Mar da Líbia

Hoje, Mar da Líbia é um tema que gera grande interesse e debate na sociedade. Há muito tempo Mar da Líbia é objeto de estudo e análise, mas com o tempo adquiriu relevância ainda maior. Este tema tem captado a atenção de especialistas e profissionais de diversas áreas, que se têm dedicado a pesquisar e aprofundar as suas diferentes vertentes. Seja pelo seu impacto na vida quotidiana, na política, na cultura ou na tecnologia, Mar da Líbia tornou-se hoje uma referência incontornável. Neste artigo, exploraremos minuciosamente as diferentes facetas de Mar da Líbia e sua influência em nossa sociedade.

Localização do Mar da Líbia, entre Creta e a Líbia

O mar da Líbia ou mar Líbio (em grego moderno Λιβυκό Πέλαγος / Livykó Pélagos, em língua árabe:البحر الليبي) e a parte do mar Mediterrâneo delimitada a norte pelas ilhas gregas de Citera, de Creta e de Cárpatos e a sul pela costa da Líbia no Norte de África. Comunica com o mar Jónico a noroeste, o mar de Creta a norte, o mar Egeu a nordeste e o mar do Levante a leste.[1] Os marinheiros consideram-no um mar aberto, em oposição ao mar Egeu, que está semeado de ilhas.[2]

Com efeito, o mar da Líbia não conta senão pequenas ilhas próximas da costa sul de Creta, sendo a maior delas a única que é habitada permanentemente, chamada Gavdos, a 30 km ao largo de Creta, e que constitui o ponto mais meridional da Europa. Entre outras ilhas pequenas, encontram-se Gavdopoula, Paximadia, Crissi e Koufonissi, todas situadas em águas territoriais da Grécia. O mar da Líbia é mais frio que o resto do Mediterrâneo oriental, sobretudo a costa sul de Creta, devido à grande profundidade dos fundos marinhos e às correntes.

Referências

  1. George Ripley and Charles Anderson Dana, The New American Cyclopaedia: A Popular Dictionary of General Knowledge, 1861, D. Appleton and Co.
  2. William Smith (1854). LI´BYCUM MARE. Dictionary of Greek and Roman Geography.  
  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em francês cujo título é «Mer de Libye».