Locomotiva manobreira

Hoje vamos nos aprofundar no fascinante mundo de Locomotiva manobreira. Quer você seja um aficionado por história, um fã de música, um amante da natureza ou simplesmente alguém em busca de informações diversas, este artigo é para você. Locomotiva manobreira é um tema que tem chamado a atenção de muitas pessoas ao longo dos anos e é por isso que queremos explorá-lo detalhadamente. Desde as suas origens até ao seu impacto na sociedade atual, vamos mergulhar nas muitas facetas que Locomotiva manobreira tem para oferecer. Junte-se a nós nesta jornada de descoberta e aprendizado sobre Locomotiva manobreira.

Exemplo típico de
locomotiva manobreira.

O termo locomotiva manobreira(pt-BR) ou locotrator(pt) (em inglês: switcher locomotive; em francês: locotracteur), em operações ferroviárias, designa um tipo específico de locomotiva, em geral mais curta que as normais, utilizada para conduzir material rodante no processo de acoplamento, que visa interligá-los ou separá-los de forma ordenada para compor ou desfazer um trem(pt-BR) ou comboio(pt).[1]

Ver também

Referências

  1. «Locomotivas a Vapor e Elétricas». Associação Brasileira de Preservação Ferroviária - ABPF. Julho de 2014. Consultado em 22 de julho de 2015 

Bibliografia

  • José E. C. H. Buzelin, Eduardo J. J. Coelho e João Bosco Setti: A ferrovia de Minas, Rio e São Paulo, 2002, Sociedade de Pesquisa para Memória do Trem, ISBN 85-86094-04-8 (em português)
  • Eduardo J. J. Coelho, João Bosco Setti: A E.F. Vitória a Minas e suas locomotivas desde 1904: As locomotivas diesel 1947 a 2003, 2003, Sociedade de Pesquisa para Memória do Trem, ISBN 85-86094-06-4 (em português)

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Locomotiva manobreira