Lista de métodos de pesquisa psicológica

Hoje, Lista de métodos de pesquisa psicológica continua a ser um tema de grande interesse e relevância na sociedade. Seu impacto pode ser observado em diversas áreas, desde a política até a cultura popular. Neste artigo, mergulharemos no mundo de Lista de métodos de pesquisa psicológica e exploraremos seu significado, evolução e influência na vida diária. Através de uma análise aprofundada, procuraremos compreender melhor o papel que Lista de métodos de pesquisa psicológica desempenha nas nossas vidas e como moldou as nossas percepções e ações. Desde as suas origens até às tendências atuais, Lista de métodos de pesquisa psicológica deixou uma marca indelével na história e continua a ser hoje tema de debate e reflexão.

Uma ampla gama de métodos de pesquisa é utilizada na psicologia. Esses métodos variam conforme as fontes de onde a informação é obtida, a forma como essa informação é amostrada e os tipos de instrumentos utilizados na coleta de dados. Os métodos também variam se coletam dados qualitativos, dados quantitativos ou ambos.

As descobertas da Pesquisa psicológica qualitativa não são alcançadas por meio de procedimentos estatísticos ou outros métodos quantitativos. As descobertas da Pesquisa psicológica quantitativa resultam de modelagem matemática e de estimativas ou inferência estatística. Os dois tipos de pesquisa diferem nos métodos empregados, e não nos temas abordados.

Existem três principais tipos de pesquisa psicológica:

Métodos comuns

Os desenhos de pesquisa e os métodos de coleta de dados comuns incluem:

Os desenhos de pesquisa variam de acordo com o(s) período(s) de tempo durante os quais os dados são coletados:

  • Estudo de coorte retrospectivo: os participantes são escolhidos e, em seguida, os dados sobre suas experiências passadas são coletados.
  • Estudo de coorte prospectivo: os participantes são recrutados antes de os efeitos independentes propostos serem administrados ou ocorrerem.
  • Estudo transversal: uma população é amostrada em todas as medidas propostas em um único ponto no tempo.
  • Estudo longitudinal: os participantes são estudados em vários pontos no tempo, podendo abordar o efeito de coorte e ajudar a indicar direções causais dos efeitos.
  • Estudo cruzado-sequencial: grupos de diferentes idades são estudados em vários pontos no tempo; combina os desenhos transversal e longitudinal.

A pesquisa em psicologia tem sido conduzida tanto com animais quanto com sujeitos humanos:

Referências

  • Stangor, C. (2007). Métodos de Pesquisa para as Ciências do Comportamento. 3ª ed. Boston, MA: Houghton Mifflin Company.
  • Weathington, B.L., Cunningham, C.J.L. & Pittenger, D.P. (2010). Métodos de Pesquisa para as Ciências Comportamentais e Sociais. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons, Inc.