estão em Associação livre relação com outro estado
  • 2 entidades controladas pelo Paquistão que não são estados soberanos, territórios dependentes ou parte de outro estado: Azad Caxemira e Gilgit-Baltistan
  • Territórios dependentes de outro estado, bem como áreas que apresentem muitas características de territórios dependentes de acordo com o território dependente página
  • Entidades subnacionais criadas por acordos internacionais

Lista de estados

Estados membros da ONU e Estados observadores da Assembleia Geral

Nomes comuns e formais Associação dentro do Sistema ONU disputa de soberania Mais informações sobre status e reconhecimento de soberania
 Afeganistão A estado membro da ONU A nenhum A de fato governo governante, o  Emirado Islâmico do Afeganistão, tem não foi reconhecido por nenhum estado. As Nações Unidas continuam a reconhecer a  República Islâmica do Afeganistão como o governo do Afeganistão.
 Albânia – República da Albânia A estado membro da ONU A nenhum
 Argélia – República Democrática Popular da Argélia A estado membro da ONU A nenhum
 Andorra – Principado de Andorra A estado membro da ONU A nenhum Andorra é um co-principado em que o cargo de chefe de Estado é exercido conjuntamente ex officio pelo Presidente francês e o bispo da Igreja Católica Romana diocese de Urgell, que ele mesmo é nomeado com a aprovação do Santa Sé.
 Angola – República de Angola A estado membro da ONU A nenhum
 Antígua e Barbuda A estado membro da ONU A nenhum Antígua e Barbuda é um Reino da Commonwealth com uma região autónoma, Barbuda.
 Argentina – República Argentina A estado membro da ONU A nenhum Argentina é uma federação of 23 províncias e uma cidade autônoma.
 Armênia – República da Armênia A estado membro da ONU Não reconhecido por Paquistão. Armênia é não reconhecido pelo Paquistão devido a a disputa Acima de Artsakh.
 Australia – Comunidade da Austrália A estado membro da ONU A nenhum A Austrália é uma Reino da Commonwealth e de um federação tanto estados e territórios. São seis estados, três territórios internos, seis territórios externos e um afirmou Território externo da Antártica. Os territórios externos da Austrália são:
 Áustria – República da Áustria A estado membro da ONU A nenhum Membro do União Européia. A Áustria é um federação of nove estados.
 Azerbaijão – República do Azerbaijão A estado membro da ONU A nenhum O Azerbaijão contém uma região autônoma, Nakhchivan. O estado de facto de Artsakh foi estabelecida no sudoeste do Azerbaijão.
 Bahamas – Comunidade das Bahamas A estado membro da ONU A nenhum As Bahamas são uma Reino da Commonwealth.
 Bahrein - Reino de Bahrain A estado membro da ONU A nenhum
 Bangladesh – República Popular de Bangladesh A estado membro da ONU A nenhum
 Barbados A estado membro da ONU A nenhum
 Bielorrússia – República da Bielorrússia A estado membro da ONU A nenhum Muitos estados rescindiu seu reconhecimento do presidente Alexander Lukashenko seguindo a disputa Eleição 2020. A Lituânia reconhece actualmente Sviatlana Tsikhanouskaya's Conselho de Coordenação como o governo legítimo da Bielorrússia.
 Bélgica – Reino da Bélgica A estado membro da ONU A nenhum Membro da UE. A Bélgica é um federação of três comunidades linguísticas e três regiões.
 Belice A estado membro da ONU A nenhum Belize é um Reino da Commonwealth.
 Benim – República do Benim A estado membro da ONU A nenhum
 Butão – Reino do Butão A estado membro da ONU A nenhum
 Bolívia – Estado Plurinacional da Bolívia A estado membro da ONU A nenhum
 Bósnia e Herzegovina A estado membro da ONU A nenhum A Bósnia e Herzegovina tem dois países constituintes entidades:

e Distrito de Brčko, uma administração autónoma distrito.

 Botsuana – República do Botswana A estado membro da ONU A nenhum
 Brasil – República Federativa do Brasil A estado membro da ONU A nenhum O Brasil é um federação of 26 estados e um distrito federal.
 Brunei - Brunei Darussalam A estado membro da ONU A nenhum
 Bulgária – República da Bulgária A estado membro da ONU A nenhum Membro da UE.
 Burquina Faso A estado membro da ONU A nenhum
 Burundi – República do Burundi A estado membro da ONU A nenhum
 Cambodja – Reino do Camboja A estado membro da ONU A nenhum
 Camarões – República dos Camarões A estado membro da ONU A nenhum
 Canada A estado membro da ONU A nenhum O Canadá é um Reino da Commonwealth e de um federação of dez províncias e três territórios.
 Cabo Verde – República de Cabo Verde A estado membro da ONU A nenhum
 República Centro-Africana A estado membro da ONU A nenhum
 Chade – República do Chade A estado membro da ONU A nenhum
 Chile – República do Chile A estado membro da ONU A nenhum O Chile tem um território especial, Ilha de Páscoa.
 China - República Popular da China A estado membro da ONU Parcialmente não reconhecido. BCreivindicado por AfeganistãoReivindicado por GeorgiaReivindicado por Coreia do Norte Reivindicado por Sérvia Reivindicado por Somália Reivindicado pelo República Popular da China Reivindicado pelo República da China Reivindicado por Coreia do Sul Reivindicado por Azerbaijão Reivindicado pelo República do Chipre Disputado por Israel Reivindicado por Indonésia Reivindicado pelo Ilhas Marshall Reivindicado por Maurício Reivindicado por Marrocos Reivindicado por Moldávia Reivindicado por Mali Reivindicado por Espanha Reivindicado por Argentina Reivindicado por Ucrânia A China contém cinco regiões autônomas, Guangxi, Mongólia Interior, Ningxia, Tibetee Xinjiang. Além disso, tem soberania sobre o Regiões Administrativas Especiais de:

China afirma, mas não controla Taiwan, que é governado por uma administração rival (a República da China) que reivindica toda a China como seu território.

A China não é reconhecida por 13 Estados membros da ONU e Cidade do Vaticano, que, com exceção do Butão, todos reconhecem a República da China (Taiwan).

 Colômbia – República da Colômbia A estado membro da ONU A nenhum
 Comores – União das Comores A estado membro da ONU A nenhum Comores é um federação of três ilhas.
 Costa Rica – República da Costa Rica A estado membro da ONU A nenhum
 Croácia – República da Croácia A estado membro da ONU A nenhum Membro da UE.
 Cuba – República de Cuba A estado membro da ONU A nenhum
 Chipre – República de Chipre A estado membro da ONU Não reconhecido por Peru Membro da UE. A parte nordeste da ilha é o estado de facto da Chipre do Norte.

Chipre não é reconhecido por Peru devido à Disputa de Chipre, com a Turquia reconhecendo Chipre do Norte.

 República Checa A estado membro da ONU A nenhum Membro da UE.
 República Democrática do Congo A estado membro da ONU A nenhum
 Danmark – Reino da Dinamarca A estado membro da ONU A nenhum Membro da UE. A Reino da Dinamarca inclui 2 territórios autônomos:

O território metropolitano da Dinamarca, as Ilhas Faroe e a Groenlândia formam os três países constituintes do Reino. O Reino da Dinamarca como um todo é membro da UE, mas a legislação da UE (na maioria dos casos) não se aplica às Ilhas Faroe e à Groenlândia. Ver Groenlândia e a União Europeiae Ilhas Faroé e a União Europeia para obter mais informações.

