Oliveiros

Neste artigo, exploraremos Oliveiros em profundidade, analisando suas origens, impacto e relevância hoje. Oliveiros é um tema que tem despertado o interesse de muitas pessoas ao redor do mundo, pois abrange aspectos importantes da nossa sociedade, cultura ou história. Ao longo deste texto, examinaremos diferentes perspectivas e opiniões sobre Oliveiros, com o objetivo de oferecer uma visão abrangente e completa sobre este tema. Ao final da leitura, esperamos que os leitores tenham uma compreensão mais profunda e significativa de Oliveiros, permitindo-lhes refletir e tirar suas próprias conclusões sobre o assunto.

Oliveiros (em francês Olivier, em italiano Oliviero) é um personagem de ficção da literatura medieval francesa, retratado nas canções de gesta como um dos paladinos do imperador franco Carlos Magno.

O personagem aparece pela primeira vez no poema épico A Canção de Rolando, escrito em francês antigo no início do século XI. Nesta obra, Oliveiros é o melhor amigo de Rolando, sobrinho de Carlos Magno. A irmã de Oliveiros, Auda, é a prometida de Rolando. No poema, a retaguarda do exército de Carlos Magno é atacada nos Pirenéus por forças muçulmanas. Na batalha morrem Rolando, Oliveiros e todos os pares da França. Esta batalha é baseada num evento real ocorrido em 778 que entrou na história como a Batalha de Roncesvales.

Oliveiros é um personagem importante também na canção de gesta Ferrabrás, escrita no século XII. Nesta obra, Oliveiros combate, vence e converte ao Cristianismo o gigante sarraceno Ferrabrás, que a partir deste ponto passa a ajudar Carlos Magno.

Ferrabrás foi uma canção de gesta muito influente na Idade Média e mesmo depois. Uma versão em português inspirada na obra foi escrita por Jerónimo Moreira de Carvalho em 1728 sob o título de História do Imperador Carlos Magno e dos Doze Pares da França. Esta e outras continuações publicadas no século XVIII tiveram grande aceitação tanto no Brasil como em Portugal e serviram de fonte para a literatura popular. Um dos autores brasileiros de literatura de cordel mais importantes, Leandro Gomes de Barros (1865-1918), inspirou-se na obra de Moreira de Carvalho para escrever os folhetos Batalha de Oliveiros com Ferrabrás e A Prisão de Oliveiros. Oliveiros também é personagem de folguedos populares nos países lusófonos em que são encenadas lutas entre cristãos e mouros, como as Cavalhadas. Em 2011, foi publicada uma versão em quadrinhos de A batalha de Oliveiros com Ferrabrás com desenhos do quadrinista e cordelista Klévisson Viana com arte-final de Eduardo Azevedo.


Ver também

Referências

  1. La Chanson De Roland: Oxford Text and English Translation. (ed. francesa) (v. 1) por Gerard J. Brault (1984)
  2. Fierabras na Medieval France: an encyclopedia. William W. Kibler, ed. Routledge, 1995. ISBN 0824044444
  3. José Rivair Macedo. Mouros e cristãos : a ritualização da conquista no velho e no Novo Mundo. Bulletin du Centre d’études médiévales d’Auxerre. 2008
  4. Cristãos e Mouros no sítio de Jangada Brasil (por Câmara Cascudo) Arquivado em 1 de dezembro de 2008, no Wayback Machine.
  5. Cavalhadas no sítio da Prefeitura de Franca
  6. Auto da Floripes no sítio da Câmara Municipal de Viana do Castelo
  7. Chegança dos Mouros no sítio de Jangada Brasil (por Câmara Cascudo) Arquivado em 1 de dezembro de 2008, no Wayback Machine.
  8. A batalha de Oliveiros com Ferrabrás: cordel clássico em quadrinhos

Ligações externas