Luís Coutinho

No artigo de hoje, vamos nos aprofundar no fascinante mundo de Luís Coutinho. Se você está procurando informações sobre este tema, tentando entender sua importância hoje, ou simplesmente deseja descobrir algo novo, você veio ao lugar certo. Nas próximas linhas exploraremos diferentes aspectos relacionados a Luís Coutinho, desde sua história até suas aplicações práticas no dia a dia. Prepare-se para mergulhar em uma jornada de conhecimento e descoberta que deixará você com uma perspectiva renovada sobre Luís Coutinho. Não o perca!

 Nota: Se procura o político brasileiro, veja Luís Pereira da Nóbrega de Sousa Coutinho.
Luís Coutinho
Nascimento dezembro de 1415
Morte 1453
Cidadania Reino de Portugal
Progenitores
Ocupação padre
Religião Igreja Católica

Luís Coutinho (c. 1400 - Lisboa, Abril de 1453) foi um prelado português.

Há historiadores de arte que defendem que é uma das personagens presentes nos enigmáticas Painéis de São Vicente de Fora[1].

Biografia

D. Luís Coutinho era filho de Gonçalo Vaz Coutinho, 2.º Marechal do Reino de Portugal pelo primeiro casamento, Senhor de Leomil e Alcaide-Mor de Lamego e de Trancoso, e de sua segunda mulher Joana de Albuquerque, sendo por via materna trineto de D. Afonso Sanches e, por conseguinte, tetraneto d' el-Rei D. Dinis I de Portugal.

Foi sucessivamente 24.º Bispo de Viseu (1439-1444), 34.º Bispo de Coimbra (1444-1452) e 5.º Arcebispo de Lisboa (1452-1453).

Quando foi nomeado bispo de Viseu em 1439, em substituição do prelado anterior deposto pelo papa, teve alguma dificuldade em assumir o poder devido à oposição movida pelo regente infante D, Pedro de Coimbra que defendia a permanência do bispo excomungado. Em 1444 assume o bispado de Coimbra e é nesta posição que está presente na Batalha de Alfarrobeira ao lado das forças do rei D. Afonso V de Portugal[1].

Em 1451, acompanhou a Infanta D. Leonor, filha de D. Duarte I de Portugal e de D. Leonor de Aragão, até ao Santo Império Romano, onde se viria a casar com o Imperador Frederico III.

Pouco se sabe acerca da sua acção pastoral, ignorando-se inclusivamente o local e a data exacta da sua morte.

Referências

Fontes

Precedido por
Luís Gonçalves do Amaral
Brasão episcopal
Bispo de Viseu

14391444
Sucedido por
João Vicente
Precedido por
Álvaro Ferreira
Brasão episcopal
Bispo de Coimbra

14441452
Sucedido por
Afonso Nogueira
Precedido por
Pedro de Noronha
Brasão arquiepiscopal
Arcebispo de Lisboa

14521453
Sucedido por
Jaime de Portugal