 Djibouti – República do Djibuti A estado membro da ONU A nenhum
 Dominica – Comunidade da Dominica A estado membro da ONU A nenhum
 República Dominicana A estado membro da ONU A nenhum
 Timor Leste – República Democrática de Timor-Leste A estado membro da ONU A nenhum
 Equador – República do Equador A estado membro da ONU A nenhum
 Egito - República Árabe do Egito A estado membro da ONU A nenhum
 El Salvador – República de El Salvador A estado membro da ONU A nenhum
 Guiné Equatorial – República da Guiné Equatorial A estado membro da ONU A nenhum
 Eritreia – Estado da Eritreia A estado membro da ONU A nenhum
 Estônia – República da Estônia A estado membro da ONU A nenhum Membro da UE.
 Eswatini – Reino de Eswatini A estado membro da ONU A nenhum
 Etiópia – República Federal Democrática da Etiópia A estado membro da ONU A nenhum A Etiópia é um federação of onze regiões e duas cidades fretadas.
 Fiji – República de Fiji A estado membro da ONU A nenhum Fiji contém uma região autônoma, rotuma.
 Finlândia – República da Finlândia A estado membro da ONU A nenhum Membro da UE.
  •  Aland é uma região autônoma neutra e desmilitarizada da Finlândia.
 França – República Francesa A estado membro da ONU A nenhum Membro da UE. A França contém cinco regiões/departamentos ultramarinos; Guiana Francesa, Guadalupe, Martinique, Mayottee Reunião. A França também inclui o territórios ultramarinos de:
 Gabão – República Gabonesa A estado membro da ONU A nenhum
 Gâmbia – República da Gâmbia A estado membro da ONU A nenhum
 Georgia A estado membro da ONU A nenhum A Geórgia contém duas repúblicas autônomas, Adjária e Abkhazia. In Abkhazia e Ossétia do Sul, de fato estados foram formados.
 Alemanha - República Federal da Alemanha A estado membro da ONU A nenhum Membro da UE. Alemanha é um federação of estados 16.
 Gana – República do Gana A estado membro da ONU A nenhum
 Grécia - República Helênica A estado membro da ONU A nenhum Membro da UE. A Grécia contém uma área autónoma, Monte Athos.
 Granada A estado membro da ONU A nenhum Granada é um Reino da Commonwealth.
 Guatemala – República da Guatemala A estado membro da ONU A nenhum
 Guiné – República da Guiné A estado membro da ONU A nenhum
 Guiné-Bissau – República da Guiné-Bissau A estado membro da ONU A nenhum
 Guiana – República Cooperativa da Guiana A estado membro da ONU A nenhum
 Haiti – República do Haiti A estado membro da ONU A nenhum
 Honduras – República de Honduras A estado membro da ONU A nenhum
 Hungria A estado membro da ONU A nenhum Membro da UE.
 Islândia – República da Islândia A estado membro da ONU A nenhum
 Índia - República da Índia A estado membro da ONU A nenhum A Índia é um federação of 28 estados e oito territórios da união.
 Indonésia – República da Indonésia A estado membro da ONU A nenhum A Indonésia tem oito autônomos províncias, Aceh, Jacarta, Papua Central, Highland Papua, Papua, Papua do Sul, Papua Ocidentale Yogyakarta.
 Irão - República Islâmica do Irã A estado membro da ONU A nenhum
 Iraque – República do Iraque A estado membro da ONU A nenhum Iraque é um federação of 19 províncias, quatro dos quais constituem a comunidade autónoma Região do Curdistão.
 Irlanda A estado membro da ONU A nenhum Membro da UE.
 Israel – Estado de Israel A estado membro da ONU Parcialmente não reconhecido Israel exerce forte controle sobre o território reivindicado por Palestina. Tem anexo Leste de Jerusalém, ato não reconhecido pela comunidade internacional. Israel tem vários níveis de controle sobre o resto do Cisjordânia, e embora tenha encerrado sua presença civil ou militar permanente no Faixa de Gaza, ainda é considerada a potência ocupante sob o direito internacional.

Israel não é reconhecido como um estado por 28 membros da ONU e a República Democrática Árabe Saaraui. O Organização para a Libertação da Palestina, reconhecido pela maioria dos Estados membros da ONU como representante do povo palestino, reconheceu Israel em 1993.

 Itália – República Italiana A estado membro da ONU A nenhum Membro da UE. Itália tem 5 regiões autónomas, Vale de Aosta, Friuli-Venezia Giulia, Sardenha, Sicília e Trentino-Alto Adige/Südtirol.
 Costa do Marfim – República da Costa do Marfim A estado membro da ONU A nenhum
 Jamaica A estado membro da ONU A nenhum Jamaica é uma Reino da Commonwealth.
 Japão A estado membro da ONU A nenhum
 Jordânia – Reino Hachemita da Jordânia A estado membro da ONU A nenhum
 Cazaquistão – República do Cazaquistão A estado membro da ONU A nenhum
 Quênia – República do Quênia A estado membro da ONU A nenhum
 Quiribati – República de Kiribati A estado membro da ONU A nenhum
 Kuwait – Estado do Kuwait A estado membro da ONU A nenhum
 Quirguistão - República do Quirguizistão A estado membro da ONU A nenhum
 Laos – República Democrática Popular do Laos A estado membro da ONU A nenhum
 Letônia – República da Letônia A estado membro da ONU A nenhum Membro da UE.
 Líbano – República Libanesa A estado membro da ONU A nenhum
 Lesoto – Reino do Lesoto A estado membro da ONU A nenhum
 Libéria – República da Libéria A estado membro da ONU A nenhum
 Líbia – Estado da Líbia A estado membro da ONU A nenhum
 Liechtenstein – Principado de Liechtenstein A estado membro da ONU A nenhum
 Lituânia – República da Lituânia A estado membro da ONU A nenhum Membro da UE.
 Luxemburgo – Grão-Ducado do Luxemburgo A estado membro da ONU A nenhum Membro da UE.
 Madagascar – República de Madagáscar A estado membro da ONU A nenhum
 Malaui – República do Malawi A estado membro da ONU A nenhum
 Malaysia  A estado membro da ONU A nenhum A Malásia é um federação of 13 estados e três territórios federais.
 Maldivas – República das Maldivas A estado membro da ONU A nenhum
 Mali – República do Mali A estado membro da ONU A nenhum
 Malta – República de Malta A estado membro da ONU A nenhum Membro da UE.
 Ilhas Marshall – República das Ilhas Marshall A estado membro da ONU A nenhum Debaixo Compacto de Associação Livre com o Estados Unidos.
 Mauritânia – República Islâmica da Mauritânia A estado membro da ONU A nenhum
 Maurício – República das Maurícias A estado membro da ONU A nenhum As Maurícias têm uma ilha autónoma, Rodrigues.
 México - Estados Unidos Mexicanos A estado membro da ONU A nenhum México é um federação of 31 estados e uma cidade autônoma.

A Municípios Autônomos Zapatistas Rebeldes possuem autonomia de fato.

 Micronésia, Estados Federados da A estado membro da ONU A nenhum Debaixo Compacto de Associação Livre com o Estados Unidos. Os Estados Federados da Micronésia são um federação of quatro estados.
 Moldávia - República da Moldávia A estado membro da ONU A nenhum A Moldávia tem o regiões autônomas of Gagauzia e a Margem Esquerda do Dniester. Este último e uma cidade Bender (Tighina), está sob o controle de fato de Transnistria.
 Monaco – Principado de Mônaco A estado membro da ONU A nenhum
 Mongólia A estado membro da ONU A nenhum
 Montenegro A estado membro da ONU A nenhum
 Marrocos – Reino de Marrocos A estado membro da ONU A nenhum Parte do marroquino reivindicado Saara Ocidental é controlada pelo parcialmente reconhecido República Democrática Árabe Saaraui.
 Moçambique – República de Moçambique A estado membro da ONU A nenhum
 Myanmar – República da União de Mianmar A estado membro da ONU A nenhum Wa State é um estado autônomo de fato dentro de Mianmar. As Nações Unidas não reconheceram a de fato governo governante de Mianmar, o Conselho de Administração Estadual.
 Namíbia – República da Namíbia A estado membro da ONU A nenhum
 Nauru – República de Nauru A estado membro da ONU A nenhum
   Nepal – República Federal Democrática do Nepal A estado membro da ONU A nenhum O Nepal é um federação composto de Províncias 7.
 Nederland – Reino dos Países Baixos A estado membro da ONU A nenhum Membro da UE. A Reino dos Países Baixos inclui quatro áreas com autonomia substancial:

Holanda metropolitana, Aruba, Curaçao e Sint Maarten formam os quatro países constituintes do Reino. Três partes ultramarinas dos Países Baixos (Bonaire, Saba e Sint Eustatius) estamos municípios especiais da Holanda metropolitana. O Reino dos Países Baixos como um todo é membro da UE, mas a legislação da UE só se aplica integralmente a partes dentro da Europa.

 Nova Zelândia A estado membro da ONU A nenhum Nova Zelândia é um Reino da Commonwealth, e tem um território dependente e um afirmou Território dependente da Antártica:

A Governo da Nova Zelândia atua para todo Reino da Nova Zelândia em todos os contextos internacionais, que tem responsabilidades por (mas não direitos de controle sobre) dois livremente estados associados:

As Ilhas Cook e Niue têm relações diplomáticas com 49 e 18 membros da ONU, respectivamente. Eles têm plena capacidade de fazer tratados na ONU, e são membros de alguns agências especializadas da ONU.

