NPO Energomash

No mundo de NPO Energomash, existem inúmeros aspectos que merecem ser explorados e analisados ​​com cuidado. Desde as suas origens até à sua relevância hoje, NPO Energomash tem sido objeto de fascínio e debate. Neste artigo você embarcará em uma viagem pelos diferentes aspectos que compõem NPO Energomash, desde suas implicações socioculturais até seu impacto na vida cotidiana. Através da reflexão e da análise profunda, você descobrirá a complexidade e a importância de NPO Energomash no mundo moderno. Prepare-se para expandir seus horizontes e mergulhar em um universo de conhecimento e descoberta!

Um motor RD-170, em exposição

A NPO Energomash "V. P. Glushko", é uma empresa de engenharia aeroespacial Russa, especializada no projeto e produção de motores de foguete movidos a combustível líquido. Ela teve origem num antigo Departamento de desenvolvimento de design, da época da União Soviética (OKB).

A sede da NPO Energomash, está localizada em Khimki, cidade vizinha a Moscou, com subsidiárias em: Samara, Perm e São Petersburgo, empregando cerca de 5.500 trabalhadores.

Fundada originalmente em 1946, como o OKB-456, a companhia é conhecida mundialmente por sua longa história no desenvolvimento de grandes motores usando Querosene e LOX como propelentes. A NPO Energomash "V. P. Glushko", recebeu esse nome em 15 de Maio de 1991, em homenagem ao seu projetista chefe, Valentin Glushko.

Entre os vários motores desenvolvidos por ela, destacam-se: