Hoje em dia, Netstat é um tema que tem ganhado grande relevância na sociedade atual. Há muitos anos, Netstat chama a atenção de pessoas de todas as idades e interesses. Com o tempo, Netstat tornou-se um tema recorrente nas conversas diárias, bem como na mídia e nas redes sociais. Seja pelo seu impacto na vida das pessoas, pela sua relevância histórica ou pela sua importância a nível global, Netstat tem conseguido posicionar-se como um tema de interesse geral. Neste artigo exploraremos em profundidade as diferentes arestas e aspectos relacionados a Netstat, com o objetivo de oferecer uma perspectiva ampla e completa sobre este tema tão relevante hoje.
Em computação, netstat
" (de network statistics, em português estatísticas de rede) é uma ferramenta utilitária de rede de linha de comando que exibe conexões de rede para o Transmission Control Protocol (entrada e saída) e User Datagram Protocol (UDP),[1] tabelas de roteamento e várias interfaces de rede (controlador de interface de rede ou interface de rede definida por software) e estatísticas de protocolo de rede. Ele está disponível em sistemas operacionais do tipo Unix, incluindo macOS, Linux, Solaris e BSD, e está disponível em sistemas operacionais baseados no Windows NT, incluindo o Windows XP, Windows Vista, Windows 7, Windows 8 e Windows 10.
Ele é usado para encontrar problemas na rede e para determinar a quantidade de tráfego na rede como medida de desempenho.[2] No Linux, este programa é na maior parte obsoleto, embora ainda esteja incluído em muitas distribuições.
No Linux, o netstat (parte do "net-tools") foi substituído pelo ss
(parte do iproute2). A substituição para netstat -r
é ip route
. A substituição para netstat -i
é ip -s link
, e a substituição para netstat -g
é ip maddr
, onde recomenda-se utilizar todos seus substitutos.[3][4][5][6]
netstat
, onde:
Exemplo de netstat para informações sobre estatisticas:
$ netstat -s -p tcp
$ netstat -s -p udp
$ netstat -an |find /i "listening" //Portas a escuta
$ netstat -an |find /i "established" //Portas com ligação estabelecida
$ netstat -an |find /i "3306" //Definir porta específica "3306"
This program is obsolete. Replacement for netstat is ss. Replacement for netstat -r is ip route. Replacement for netstat -i is ip -s link. Replacement for netstat -g is ip maddr.