 Nicarágua – República da Nicarágua A estado membro da ONU A nenhum A Nicarágua contém duas regiões autônomas, Atlântico sul e Atlântico Norte.
 Níger – República do Níger A estado membro da ONU A nenhum
 Nigéria – República Federal da Nigéria A estado membro da ONU A nenhum A Nigéria é um federação of 36 estados e um território federal.
 Coreia do Norte - República Popular Democrática da Coreia A estado membro da ONU BCreivindicado por AfeganistãoReivindicado por GeorgiaReivindicado por Coreia do Norte Reivindicado por Sérvia Reivindicado por Somália Reivindicado pelo República Popular da China Reivindicado pelo República da China Reivindicado por Coreia do Sul Reivindicado por Azerbaijão Reivindicado pelo República do Chipre Disputado por Israel Reivindicado por Indonésia Reivindicado pelo Ilhas Marshall Reivindicado por Maurício Reivindicado por Marrocos Reivindicado por Moldávia Reivindicado por Mali Reivindicado por Espanha Reivindicado por Argentina Reivindicado por Ucrânia A Coreia do Norte não é reconhecida por sete membros da ONU, Botsuana, Estônia, França, Israel, Japão, Estados Unidose Coreia do Sul, o último dos quais afirma ser o único governo legítimo de Coréia.
 Macedônia do Norte – República da Macedônia do Norte A estado membro da ONU A nenhum
 Noruega – Reino da Noruega A estado membro da ONU A nenhum A Noruega tem dois áreas não incorporadas na Europa:
  •  Svalbard é parte integrante da Noruega, mas tem um estatuto especial devido à Tratado de Svalbard.
  •  Jan Mayen é uma ilha desabitada que é parte integrante da Noruega, embora não incorporada.

a noruega tem um território dependente e dois afirmou territórios dependentes da Antártida no Hemisfério sul:

 Omã – Sultanato de Omã A estado membro da ONU A nenhum
 Paquistão – República Islâmica do Paquistão A estado membro da ONU A nenhum O Paquistão é um federação of quatro províncias e um território capital. O Paquistão exerce controle sobre certas partes do Caxemira, mas não anexou oficialmente nada disso, em vez de considerá-lo um território disputado. As porções que ele controla são divididas em dois territórios, administrados separadamente do Paquistão propriamente dito:

Azad Kashmir se descreve como um "estado autônomo sob controle paquistanês", enquanto Gilgit-Baltistan é descrito em sua ordem de governança como um grupo de "áreas" com governo autônomo. Esses territórios geralmente não são considerados soberanos, pois não cumprem os critérios estabelecidos pela teoria declarativa de estado (por exemplo, suas leis atuais não permitem que eles se envolvam de forma independente nas relações com outros estados). Várias funções de estado desses territórios (como relações exteriores e defesa) são realizadas pelo Paquistão.

 Palau – República de Palau A estado membro da ONU A nenhum Debaixo Compacto de Associação Livre com o Estados Unidos.
 Palestina – Estado da Palestina A Estado observador da Assembleia Geral da ONU; membro de dois agências especializadas da ONU Parcialmente não reconhecido. O Estado da Palestina, declarado em 1988, não é reconhecido como um estado por Israel, mas recebeu reconhecimento diplomático de 138 estados. O estado proclamado não tem fronteiras territoriais acordadas ou controle efetivo sobre grande parte do território que proclamou. A Autoridade Nacional Palestina é um órgão administrativo provisório formado em decorrência da Acordos de Oslo que exerce jurisdição autônoma limitada dentro do Territórios palestinos. Nas relações exteriores, a Palestina é representada pelo Organização para a Libertação da Palestina. O Estado da Palestina é um estado membro da UNESCO, UNIDO e outras organizações internacionais.
 Panamá – República do Panamá A estado membro da ONU A nenhum
 Papua Nova Guiné – Estado Independente de Papua Nova Guiné A estado membro da ONU A nenhum Papua Nova Guiné é uma Reino da Commonwealth com uma região autónoma, Bougainville.
 Paraguai – República do Paraguai A estado membro da ONU A nenhum
 Peru - República do Peru A estado membro da ONU A nenhum
 Filipinas - República das Filipinas A estado membro da ONU A nenhum As Filipinas contêm uma região autônoma, bangsamoro.
 Polônia – República da Polónia A estado membro da ONU A nenhum Membro da UE.
 Portugal – República Portuguesa A estado membro da ONU A nenhum Membro da UE. Portugal contém duas regiões autónomas, os Açores e Madeira.
 Qatar – Estado do Catar A estado membro da ONU A nenhum
 República do Congo A estado membro da ONU A nenhum
 Roménia A estado membro da ONU A nenhum Membro da UE.
 Rússia - Federação Russa A estado membro da ONU A nenhum A Rússia é uma federação de 83 reconhecidos internacionalmente súditos federais (repúblicas, oblasts, krais, okrugs autônomos, cidades federais e um oblast autônomo). Vários dos assuntos federais são repúblicas étnicas.
 Ruanda – República de Ruanda A estado membro da ONU A nenhum
 São Cristóvão e Nevis – Federação de São Cristóvão e Nevis A estado membro da ONU A nenhum São Cristóvão e Nevis é um Reino da Commonwealth e é um federação de duas ilhas, São Cristóvão e Nevis.
 Santa Lúcia A estado membro da ONU A nenhum Santa Lúcia é um Reino da Commonwealth.
 São Vicente e Granadinas A estado membro da ONU A nenhum São Vicente e Granadinas é um Reino da Commonwealth.
 Sanoa – Estado Independente de Samoa A estado membro da ONU A nenhum
 San Marino – República de São Marinho A estado membro da ONU A nenhum
 São Tomé e Príncipe – República Democrática de São Tomé e Príncipe A estado membro da ONU A nenhum São Tomé e Príncipe contém uma província autónoma, Prince.
 Arábia Saudita - Reino da Arábia Saudita A estado membro da ONU A nenhum
 Senegal – República do Senegal A estado membro da ONU A nenhum
 Sérvia – República da Sérvia A estado membro da ONU A nenhum A Sérvia contém duas regiões autônomas, Voivodina e Kosovo e Metohija. Este último está sob o controle de fato de Kosovo.
 Seychelles – República das Seicheles A estado membro da ONU A nenhum
 Serra Leoa – República da Serra Leoa A estado membro da ONU A nenhum
 Singapore – República de Singapura A estado membro da ONU A nenhum
 Eslováquia - República Eslovaca A estado membro da ONU A nenhum Membro da UE.
 Eslovênia – República da Eslovênia A estado membro da ONU A nenhum Membro da UE.
 Ilhas Salomão A estado membro da ONU A nenhum Ilhas Salomão é um Reino da Commonwealth.
 Somália – República Federal da Somália A estado membro da ONU A nenhum A Somália é uma federação de seis estados. Dois, Puntlândia e Galmudug, têm autonomia autodeclarada, enquanto um, Somaliland, é de facto independente.
 África do Sul - República da África do Sul A estado membro da ONU A nenhum
 Coreia do Sul - República da Coreia A estado membro da ONU BCreivindicado por AfeganistãoReivindicado por GeorgiaReivindicado por Coreia do Norte Reivindicado por Sérvia Reivindicado por Somália Reivindicado pelo República Popular da China Reivindicado pelo República da China Reivindicado por Coreia do Sul Reivindicado por Azerbaijão Reivindicado pelo República do Chipre Disputado por Israel Reivindicado por Indonésia Reivindicado pelo Ilhas Marshall Reivindicado por Maurício Reivindicado por Marrocos Reivindicado por Moldávia Reivindicado por Mali Reivindicado por Espanha Reivindicado por Argentina Reivindicado por Ucrânia A Coreia do Sul tem uma região autônoma, Província de Jeju.

A Coreia do Sul não é reconhecida pela Coreia do Norte, que afirma ser o único governo legítimo de Coréia.

 Sudão do Sul – República do Sudão do Sul A estado membro da ONU A nenhum Sudão do Sul é um federação of 10 estados e três áreas administrativas.
  • A Área de Abyei é uma zona com "estatuto administrativo especial" estabelecido pelo Acordo de Paz Abrangente em 2005. É de jure um condomínio do Sudão do Sul e do Sudão, mas administrado de fato por duas administrações concorrentes e pelas Nações Unidas.
 Espanha – Reino da Espanha A estado membro da ONU A nenhum Membro da UE. A Espanha está dividida em 17 comunidades autônomas e duas cidades autônomas especiais.
 Sri Lanka – República Democrática Socialista do Sri Lanka A estado membro da ONU A nenhum
 Sudão – República do Sudão A estado membro da ONU A nenhum Sudão é um federação of estados 18.
  • A Área de Abyei é uma zona com "estatuto administrativo especial" estabelecido pelo Acordo de Paz Abrangente em 2005. É de jure um condomínio do Sudão do Sul e do Sudão, mas administrado de fato por duas administrações concorrentes e pelas Nações Unidas.
 Suriname – República do Suriname A estado membro da ONU A nenhum
 Suécia – Reino da Suécia A estado membro da ONU A nenhum Membro da UE.
 Suíça – Confederação Suíça A estado membro da ONU A nenhum A Suíça é um federação of Cantões 26.
 Síria - República Árabe da Síria A estado membro da ONU A nenhum A Coalizão Nacional Síria, o que é reconhecido como representante legítimo do povo sírio por 20 membros da ONU, estabeleceu um governo interino para governar o território controlado pelos rebeldes durante o Guerra civil síria.

