Ordem da Águia Branca

Hoje queremos mergulhar no fascinante mundo de Ordem da Águia Branca. Saber mais sobre Ordem da Águia Branca nos permitirá explorar suas diferentes facetas e compreender sua importância em diversos contextos. Ao longo deste artigo exploraremos diferentes aspectos relacionados a Ordem da Águia Branca, desde sua origem até sua evolução ao longo do tempo. Além disso, analisaremos o seu impacto na sociedade moderna e a sua relevância no mundo atual. Através de uma abordagem abrangente e detalhada, esperamos fornecer aos nossos leitores uma visão abrangente e enriquecedora sobre Ordem da Águia Branca.

Ordem da Águia Branca
Classificação
País  Polónia
Outorgante República da Polônia
Tipo classe única
Descritivo por serviços extraordinários aos interesses da Polônia, a civis e militares.
Agraciamento Militares e civis
Condição Em uso
Histórico
Criação 1 de novembro de 1705
Primeira concessão 1705
Hierarquia
Inferior a nenhuma
Superior a Ordem da Polônia Restituta civil
Ordem Virtuti Militari militar

Imagem complementar

Barreta

Ordem da Águia Branca (polonês: Order Orła Białego) é a mais alta honraria polonesa entregue tanto por mérito civil quanto militar. Foi instituída em 1 de novembro de 1705 por Augusto II[1] e outorgada a oito de seus aliados e apoiadores, quatro magnatas poloneses, três marechais-de-campo russos e um cossaco.

No final do século XX, após a restauração da democracia na Polônia, a Ordem, colocada fora de uso pelos governos comunistas do país e apropriada em séculos anteriores por governos russos imperiais, foi oficialmente restaurada e entregue a Lech Walesa.

Cavaleiros da ordem

Lista parcial

Referências

  1. Lukasz Gaszewski. «Order of the White Eagle (Order Orla Bialego)» (em inglês). Orders and Decorations of Poland. Consultado em 16 de maio de 2010 

Ligação externa