Nicola Salvi

Neste artigo iremos nos aprofundar no fascinante mundo de Nicola Salvi, explorando seus aspectos mais relevantes e profundos. Neste sentido analisaremos o seu impacto em diferentes contextos, desde a esfera pessoal à social, incluindo a sua influência na esfera profissional e cultural. Nicola Salvi é um tema que tem despertado grande interesse na atualidade e através desta investigação tentaremos lançar luz sobre as suas múltiplas facetas e a sua relevância na sociedade contemporânea. Esperamos que esta leitura seja enriquecedora e provoque profunda reflexão sobre Nicola Salvi e seu significado em nossas vidas.

A Fonte de Trevi em Roma, a obra mais conhecida de Nicola Salvi

Nicola Salvi ou Niccolò Salvi (6 de Agosto de 1697 - 8 de Fevereiro de 1751) foi um escultor italiano, famoso pela Fonte de Trevi em Roma, cidade onde nasceu e morreu. Estudou com Antonio Canevari, arquitecto consultor da corte de Portugal. Em 1728, partiu com o seu mestre para Lisboa.

De regresso a Itália trabalhou na concepção de fogos de artifício para a Praça de Espanha, para celebrar "os matrimónios recíprocos entre as coroas reais de Espanha e Portugal".

O seu trabalho no estilo barroco tardio é muito conhecido. Além da Fonte de Trevi, Salvi fez trabalhos em igrejas e na ampliação do Palácio Odescalchi com Luigi Vanvitelli. A dupla também participou na construção da Capela de São João Baptista na Igreja de São Roque em Lisboa, uma encomenda do rei D. João V.

Referências