A Síria tem uma região autônoma autodeclarada: Curdistão sírio.

 Tajiquistão – República do Tadjiquistão A estado membro da ONU A nenhum O Tajiquistão contém uma região autônoma, Província Autônoma de Gorno-Badakhshan.
 Tanzânia – República Unida da Tanzânia A estado membro da ONU A nenhum A Tanzânia contém uma região autônoma, Zanzibar.
 ประเทศไทย - Reino da Tailândia A estado membro da ONU A nenhum
 Togo – República Togolesa A estado membro da ONU A nenhum
 Tonga – Reino de Tonga A estado membro da ONU A nenhum
 Trinidade e Tobago – República de Trinidad e Tobago A estado membro da ONU A nenhum Trinidad e Tobago contém uma região autônoma, Tobago.
 Tunísia – República da Tunísia A estado membro da ONU A nenhum
 Peru – República da Turquia A estado membro da ONU A nenhum
 Turquemenistão A estado membro da ONU A nenhum
 Tuvalu A estado membro da ONU A nenhum Tuvalu é um Reino da Commonwealth.
 Uganda – República de Uganda A estado membro da ONU A nenhum
 Ucrânia A estado membro da ONU A nenhum A Ucrânia contém uma região autônoma, a República Autônoma da Crimeia, que está sob o controle de Rússia. Cinco outras áreas da Ucrânia estão sob controle total ou parcial da Rússia, incluindo Donetsk, Kherson, Luhansk, Sevastopole Zaporizhzhia.
 Emirados Árabes Unidos A estado membro da ONU A nenhum Os Emirados Árabes Unidos são um federação of sete emirados.
 United Kingdom – Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte A estado membro da ONU A nenhum O Reino Unido é um Reino da Commonwealth consiste em quatro países constituintes; Inglaterra, Irlanda do Norte, Escóciae país de Gales. O Reino Unido tem os seguintes 13 territórios ultramarinos e um afirmou Território dependente da Antártica:

A monarca britânico também tem soberania direta sobre três dependências da Coroa:

 Estados Unidos - Estados Unidos da América A estado membro da ONU A nenhum Os Estados Unidos é um federação of estados 50, um Distrito Federal, e um território incorporado. Além disso, o Governo Federal dos Estados Unidos tem soberania sobre 13 territórios não incorporados. Destes territórios, os cinco seguintes são possessões habitadas:

Também tem soberania sobre vários territórios desabitados:

Ele também contesta a soberania sobre os seguintes dois territórios:

Três Estados soberanos tornaram-se estados associados dos Estados Unidos sob o Compacto de Associação Livre:

 Uruguai – República Oriental do Uruguai A estado membro da ONU A nenhum
 Uzbequistão – República do Uzbequistão A estado membro da ONU A nenhum O Uzbequistão contém uma região autônoma, Karakalpaquistão.
 Vanuatu – República de Vanuatu A estado membro da ONU A nenhum
  Cidade do Vaticano – Estado da Cidade do Vaticano A Estado observador da Assembleia Geral da ONU sob a designação de "Santa Sé"; membro de três agências especializadas da ONU A nenhum Administrado pelo Santa Sé, entidade soberana com relações diplomáticas com 183 estados. Este número é composto por 180 estados membros da ONU, as Ilhas Cook, a República da China (Taiwan) e o Estado da Palestina. Além disso, a União Europeia e a Soberana Ordem Militar de Malta mantêm relações diplomáticas com a Santa Sé. A Santa Sé é membro de três agências especializadas da ONU (ITU, UPUe WIPO) E do AIEA, além de ser observador permanente da ONU (na categoria de "Estado não membro") e várias outras organizações do Sistema ONU. A Cidade do Vaticano é governada por funcionários nomeados pelo Papa, que é o Bispo da Diocese de Roma e ex officio soberano da Cidade do Vaticano.
 Venezuela – República Bolivariana da Venezuela A estado membro da ONU A nenhum Venezuela é uma federação of estados 23, um distrito capital e dependências federais.
 Vietnã – República Socialista do Vietnã A estado membro da ONU A nenhum
 Iêmen – República do Iêmen A estado membro da ONU A nenhum
 Zâmbia – República da Zâmbia A estado membro da ONU A nenhum
 Zimbábue – República do Zimbábue A estado membro da ONU A nenhum

