Museu de Capodimonte

Hoje, Museu de Capodimonte é um tema de grande relevância e interesse para um amplo espectro de pessoas. Seja pelo seu impacto na sociedade, pelas suas implicações na vida quotidiana ou pela sua importância histórica, Museu de Capodimonte tornou-se um ponto-chave de discussão em diferentes áreas. Desde o seu surgimento até a sua evolução ao longo do tempo, Museu de Capodimonte captou a atenção de acadêmicos, profissionais e curiosos. Neste artigo exploraremos diferentes aspectos relacionados a Museu de Capodimonte, desde sua origem até seus efeitos atuais, com o intuito de oferecer uma perspectiva abrangente e enriquecedora sobre este tema tão relevante.

Museu de Capodimonte
Museu de Capodimonte
Tipo museu nacional, museu de arte, Italian national museum, museu de arte moderna, Istituto museale ad autonomia speciale, Museum of the Italian Ministry of Culture
Inauguração 1757 (268 anos)
Visitantes 76 240, 252 770, 188 009, 105 307, 186 351
Acervo 3 427, 5 570
Área 13 077 metro quadrado, 15 000 metro quadrado
Página oficial (Website)
Geografia
Coordenadas 40° 52' 1.16" N 14° 15' 1.25" E
Mapa
Localidade Reggia di Capodimonte, Capodimonte
Localização Nápoles - Itália
Patrimônio Herança nacional italiana

O Museu de Capodimonte (Museo di Capodimonte) é um museu de Nápoles instalado num antigo palácio da Casa de Bourbon. Antigamente era a residência de verão dos reis do Reino das Duas Sicílias e hoje abriga uma galeria e um museu de arte.

História

Foi construído a pedido de Carlos VII, rei de Nápoles e da Sicília (mais tarde Carlos III de Espanha) e projetado por Giovanni Antonio Medrano, que foi o arquiteto da Ópera de Nápoles e do Teatro di San Carlo. O objetivo era abrigar a fabulosa coleção de arte da Família Farnese (com obras de arte romanas), que ele tinha herdado da mãe, Elisabetta Farnese, última descendente da família ducal de Parma.

O primeiro e segundo andares abrigam a Galleria Nazionale, com pinturas dos séculos XIII até XVIII, incluindo obras de Simone Martini, Rafael, Ticiano, Caravaggio, El Greco, José de Ribera e Luca Giordano, entre outros. Os aposentos reais são decorados com móveis e porcelana antiga. A fábrica de porcelana de Capodimonte era localizada adjacente ao palácio e foi criada pelo Rei Carlos.

As obras principais

Entre as principais obras expostas no Museu de Capodimonte encontram-se:

Referências

Ligações externas