Motor V12

No mundo de hoje, Motor V12 é um tópico que chamou a atenção de milhões de pessoas. Seja pela sua relevância histórica, pelo seu impacto na sociedade ou pela sua influência na cultura popular, Motor V12 tornou-se um ponto de interesse e discussão em diversas áreas. Desde a sua origem até à sua evolução ao longo do tempo, Motor V12 deu origem a inúmeras opiniões e argumentos que enriqueceram o panorama do conhecimento em torno deste tema. Neste artigo exploraremos diferentes aspectos relacionados a Motor V12, aprofundando sua importância, suas implicações e sua projeção no futuro.

Motor V12

Motor V12 de uma
Ferrari 250 GTO.


Tipo
Características técnicas
Disposição

V12 é uma configuração de motor de combustão interna em que 12 cilindros estão dispostos em duas bancadas de 6 cilindros, unidas pela parte de baixo, formando um "V".[1]

Estes motores podem ser tanto de ciclo Otto quanto de ciclo Diesel e são utilizados em automóveis de grande porte, utilitários leves, médios e pesados, embarcações marítimas e até mesmo aeronáuticas. É comum também o emprego de V12 em locomotivas de baixa e média potência. As novas diesel-elétricas GE da série Evolution fazem uso do moderno Gevo 12, com 4650hp no virabrequim a 1000 rpm em substituição do 7FDL-16, de dezesseis cilindros. É o motor preferido das montadoras italianas Ferrari, Pagani e Lamborghini.

Referências

  1. Nunney, Malcolm James (2007). Light and Heavy Vehicle Technology (4º ed.). Butterworth-Heinemann. pp. 13–14. ISBN 978-0-7506-8037-0.
Um Pagani Zonda R V12.

Problemas para escutar este arquivo? Veja a ajuda.