Outros estados

Nomes comuns e formais Associação dentro do Sistema ONU disputa de soberania Mais informações sobre status e reconhecimento de soberania
 Abkhazia – República da Abecásia D Sem associação BCreivindicado por AfeganistãoReivindicado por GeorgiaReivindicado por Coreia do Norte Reivindicado por Sérvia Reivindicado por Somália Reivindicado pelo República Popular da China Reivindicado pelo República da China Reivindicado por Coreia do Sul Reivindicado por Azerbaijão Reivindicado pelo República do Chipre Disputado por Israel Reivindicado por Indonésia Reivindicado pelo Ilhas Marshall Reivindicado por Maurício Reivindicado por Marrocos Reivindicado por Moldávia Reivindicado por Mali Reivindicado por Espanha Reivindicado por Argentina Reivindicado por Ucrânia Reconhecido por Rússia, Nauru, Nicarágua, Síria, Venezuela, Artsakh, Ossétia do Sul e Transnístria. Reivindicado na íntegra por Georgia como o República Autônoma da Abecásia.
 Artsakh – República de Artsakh D Sem associação BCreivindicado por AfeganistãoReivindicado por GeorgiaReivindicado por Coreia do Norte Reivindicado por Sérvia Reivindicado por Somália Reivindicado pelo República Popular da China Reivindicado pelo República da China Reivindicado por Coreia do Sul Reivindicado por Azerbaijão Reivindicado pelo República do Chipre Disputado por Israel Reivindicado por Indonésia Reivindicado pelo Ilhas Marshall Reivindicado por Maurício Reivindicado por Marrocos Reivindicado por Moldávia Reivindicado por Mali Reivindicado por Espanha Reivindicado por Argentina Reivindicado por Ucrânia Um Estado independente de facto, reconhecido apenas por Abkhazia, Ossétia do Sul e Transnistria. Reivindicado na íntegra por Azerbaijão.
 Ilhas Cook D Membro de oito agências especializadas da ONU A nenhum
(Veja estatuto Político)
Um estado em Associação livre com Nova Zelândia, as Ilhas Cook afirmam relações diplomáticas com 52 outros estados. As Ilhas Cook são membros da várias agências da ONU com plena capacidade de elaboração de tratados. Ele compartilha um chefe de Estado com a Nova Zelândia, além de ter cidadania compartilhada.
 Kosovo – República do Kosovo D Membro de dois agências especializadas da ONU BCreivindicado por AfeganistãoReivindicado por GeorgiaReivindicado por Coreia do Norte Reivindicado por Sérvia Reivindicado por Somália Reivindicado pelo República Popular da China Reivindicado pelo República da China Reivindicado por Coreia do Sul Reivindicado por Azerbaijão Reivindicado pelo República do Chipre Disputado por Israel Reivindicado por Indonésia Reivindicado pelo Ilhas Marshall Reivindicado por Maurício Reivindicado por Marrocos Reivindicado por Moldávia Reivindicado por Mali Reivindicado por Espanha Reivindicado por Argentina Reivindicado por Ucrânia De acordo com Resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas 1244, Kosovo foi colocado sob a administração do Missão de Administração Interina das Nações Unidas no Kosovo em 1999. Kosovo declarou a independência em 2008, e tem recebeu reconhecimento diplomático de 114 estados membros da ONU e a República da China, enquanto 18 estados reconheceram o Kosovo apenas para depois retirarem o seu reconhecimento. A Sérvia continua a manter sua reivindicação de soberania sobre Kosovo. Outros estados membros da ONU e estados não membros da ONU continuam a reconhecer a soberania sérvia ou não tomaram nenhuma posição sobre a questão. O Kosovo é membro da Fundo Monetário Internacional e a Grupo Banco Mundial. A República do Kosovo tem de facto o controlo sobre a maior parte do território, com controlo limitado na Norte do Kosovo.
 Niue D Membro de cinco agências especializadas da ONU A nenhum
(Veja estatuto Político)
Um estado em Associação livre com Nova Zelândia, afirma Niue relações diplomáticas com 20 outros estados. Niue é um membro da várias agências da ONU com plena capacidade de elaboração de tratados. Ele compartilha um chefe de Estado com a Nova Zelândia, além de ter cidadania compartilhada.
 Chipre do Norte – República Turca do Chipre do Norte D Sem associação BCreivindicado por AfeganistãoReivindicado por GeorgiaReivindicado por Coreia do Norte Reivindicado por Sérvia Reivindicado por Somália Reivindicado pelo República Popular da China Reivindicado pelo República da China Reivindicado por Coreia do Sul Reivindicado por Azerbaijão Reivindicado pelo República do Chipre Disputado por Israel Reivindicado por Indonésia Reivindicado pelo Ilhas Marshall Reivindicado por Maurício Reivindicado por Marrocos Reivindicado por Moldávia Reivindicado por Mali Reivindicado por Espanha Reivindicado por Argentina Reivindicado por Ucrânia Reconhecido apenas por Peru. Sob o nome de "Estado cipriota turco", é um estado observador da Organização da Cooperação Islâmica e a Organização de Cooperação Econômica. O Chipre do Norte é reivindicado na íntegra pelo República do Chipre.
 República Democrática Árabe Saaraui D Sem associação BCreivindicado por AfeganistãoReivindicado por GeorgiaReivindicado por Coreia do Norte Reivindicado por Sérvia Reivindicado por Somália Reivindicado pelo República Popular da China Reivindicado pelo República da China Reivindicado por Coreia do Sul Reivindicado por Azerbaijão Reivindicado pelo República do Chipre Disputado por Israel Reivindicado por Indonésia Reivindicado pelo Ilhas Marshall Reivindicado por Maurício Reivindicado por Marrocos Reivindicado por Moldávia Reivindicado por Mali Reivindicado por Espanha Reivindicado por Argentina Reivindicado por Ucrânia Reconhecido em algum momento por 84 estados membros da ONU, 38 dos quais retiraram ou congelaram seu reconhecimento. É membro fundador da União Africana e a Parceria Estratégica Ásia-África formada em 2005 Conferência Asiática-Africana. Os territórios sob seu controle, os chamados Zona Livre, são reivindicados na íntegra por Marrocos como parte de sua Províncias do Sul. Por sua vez, a República Árabe Saarauí Democrática reivindica a parte Saara Ocidental a oeste do Muralha Marroquina controlada por Marrocos. Seu governo reside no exílio em Tindouf, Argélia.
 Somaliland – República da Somalilândia D Sem associação BCreivindicado por AfeganistãoReivindicado por GeorgiaReivindicado por Coreia do Norte Reivindicado por Sérvia Reivindicado por Somália Reivindicado pelo República Popular da China Reivindicado pelo República da China Reivindicado por Coreia do Sul Reivindicado por Azerbaijão Reivindicado pelo República do Chipre Disputado por Israel Reivindicado por Indonésia Reivindicado pelo Ilhas Marshall Reivindicado por Maurício Reivindicado por Marrocos Reivindicado por Moldávia Reivindicado por Mali Reivindicado por Espanha Reivindicado por Argentina Reivindicado por Ucrânia Um Estado independente de facto, não reconhecido diplomaticamente por qualquer outro estado, reivindicado no todo pelo República Federal da Somália.
 Ossétia do Sul – República da Ossétia do Sul – o Estado de Alania D Sem associação BCreivindicado por AfeganistãoReivindicado por GeorgiaReivindicado por Coreia do Norte Reivindicado por Sérvia Reivindicado por Somália Reivindicado pelo República Popular da China Reivindicado pelo República da China Reivindicado por Coreia do Sul Reivindicado por Azerbaijão Reivindicado pelo República do Chipre Disputado por Israel Reivindicado por Indonésia Reivindicado pelo Ilhas Marshall Reivindicado por Maurício Reivindicado por Marrocos Reivindicado por Moldávia Reivindicado por Mali Reivindicado por Espanha Reivindicado por Argentina Reivindicado por Ucrânia Um Estado independente de facto, reconhecido por Rússia, Nicarágua, Nauru, Síria, Venezuela, Abkhazia, Artsakh e Transnístria. Reivindicado na íntegra por Georgia como o Administração Provisória da Ossétia do Sul.
 Taiwan - República da China D Sem associação, ex-associação até 1971 Parcialmente não reconhecido. BCreivindicado por AfeganistãoReivindicado por GeorgiaReivindicado por Coreia do Norte Reivindicado por Sérvia Reivindicado por Somália Reivindicado pelo República Popular da China Reivindicado pelo República da China Reivindicado por Coreia do Sul Reivindicado por Azerbaijão Reivindicado pelo República do Chipre Disputado por Israel Reivindicado por Indonésia Reivindicado pelo Ilhas Marshall Reivindicado por Maurício Reivindicado por Marrocos Reivindicado por Moldávia Reivindicado por Mali Reivindicado por Espanha Reivindicado por Argentina Reivindicado por Ucrânia Um estado competindo (nominalmente) por reconhecimento com o República Popular da China (PRC) como o governo da China desde 1949. A República da China (ROC) controla a ilha de Taiwan, Penghu, Kinmen, Ilhas Matsue Ilha das Pratas, assim como Ilha Taiping e Recife de Zhongzhou da Ilhas Spratly, e não renunciou a reivindicações sobre seus territórios anexados no continente. O ROC é reconhecido pela 12 Estados membros da ONU e a Santa Sé em 26 de março de 2023, nenhum dos quais reconhece a RPC. Além disso, um membro da ONU (Butão) Possui absteve-se de reconhecer o ROC ou o PRC.

Além dessas relações, o ROC também mantém relações não oficiais com 58 Estados membros da ONU, um estado autodeclarado (Somaliland), três territórios (Guam, 香港e Macau), e as União Européia através do seu escritórios de representação e consulados sob a Uma China princípio. Taiwan tem a 31ª maior rede diplomática do mundo, com 110 escritórios.

O território da ROC é reivindicado integralmente pela RPC. O ROC participa de organizações internacionais sob uma variedade de pseudônimos, mais comumente "Chinese Taipei" E no OMC tem plena adesão sob a designação de "Território Aduaneiro Separado de Taiwan, Penghu, Kinmen e Matsu". A ROC foi membro fundador da ONU e foi membro de 1945 a 1971, com poder de veto no Conselho de Segurança da ONU. Ver China e as Nações Unidas.

 Transnistria – República da Moldávia Pridnestroviana D Sem associação BCreivindicado por AfeganistãoReivindicado por GeorgiaReivindicado por Coreia do Norte Reivindicado por Sérvia Reivindicado por Somália Reivindicado pelo República Popular da China Reivindicado pelo República da China Reivindicado por Coreia do Sul Reivindicado por Azerbaijão Reivindicado pelo República do Chipre Disputado por Israel Reivindicado por Indonésia Reivindicado pelo Ilhas Marshall Reivindicado por Maurício Reivindicado por Marrocos Reivindicado por Moldávia Reivindicado por Mali Reivindicado por Espanha Reivindicado por Argentina Reivindicado por Ucrânia Um Estado independente de facto, reconhecido apenas por Abkhazia, Artsakh e Ossétia do Sul. Reivindicado na íntegra por Moldávia.

