National Center for Biotechnology Information

No mundo de hoje, National Center for Biotechnology Information tem assumido um papel fundamental em diversas áreas da sociedade. Do impacto na tecnologia à influência na esfera social, National Center for Biotechnology Information marcou um antes e um depois na nossa forma de viver e de nos relacionar. Ao longo do tempo, National Center for Biotechnology Information tem sido objeto de estudo e debate, gerando admiração e polêmica. Neste artigo exploraremos a fundo o impacto de National Center for Biotechnology Information em diferentes áreas, procurando compreender a sua importância no mundo contemporâneo e a sua relevância para o futuro.

Logótipo do National Center for Biotechnology Information.

National Center for Biotechnology Information (NCBI; em português: Centro Nacional de Informação Biotecnológica) é uma secção da United States National Library of Medicine (NLM; em português: Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos da América), um ramo dos National Institutes of Health (em português: Institutos Nacionais de Saúde), com sede em Bethesda, Maryland. A instituição foi fundada em 1988 em resultado de legislação proposta pelo senador Claude Pepper.

O NCBI alberga dados provenientes da sequenciação de genomas no seu GenBank e mantém um índice de artigos de investigação biomédica que disponibiliza nas bases de dados PubMed Central e PubMed. Para além disso recolhe, trata e disponibiliza múltiplos outros tipos de informação relevante para o desenvolvimento da biotecnologia. Todas as bases de dados estão disponíveis na Internet através do motor de busca Entrez.

O NCBI é actualmente dirigido por David Lipman, um dos autores do algoritmo de alinhamento de sequências genéticas BLAST e uma figura reputada do campo da bioinformática.

A instituição mantém um programa interno de investigação científica, incluindo grupos liderados por Stephen Altschul (outro co-autor de BLAST), David Landsman e Eugene Koonin (um autor prolífico no campo da genómica comparativa).


Ver também

Referências

Ligações externas