Opera Mobile

Opera Mobile
Captura de telaOpera MobileOpera Mobile 12.10 no Android.
Desenvolvedor Opera Software
Plataforma Multiplataforma
Lançamento 2000
Versão estável 12.10
Escrito em Multi-linguagem
Licença Proprietário
Página oficial Opera Mobile

Opera Mobile é um navegador para smartphones, tablets e PDAs desenvolvido pela companhia Opera Software. A primeira versão do Opera Mobile foi lançada em 2000 para Psion Series 7 e netBook. Hoje, o Opera Mobile está disponível para uma variedade de locais que vão em Windows Mobile, S60 ou o Sistema Operacional UIQ e também iOS e Android.

Agilidade

O Opera mobile é um dos navegadores mais usados devido à velocidade de renderização e os controles eficientes o que o coloca na frente (ou anos-luz à frente como diz no site do software) de outros navegadores moveis. Hoje o navegador é visivelmente mais rápido, e possui mais funções disponíveis do que o padrão da maioria dos telefones.

Tecnologia

Suas tecnologias são baseadas no navegador para desktop,apesar da versão mobile perder em recursos.Seu motor de renderização é atualmente o Presto,pórem a Opera software revelou,que irá mudar seu motor de renderização para o webkit(variante Blinki),a mesma que irá ser utilizada pelo google no google chrome,com isso o opera mobile irá ser descontinuado,foi revelado que no seu lugar irá chegar um novo navegador móvel,por enquanto chamado de Opera Ice.Atualmente suporta as tecnologias html5,css3 e javascript.Assim como o firefox mobile e safari mobile,o opera mobile não suporta flash.

Economia no plano de dados moveis

Sua tecnologia de pre-renderização reduz custos com dados em até 90%,sendo assim um dos navegadores moveis mais económico.

Complementos

Os complementos disponiveis atualmente são:

Uma das grandes novidades no que toca a extensões é a Opera mobile store.

Opera mobile pre-instalado

Apesar do facil download,o opera mobile já vem instalado em alguns celulares,são alguns deles eles:

Referências

  1. «Products featuring the Opera Mobile Browser». Opera Software. Consultado em 18 de outubro de 2007