Nitrato de prata

Nitrato de prata é um composto químico de fórmula molecular AgNO3. Comercialmente, costuma chamar-se também de "cáustico lunar", ainda que para uso como reagente analítico em grau de pureza de 99,8% ponderal. Em medicina já foi usado como cauterizador para eliminação de ligeiras tumorações epidérmicas (verrugas e outros), e costumava chamar-se, por isso, de "pedra infernal". Apresenta amplo emprego na ciência analítica e na técnica (é nitrato inorgânico primordial), na indústria e na medicina..

Características gerais

É um sal inorgânico, sólido à temperatura ambiente, de coloração esbranquiçada, sensível à luz. É venenoso e forte agente oxidante, a ponto de causar queimaduras por contato direto, e irritação por inalação ou contato com a pele, mucosas ou olho. É bastante solúvel em água, formando soluções incolores. Por ser forte oxidante, pode inflamar materiais combustíveis, e é explosivo quando misturado com materiais orgânicos ou outros materiais também oxidantes. A temperaturas elevadas, pode decompor-se com emissão de gases tóxicos. ((B&M))

Usos

É usado em fotografia convencional (fotoquímica, não digital), em eletrodeposição, na fabricação de vidros e espelhos, como germicida. Soluções fracas são usadas em tintas capilares e em anti-sépticos. Também se usa em Medicina, em alguns remédios, e em Química, para o desenvolvimento de novas substâncias. É empregado também na área de solução térmica, onde as pastas térmicas de alto desempenho possuem frações de nitrato de prata em sua composição. Mas também é usado como componente de artifício conhecido por estalinho, biribinha e traque de salão.

Em histologia, o nitrato de prata é utilizado como corante para comprovar a existência de fibras reticulares, ácidos nucleícos e proteínas (nomeadamente na eletroforese em gel de poliacrilamida- PAGE).

Cuidados no manuseio

Incompatibilidade

Acetileno e seus compostos, hidróxido de amônio, água oxigenada, carbonato de cálcio, etanol, ácido nítrico com etanol, bromo-2-propano, carvão vegetal, trifluoreto de cloro e óxido de etileno.

Efeitos da exposição

Mão manchada por nitrato de prata

Primeiros socorros

Ver também

Referências

  1. a b c d e f Lide, David R., ed. (2009). CRC Handbook of Chemistry and Physics (90th ed.). Boca Raton, Florida: CRC Press. ISBN 978-1-4200-9084-0.
  2. a b c d Seidell, Atherton; Linke, William F. (1919). Solubilities of Inorganic and Organic Compounds 2nd ed. New York: D. Van Nostrand Company. pp. 617–619 
  3. "MSDS of Silver sulfate". Fisher Scientific, Inc. Fair Lawn, New Jersey. Consultado em 20 de julho de 2014.
  4. a b c Anatolievich, Kiper Ruslan. «silver nitrate». Chemister.ru. Consultado em 20 de julho de 2014 
  5. a b c Meyer, P.; Rimsky, A.; Chevalier, R. (1978). "Structure du nitrate d'argent à pression et température ordinaires. Example de cristal parfait". Acta Crystallographica. 34 (5): 1457–1462
  6. Nitrato de prata ou "cáustico lunar" (Especificação CETESB)
  7. Bonato, op.cit..
  8. Bonato, op.cit.: utiliza-se-o como base para obtenção doutros nitratos.

Ligações externas

}