Museu Nacional do Iraque

Museu Nacional do Iraque
Museu Nacional do Iraque
Tipo museu nacional
Inauguração 1926 (98 anos)
Página oficial (Website)
Geografia
Coordenadas 33° 19' 41.9" N 44° 23' 7.4" E
Localidade Bagdá
Localização Bagdá - Iraque

O Museu Nacional do Iraque (em árabe: المتحف العراقي) é um museu localizado em Bagdá, no Iraque. Também conhecido apenas como Museu do Iraque, contém preciosas relíquias da civilização da Mesopotâmia. O museu foi fundado em 1926, sob o nome de "Museu de Antiguidades de Bagdá", e mudou para o nome atual, em 1966, quando foi transferido para outra construção.

No ano de 2003, o museu sofreu um saqueamento, depois do exército de George W. Bush ter dominado a capital do país, Bagdá, de mais de cinquenta mil itens. Certos objeto tinham origens milenares, com aproximadamente cinco mil anos de existência.

Fundação

Depois da Primeira Guerra Mundial, arqueólogos da Europa e dos Estados Unidos deram início à inúmeras escavações pelo território do Iraque. Em um esforço para impedir que os artefatos encontrados saíssem do país, a britânica Gertrude Bell, começou a colecionar os objetos e alocá-los no prédio do governo iraquiano, em Bagdá, no ano de 1922. Em 1926, o governo iraquiano moveu a coleção para um novo edifício e criou o Museu de Antiguidades de Bagdá, com Bell como diretora. No final do ano, a morte de Gertrude fez com que Sidney Smith fosse designado como o novo diretor.

Em 1966, a coleção foi realocada mais uma vez, desta vez para um prédio com 45.000 metros quadrados, em Bagdá, no bairro Al-Ṣāliḥiyyah, do distrito Al-Karkh. Com esta mudança de local, o museu mudou também seu nome, para Museu Nacional do Iraque.

Coleções

Graças à riqueza arqueológica da Mesopotâmia, a coleção de obras do museu é considerada uma das mais ricas e importantes do mundo. A conexão britânica com o museu - e com o Iraque - resultou na exibição bilingue - em Inglês e Árabe - de todas as exposições. A coleção possui artefatos importantes dos mais de 5.000 anos de história da Mesopotâmia, organizados em 28 galerias.

A coleção do Museu Nacional do Iraque inclui obras de arte e artefatos dos povos Sumérios, Babilônicos e Assírios. O museu conta também com galerias dedicadas à coleções com a história pré-islâmica e islâmica. Das muitas obras, a coleção de ouro de Nimrud - com jóias e pedras preciosas que datam o século 9 antes de cristo.

Referências

  1. a b «National Museum of Iraq» (em inglês). Encyclopædia Britannica. Consultado em 20 de fevereiro de 2012 
  2. Chagas, Mario (2007). «Casas e portas da memória e do patrimônio». Em Questão. 13 (2). ISSN 1807-8893