Livro de artista

No mundo de hoje, Livro de artista ainda é um tema de grande relevância e debate. Seja pelo seu impacto na sociedade, pela sua influência na cultura popular ou pela sua importância na vida quotidiana, Livro de artista continua a ser um tema de interesse para pessoas de todas as idades e origens. Desde suas origens até sua evolução nos dias atuais, Livro de artista tem sido objeto de inúmeros estudos, análises e discussões que buscam compreender melhor sua abrangência e significado. Neste artigo, exploraremos diferentes aspectos de Livro de artista e examinaremos sua importância no contexto atual.

Twentysix Gasoline Stations, 1963 by Ed Ruscha

Livro de artista são obras de arte realizadas sob a forma de um livro. Habitualmente publicados em pequenas edições, são por vezes produzidos como obras de arte únicas.

Segundo a definição de Stephen Bury, "Livros de artista são livros ou objectos em forma de livro; sobre os quais, na aparência, final o artista tem um grande controle. O livro é entendido nele mesmo como uma obra de arte. Estes não são livros com reproduções de obras de artistas, ou apenas um texto ilustrado por um artista. Na prática, esta definição quebra-se quando o artista a desafia, puxando o formato livro em direcções inesperadas." [1] [2]

Referências

  1. Artists' Books: The Book As a Work of Art, 1963–1995, Bury, Scolar Press, 1995 (em inglês)
  2. Ana João Romana. «Livros de Artista - Alunos Finalistas de Artes Plásticas ESAD-CR» (PDF). IPL/ESAD-CR Edições (2010). Consultado em 14 de março de 2015. Arquivado do original (PDF) em 2 de abril de 2015  (em português)