Veja também

Notas

  1. ^ Os marcadores a seguir são agrupados de acordo com a disponibilidade de fontes para os dois critérios ((a) e/ou (b)). Este arranjo não pretende refletir a importância relativa das duas teorias. Detalhes adicionais são discutidos nas entradas individuais do estado.
  2. ^ A Ordem Militar Soberana de Malta não está incluído, pois apesar de ser uma entidade soberana, não possui território e não reivindica a condição de Estado. As entidades consideradas micronações não estão incluídos. Freqüentemente, cabe debater se uma micronação realmente controla seu território reivindicado. Também omitidos desta lista estão todos povos isolados, seja quem mora em sociedades que não podem ser definidas como Estados ou cujo status como tal não é definitivamente conhecido.
  3. ^ Esta coluna indica se um estado é ou não membro do Nações Unidas. Indica também quais os Estados não membros que participam no Sistema das Nações Unidas através da adesão ao Agência internacional de energia atômica ou um dos agências especializadas das Nações Unidas. Todos os membros das Nações Unidas pertencem a pelo menos uma agência especializada e são partes do estatuto da Tribunal Internacional de Justiça.
  4. ^ Esta coluna indica se um estado é ou não objeto de uma grande disputa de soberania. Apenas os estados cuja soberania total é disputada por outro estado são listados.
  5. ^ a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z aa ab ac Os estados membros da União Européia transferiram parte de sua soberania na forma de poderes legislativo, executivo e judiciário para as instituições da UE, o que é um exemplo de união supranacional. A UE tem 27 estados membros.
  6. ^ Estão incluídas informações sobre:
  7. ^ a b c d e f g h i j k l m n o Reino da Commonwealth refere-se a qualquer estado membro da Comunidade das Nações cujo chefe de estado é o rei Carlos III. Cada reino é separado, independente e um estado soberano; ver Relacionamento dos reinos.
  8. ^ a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x Para mais informações sobre divisões com alto grau de autonomia, consulte Lista de áreas autónomas por país.
  9. ^ A Constituição Argentina (Art. 35) reconhece as seguintes denominações para a Argentina: "Províncias Unidas do Río de la Plata", "República Argentina" e "Confederação Argentina"; além disso, estabelece o uso de "nação argentina" para fins de legislação.
  10. ^ Da Argentina afirmou território antártico de Antártica argentina (Antártica Argentina) é um dos cinco constituintes departamentos da província Terra do Fogo.
  11. ^ Às vezes oficialmente "República do Azerbaijão"
  12. ^ O nome legal do Canadá é a única palavra; um nome oficialmente sancionado, embora em desuso, é Domínio do Canadá (que inclui seu título legal); ver: Nome do Canadá, Domínio.
  13. ^ O governo de Cabo Verde declarou "Cabo Verde" o nome oficial em inglês do país em 2013.
  14. ^ Do Chile afirmou território antártico do Antártica chilena (Antártica Chilena) É um comuna da Província Antártica Chilena da Região de Magalhães.
  15. ^ a b A República Popular da China (PRC) é comumente referido como "China", enquanto o República da China (ROC) é comumente referido como "Taiwan". O ROC também é ocasionalmente conhecido diplomaticamente como Chinese Taipei, ou por outro nomes alternativos.
  16. ^ a b Em 1949, o governo da República da China liderado pelo Kuomintang (KMT) perdeu o Guerra civil chinesa ao Partido Comunista Chinês (CCP) e constituiu um capital provisório em Taipei. O PCC estabeleceu a RPC. Como tal, o status político do ROC e status legal de Taiwan (ao lado do territórios sob jurisdição ROC) estão em disputa. Em 1971, as Nações Unidas concederam ao Assento da China para a RPC. Na visão das Nações Unidas, nenhum membro da organização se retirou como consequência disso, mas os representantes do ROC declararam que estavam se retirando. A maioria dos estados reconhece a RPC como o único representante legítimo de toda a China, e a ONU classifica Taiwan como "Taiwan, Província da China". O ROC tem relações de fato com a maioria dos estados soberanos. Um movimento político significativo dentro de Taiwan defende independência de Taiwan.
  17. ^ Veja também Datas de estabelecimento de relações diplomáticas com a República Popular da China e Relações Exteriores da China.
  18. ^ a b c Mais informações em mais ou menos federal estruturas podem ser encontradas em um Lista de federações.
  19. ^ Um nome abreviado oficial em inglês foi adotado pelo governo tcheco, "czechia". Esta variante permanece incomum, mas foi adotada por várias empresas e organizações, incluindo as Nações Unidas. Ver Nome da República Tcheca.
  20. ^ Também conhecido como Congo-Kinshasa. Anteriormente referido como Zaire, seu nome oficial de 1971 a 1997.
  21. ^ A designação "Dinamarca" pode referir-se à Dinamarca metropolitana ou a todo o reino dinamarquês (por exemplo, em organizações internacionais).
  22. ^ O governo de Timor-Leste usa "Timor-Leste" como o nome oficial do país em inglês.
  23. ^ Anteriormente referido como o Reino da Suazilândia, seu nome oficial até 2018.
  24. ^ Aland foi desmilitarizado pelo Tratado de Paris em 1856, que mais tarde foi afirmado pelo Liga das Nações em 1921, e em um contexto um tanto diferente reafirmado no tratado de admissão da Finlândia à União Europeia em 1995.
  25. ^ Da França afirmou território antártico de Adelie Land (Terre Adélie) é um dos cinco distritos constituintes das Terras Austrais e Antárticas Francesas.
  26. ^ Também conhecida como Guiné-Conacri.
  27. ^ Embora às vezes referido como a "República da Islândia" e às vezes sua contraparte Ilha de Lýðveldið em islandês, o nome oficial do país é simplesmente "Islândia". Um exemplo do primeiro é o nome do Constituição da Islândia, que em islandês é Stjórnarskrá lýðveldisins Íslands e significa literalmente "a Constituição da República da Islândia". No entanto, neste uso, "república" não é maiúscula.
  28. ^ "Irlanda" é o nome oficial do país em inglês. "República da Irlanda" (o oficial descrição em inglês) e "Éire" (o nome oficial em irlandês) às vezes foram usados ​​não oficialmente para distinguir o estado do maior ilha da Irlanda, no entanto, isso foi oficialmente obsoleto. Vejo nomes do estado irlandês.
  29. ^ O governo da Costa do Marfim usa "Côte d'Ivoire" como o nome oficial do país em inglês.
  30. ^ O nome oficial do país, Mianmar, adotado em 1989, tem sido confuso e controverso, com o antigo nome Birmânia ainda sendo usado em muitos casos. Ver Nomes de Mianmar.
  31. ^ A designação "Holanda" pode referir-se tanto a metrópoles Nederland ou para todo Reino (por exemplo, em organizações internacionais).
  32. ^ Anteriormente conhecida constitucionalmente como "República da Macedônia" de 1991 a 2019 e sob a designação internacional de "antiga República Iugoslava da Macedônia" (ARJM) de 1993 a 2019 devido à Disputa de nomenclatura da Macedônia com Grécia. Seguindo o Acordo Prespa entrando em vigor em fevereiro de 2019, o país foi renomeado como "Macedônia do Norte".
  33. ^ Também conhecido como Congo-Brazzaville.
  34. ^ A Espanha possui vários pequenos territórios ultramarinos espalhados ao longo da costa mediterrânea, fazendo fronteira com Marrocos, conhecido como o praças de soberânia.
  35. ^ Anteriormente conhecido como Ceilão até 1972.
  36. ^ O governo da Turquia usa "Türkiye" como o nome oficial do país em inglês.
  37. ^ Esta coluna indica se um estado é ou não membro do Nações Unidas. Indica também quais os Estados não membros que participam no Sistema das Nações Unidas através da adesão ao Agência internacional de energia atômica ou um dos agências especializadas das Nações Unidas. Todos os membros das Nações Unidas pertencem a pelo menos uma agência especializada e são partes do estatuto da Tribunal Internacional de Justiça.
  38. ^ Esta coluna indica se um estado é ou não objeto de uma grande disputa de soberania. Apenas os estados cuja soberania total é disputada por outro estado são listados.
  39. ^ Estão incluídas informações sobre:
  40. ^ Anteriormente conhecida como República de Nagorno-Karabakh, seu nome oficial de 1991 a 2017

