Matilde da Frísia

No mundo de hoje, Matilde da Frísia é um tópico que chamou a atenção de milhões de pessoas em todo o mundo. Desde o seu impacto na sociedade até às suas implicações na economia global, Matilde da Frísia tem sido objecto de debate e controvérsia. Com os avanços tecnológicos e as mudanças nas comunidades, Matilde da Frísia assumiu um papel de liderança no dia a dia das pessoas. Neste artigo, exploraremos as várias facetas de Matilde da Frísia, analisando a sua influência em diferentes aspectos da sociedade e examinando possíveis implicações para o futuro.

Matilde da Frísia
Matilde da Frísia
Rainha dos Francos
Reinado 10341044
Antecessor(a) Constança de Arles
Sucessor(a) Ana de Quieve
Dados pessoais
Nascimento 1025/26
Morte 1044 (18 anos)
Paris, França
Sepultado em Basílica de Saint-Denis
Cônjuge Henrique I de França
Casa Brunonen (por nascimento)
Capeto (por casamento)
Pai Luidolfo da Frísia
Mãe Gertrudes de Egisheim
Religião Catolicismo

Matilde da Frísia (em francês: Mathilde; 1025/26 - Paris, 1044)[1], foi rainha consorte de França, casada com Henrique I de França. Era a filha de Luidolfo da Frísia e Gertrudes de Egisheim.

Depois da morte da sua jovem noiva Matilde da Francónia, filha do Sacro Imperador Romano Conrado II da Germânia, Henrique acordou o seu casamento com Matilde da Frísia em 1034. Não se sabe se o matrimónio ocorreu nessa data, mas segundo todas as evidências só terá sido consumado muito mais tarde.

Matilde deu à luz uma infanta a c. 1040. As duas morreram em 1044, provavelmente de doença, com apenas algumas semanas de intervalo. Henrique casar-se-ia de seguida, e obteria o seu herdeiro, com Ana de Quieve.

Precedida por
Constança de Arles
Armas da dinastia capetiana
Rainha de França

10341044
Sucedida por
Ana de Quieve

Referências