Norte da China

Este artigo abordará a questão Norte da China, que ganhou relevância significativa atualmente. Norte da China pode referir-se a uma pessoa, um tema atual, uma data significativa ou qualquer outro elemento que tenha chamado a atenção do público em geral. Nesta linha, serão explorados os diferentes aspectos relacionados com Norte da China, desde a sua origem até às suas implicações na sociedade actual. Serão analisadas suas possíveis repercussões, bem como as opiniões e posicionamentos encontrados em torno deste tema. Norte da China representa um ponto de interesse que desperta curiosidade e debate, por isso é fundamental aprofundar o seu estudo e compreensão.

Mapa da região norte da República Popular da China.

Norte da China (também conhecido como China do Norte ou China Setentrional; no chinês simplificado: , no chinês tradicional: ; pinyin: Huáběi) é uma região geográfica da China. Sua área central é formada pela planície do Norte da China.

É uma região montanhosa,[1] formada, a norte e oeste, por um conjunto de planaltos dispostos em degraus,[2] definida pelo governo da República Popular da China como incluindo os municípios de Pequim e Tianjin, as províncias de Hebei e Shanxi, e a Região Autônoma da Mongólia Interior.

Divisões administrativas

Províncias
Nome Chinês (simplificado) pinyin Abreviação Capital da província Chinês pinyin
Hebei 河北 Héběi 冀 jì Shijiazhuang 石家庄 Shíjiāzhuāng
Shanxi 山西 Shānxī 晋 jìn Taiyuan 太原 Tàiyuán
Municípios
Províncias governadas pela República Popular da China
Nome Chinês (simplificado) pinyin Abreviação
Pequim 北京 Běijīng jīng
Tianjin 天津 Tiānjīn jīn
Região autônoma
Nome Chinês (simplificado) pinyin Nome local Abreviação Capital da província Chinês pinyin Nome local
Mongólia Interior 内蒙古 Nèiměnggǔ měng Hohhot 呼和浩特 Hūhéhàotè

Ver também

Referências

  1. Atlas de relações internacionais, Edições 21-40, 1972.
  2. Saboya, Salvador. Os Portugueses na China. Editorial Labor, 1938.