Referência

  1. ^ a b c "Estados Membros | Nações Unidas". Nações Unidas. Arquivados do original em 1 de março de 2023. Recuperado 7 de Março 2023.
  2. ^ Hersch Lauterpacht (2012). Reconhecimento em Direito Internacional. Cambridge University Press. pág. xxxv. ISBN 9781107609433.
  3. ^ Hahn, Gordon (2002). A revolução da Rússia vista de cima, 1985-2000: reforma, transição e revolução na queda do regime comunista soviético. New Brunswick: Transaction Publishers. pág. 527. ISBN 978-0765800497.
  4. ^ Griffiths, Ryan (2016). Era da Secessão: Os Determinantes Internacionais e Domésticos do Nascimento do Estado. Cambridge: Cambridge University Press. pp. 85, 213–242. ISBN 978-1107161627.
  5. ^ "Talibã anuncia novo governo para o Afeganistão". BBC News. 7 setembro 2021.
  6. ^ a b "Assentos da ONU negados, por enquanto, ao Talibã do Afeganistão e à Junta de Mianmar". The New York Times. 1 Dezembro 2021.
  7. ^ "Perfil do país de Andorra". BBC News. Arquivados do original em 15 de fevereiro de 2009. Recuperado Novembro 8 2011.
  8. ^ Governo de Antígua e Barbuda. "Capítulo 44: A Lei do Governo Local de Barbuda" (PDF). Leis de Antígua e Barbuda, Arquivado de o original (PDF) em 6 2011 julho. Recuperado Novembro 10 2010.
  9. ^ "Tierra del Fuego e Antártica". Patagônia-Argentina. Recuperado Setembro 12 2020.
  10. ^ "Pakistan Worldview, Relatório 21, Visita ao Azerbaijão" (PDF). Comissão de Relações Exteriores do Senado do Paquistão. 2008. Arquivado de o original (PDF) no 19 February 2009.
  11. ^ "Nilufer Bakhtiyar: "Para o Azerbaijão, o Paquistão não reconhece a Armênia como um país"". www.today.az. Recuperado 10 de Fevereiro 2023.
  12. ^ "Paquistão é o único país que não reconhece a Armênia - enviado". News.Az. 5 de fevereiro de 2014. Arquivado em o original no 23 February 2014. Recuperado 17 de Fevereiro 2014. Somos o único país que não reconhece a Armênia como um estado.
  13. ^ "Perfis dos países da UE | União Europeia". european-union.europa.eu. Recuperado 10 de Fevereiro 2023.
  14. ^ "Bahamas, O | A Comunidade". thecommonwealth.org. 15 de agosto de 2013. Arquivados do original em 9 de março de 2018. Recuperado 12 de Março 2018.
  15. ^ Ministério das Relações Exteriores da República da Lituânia (23, setembro de XIX). "Declaração do Ministério das Relações Exteriores da Lituânia sobre a situação na Bielorrússia". Recuperado 14 de Março 2022.
  16. ^ Stjepanović, Dejan (2015). "Cidadania Subestatal Dupla como Inovação Institucional: O Caso do Distrito de Brčko na Bósnia". Nacionalismo e política étnica. 21 (4): 382-383. dois:10.1080/13537113.2015.1095043. eISSN 1557-2986. ISSN 1353-7113. OCLC 5927465455. S2CID 146578107.
  17. ^ Tanya Basu (14 de dezembro de 2013). "Cabo Verde ganha novo nome: 5 coisas para saber sobre como os mapas mudam". Geografia nacional. Arquivados do original em 20 de outubro de 2018. Recuperado 8 outubro 2018.
  18. ^ Constituição das Comores, art. 1.
  19. ^ Andreas S. Kakouris (9 de julho de 2010). "Chipre não está em paz com a Turquia". CNN. Arquivados do original em 18 de maio de 2014. Recuperado Maio 17 2014. A Turquia está sozinha, violando a vontade da comunidade internacional. É o único país a reconhecer o "TRNC" e é o único país que não reconhece a República de Chipre e seu governo.
  20. ^ "Ato de Autonomia das Ilhas Faroe: No. 137 de 23 de março de 1948". Ministério de Estatísticas. Copenhague. Arquivado de o original em 10 setembro 2015. Recuperado Maio 20 2015.
  21. ^ "A Lei de Autogoverno da Groenlândia: Lei nº 577 de 29 de novembro de 1978". Ministério de Estatísticas. Copenhague. Arquivado de o original no 14 February 2014. Recuperado Maio 20 2014.
  22. ^ "Lei Rotuma". Leis de Fiji (ed. de 1978). Suva, Fiji: Governo de Fiji. 1927. Arquivado de o original em 21 2010 junho. Recuperado 10 julho 2010.
  23. ^ Governo de Fiji, Gabinete do Primeiro Ministro (1978). "Capítulo 122: Lei Rotuma". Leis de Fiji. Universidade do Pacífico Sul. Arquivados do original em 1 de março de 2011. Recuperado Novembro 10 2010.
  24. ^ "O perfil da Gâmbia". BBC News. 14 de fevereiro 2018. Arquivados do original em 11 de março de 2018. Recuperado 12 de Março 2018.
  25. ^ Constituição da Grécia, art. 105.
  26. ^ "Islândia - Cultura, História e Pessoas". Arquivados do original em 18 de julho de 2011. Recuperado 2 de Fevereiro 2016.
  27. ^ "Working Paper No. 54: Lista UNGEGN de ​​nomes de países (preparado pelo Grupo de Especialistas das Nações Unidas em Nomes Geográficos)" (PDF). unstats.un.org. Viena. Maio de 2011. Arquivados (PDF) do original em 11 de agosto de 2011. Recuperado 2 de Fevereiro 2016.
  28. ^ "Hvert er formlegt heiti landsins okkar?". Arquivados do original em 22 de julho de 2011. Recuperado 2 de Fevereiro 2016.
  29. ^ "Constituição iraquiana" (PDF), Arquivado de o original (PDF) em 18 2016 Maio.
  30. ^ Daly, Mary E. (janeiro de 2007). "O Estado Livre Irlandês/Éire/República da Irlanda/Irlanda: "Um país com outro nome"?". Jornal de Estudos Britânicos. Cambridge University Press em nome da The North American Conference on British Studies. 46 (1): 72-90. dois:10.1086/508399. JSTOR 10.1086/508399.
  31. ^ "Lei Básica: Jerusalém, Capital de Israel". www.knesset.gov.il. Arquivados do original em 5 de setembro de 2014. Recuperado 7 julho 2014.
  32. ^ "Disputas: Internacional". CIA World Factbook. Arquivado de o original em 14 2011 Maio. Recuperado Novembro 8 2011.
  33. ^ Bell, Abraham (28 de janeiro de 2008). "Direito Internacional e Gaza: O Ataque ao Direito de Autodefesa de Israel". Resumo da edição de Jerusalém, vol. 7, nº 29. Centro de Assuntos Públicos de Jerusalém. Arquivados do original em 21 de junho de 2010. Recuperado 16 julho 2010.
  34. ^ Salih, Zak M. (17 de novembro de 2005). "Panelistas discordam sobre o status de ocupação de Gaza". Faculdade de Direito da Universidade da Virgínia, Arquivado de o original 3 em março 2016. Recuperado 16 julho 2010.
  35. ^ "Israel: 'Desengajamento' não acabará com a ocupação de Gaza". Observatório dos Direitos Humanos. 29 de outubro de 2004. Arquivados do original em 1 de novembro de 2008. Recuperado 16 julho 2010.
  36. ^ Sanger, André (2011). MN Schmitt; Louise Arimatsu; Tim McCormack (eds.). "A Lei Contemporânea do Bloqueio e a Flotilha da Liberdade de Gaza". Anuário de Direito Internacional Humanitário 2010. Anuário de Direito Internacional Humanitário. Springer Science & Business Media. 13: 429. dois:10.1007/978-90-6704-811-8_14. ISBN 978-90-6704-811-8. É esse controle externo direto sobre Gaza e controle indireto sobre a vida dentro de Gaza que levou as Nações Unidas, a Assembleia Geral da ONU, a Missão de Apuração de Fatos da ONU para Gaza, organizações internacionais de direitos humanos, sites do governo dos EUA, o Escritório de Relações Exteriores e da Commonwealth do Reino Unido e um número significativo de comentaristas jurídicos, para rejeitar o argumento de que Gaza não está mais ocupada.
    * Scobbie, Ian (2012). Elizabeth Wilmshurst (ed.). Direito Internacional e Classificação de Conflitos. Imprensa da Universidade de Oxford. pág. 295. ISBN 978-0-19-965775-9. Mesmo após a ascensão do Hamas ao poder, a afirmação de Israel de que não ocupa mais Gaza não foi aceita pelos órgãos da ONU, pela maioria dos Estados, nem pela maioria dos comentaristas acadêmicos por causa de seu controle exclusivo de sua fronteira com Gaza e pontos de passagem, incluindo a efetiva controle que exerceu sobre a passagem de Rafah até pelo menos maio de 2011, seu controle das zonas marítimas e do espaço aéreo de Gaza, que constituem o que Aronson chama de 'envelope de segurança' ao redor de Gaza, bem como sua capacidade de intervir à força à vontade em Gaza.
    * Gawerc, Michelle (2012). Prefigurando a Paz: Parcerias Israel-Palestinas para a Construção da Paz. Livros Lexington. pág. 44. ISBN 9780739166109. Em outras palavras, enquanto Israel sustentava que sua ocupação de Gaza terminou com seu desengajamento unilateral, os palestinos – assim como muitas organizações de direitos humanos e organismos internacionais – argumentaram que Gaza estava, para todos os efeitos, ainda ocupada.
  37. ^ Ministério Federal das Relações Exteriores da Alemanha (novembro de 2009). "Beziehungen zu Deutschland". Governo da Alemanha. Arquivados do original em 23 de julho de 2010. Recuperado 16 julho 2010. Para mais informações, consulte Relações Exteriores das Ilhas Cook.
  38. ^ Missão Permanente da República de Nauru junto às Nações Unidas. "Relações Exteriores". Nações Unidas. Arquivado de o original em 4 2014 outubro. Recuperado 16 julho 2010.
  39. ^ a b c "Artigo 102, Repertório de Prática dos Órgãos das Nações Unidas, Suplemento No. 8, Volume VI (1989–1994)" (PDF). untreaty.un.org, Arquivado de o original (PDF) em abril de 3, 2012. Recuperado Julho 15, 2011.
  40. ^ "Tratado sobre as relações básicas entre o Japão e a República da Coreia". Arquivados do original em 13 de março de 2009. Recuperado 27 outubro 2008.
  41. ^ Constituição do Paquistão, art. 1.
  42. ^ Aslam, Tasnim (11 de dezembro de 2006). "O Paquistão não reivindica a Caxemira como parte integrante..." Outlook Índia. O Grupo Outlook. Arquivados do original em 13 de dezembro de 2011. Recuperado 27 de Fevereiro 2011.
  43. ^ Williams, Kristen P. (2001). Apesar dos conflitos nacionalistas: teoria e prática da manutenção da paz mundial. Greenwood Publishing Group. pp. 154–155. ISBN 978-0-275-96934-9.
  44. ^ Pruthi, RK (2001). Uma pesquisa enciclopédica sobre o terrorismo global no século XXI. Publicações Anmol Unip. Ltd. pp. 120–121. ISBN 978-81-261-1091-9.
  45. ^ "Dia Azad Caxemira", Arquivado de o original em agosto 12 2014. Recuperado 28 julho 2014.
  46. ^ a b "Para ser publicado na próxima edição do" (PDF). Arquivados (PDF) do original em 5 de setembro de 2014. Recuperado 28 julho 2014.
  47. ^ "História AJ&K". Arquivados do original em 6 de janeiro de 2018. Recuperado 6 de Janeiro 2018.
  48. ^ Lansford, Tom (8 de abril de 2014). Manual Político do Mundo 2014. ISBN 9781483333281. Recuperado 5 outubro 2014.
  49. ^ "A Lei Constitucional Provisória de Azad Jammu e Caxemira, 1974" (PDF), Arquivado de o original (PDF) em 13 2013 outubro. Recuperado 28 julho 2014.
  50. ^ Organização de Libertação da Palestina. "Caminho para o Estado Palestino: Reconhecimento e Admissão". Departamento de Assuntos de Negociações. Arquivado de o original agosto em 18, 2011. Recuperado Julho 28, 2011.
  51. ^ Veja o seguinte sobre os critérios de estado:
  52. ^ a b "Estados e entidades não membros". Nações Unidas. 29 de fevereiro de 2008. Arquivado em o original em 9 2009 Maio. Recuperado 30 agosto 2010.
  53. ^ Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. "Estados Árabes: Palestina". Nações Unidas. Arquivados do original em 4 de janeiro de 2012. Recuperado 3 dezembro 2011.
  54. ^ "Os palestinos: antecedentes e relações com os EUA" (PDF). 18 de março de 2021. pp. 40–41.
  55. ^ Keun Min. "Saudações". Província Especial de Autogoverno de Jeju. Arquivados do original em 2 de maio de 2013. Recuperado Novembro 10 2010.
  56. ^ a b "Declaração da UNISFA sobre a recente onda de ataques em Abyei". UNmissions.org. 18 outubro 2017. Arquivados do original em 13 de fevereiro de 2018. Recuperado 12 de Fevereiro 2018.
  57. ^ a b "Abyei Administration Area Changes Name". Gurtong.net. 29 julho 2015. Arquivados do original em 13 de fevereiro de 2018. Recuperado 12 de Fevereiro 2018.
  58. ^ "Relações bilaterais da Santa Sé". Site da Santa Sé. Arquivados do original em 9 de julho de 2014. Recuperado 5 junho 2012.
  59. ^ a b Абхазия, Южная Осетия и Приднестровье признали независимость друг друга и призвали всех к этому же (em russo). newsru. com. 17 de novembro de 2006. Arquivados do original em 16 de abril de 2009. Recuperado 5 junho 2011.
  60. ^ a b c Ker-Lindsay, James (2012). A Política Externa de Contra-Secessão: Impedindo o Reconhecimento de Estados Contestados. Oxford University Press. p. 53 ISBN 9780199698394. Arquivados do original em 9 de outubro de 2013. Recuperado Setembro 24 2013. Além dos quatro casos de estado contestado descritos acima, há três outros territórios que declararam independência unilateralmente e são geralmente considerados como tendo cumprido os critérios de Montevidéu para status de estado, mas não foram reconhecidos por nenhum estado: Transnístria, Nagorny Karabakh e Somalilândia .
  61. ^ Kruger, Heiko (2010). O conflito de Nagorno-Karabakh: uma análise jurídica. Springer. pág. 55. ISBN 978-3-642-11787-9.
  62. ^ Nikoghosyan, Hovhannes (agosto de 2010). "Implicações da decisão de Kosovo para a Armênia e o Azerbaijão". HULIQ.com. Hareyan Publishing, LLC. Arquivados do original em 23 de novembro de 2011. Recuperado Abril 17 2011.
  63. ^ a b c "Вице-спикер парламента Абхазии: Выборы в НКР соответствуют всем международным стандартам". Ararat-online.ru - Армянский информационный интернет портал. Recuperado 10 de Fevereiro 2023.
  64. ^ "Em detalhes: A política externa de Pridnestrovie". Pridnestrovie. 26 de maio de 2010. Arquivado em o original em 11 2008 Maio. Recuperado 29 junho 2010.
  65. ^ "Perfil de Nagorno-Karabakh". BBC News. 30 pode 2012. Recuperado 10 de Fevereiro 2023.
  66. ^ "Missão de Administração Interina das Nações Unidas no Kosovo". UN. Arquivados do original em 25 de dezembro de 2014. Recuperado 8 de Janeiro 2015.
  67. ^ ""Sijera Leone je 18. država koja je povukla priznanje tzv. Kosovo" − http://www.mfa.gov.rs/". {{cite web}}: Link externo em |title= (ajudar)
  68. ^ "Chipre", The World Factbook, Agência Central de Inteligência, 6 de fevereiro de 2023, recuperado 10 de Fevereiro 2023
  69. ^ Kreuter, Aaron (2010). "Autodeterminação, Soberania e Falha dos Estados: Somalilândia e o Caso de Secessão Justificada" (PDF). Revista de Direito Internacional de Minnesota. Faculdade de Direito da Universidade de Minnesota. 19:2: 380-381. Arquivado de o original (PDF) em 27 setembro 2013. Recuperado Setembro 24 2013. Considerando cada um desses fatores, a Somalilândia tem um argumento colorido de que atende aos requisitos teóricos da condição de Estado. ... Nestas bases, a Somalilândia parece ter uma forte reivindicação de estado.
  70. ^ Grupo de Crise Internacional (23 de maio de 2006). "Somalilândia: Hora da liderança da União Africana" (PDF). O relatório da África. Groupe Jeune Afrique (110): 10–13. Arquivado de o original (PDF) em 20 2011 julho. Recuperado Abril 19 2011.
  71. ^ Mesfin, Berouk (setembro de 2009). "O desenvolvimento político da Somalilândia e seu conflito com Puntland" (PDF). Papel ISS. Instituto de Estudos de Segurança (200): 8. Arquivado de o original (PDF) 23 em novembro 2011. Recuperado Abril 19 2011.
  72. ^ ARIEFF, Alexis. "Estado de fato? O estranho caso da Somalilândia" (PDF). Jornal de Assuntos Internacionais de Yale. Conselho de Assuntos Internacionais em Yale (primavera/verão de 2008): 1–79. Arquivados (PDF) do original em 13 de dezembro de 2011. Recuperado Abril 17 2011.
  73. ^ "Perfil da Somalilândia". BBC News. 14 Dezembro 2017. Arquivados do original em 23 de abril de 2017. Recuperado 27 de Janeiro 2018.
  74. ^ Jansen, Diná (2009). "O Conflito entre Autodeterminação e Integridade Territorial: o Paradigma da Ossétia do Sul". Geopolítica vs. Governança Global: Reinterpretando a Segurança Internacional. Centro de Estudos de Política Externa, Universidade de Dalhousie: 222–242. ISBN 978-1-896440-61-3. Arquivados do original em 19 de agosto de 2018. Recuperado 14 dezembro 2017.
  75. ^ "Rússia condenada por reconhecer regiões rebeldes". CNN.com. Rede de notícias a cabo. 26 de agosto de 2008. Arquivados do original em 29 de agosto de 2008. Recuperado 26 agosto 2008.
  76. ^ "Ma refere-se à China como território ROC em entrevista a revista". Taipei times. 8 outubro 2008. Arquivados do original em 3 de junho de 2009. Recuperado 13 outubro 2008.
  77. ^ 中華民國國情介紹. 2.16.886.101.20003. 22 de março de 2017.
  78. ^ van der Wees, Gerrit. "O espaço internacional de Taiwan está se expandindo ou contraindo?". thediplomat. com. O Diplomata. Recuperado 16 dezembro 2021.
  79. ^ "Perfil da Transnístria - Visão geral". BBC News. 31 pode 2012. Recuperado 10 de Fevereiro 2023.

Bibliografia