Este artigo abordará o tópico Ordem dos Engenheiros Técnicos, que atualmente tem despertado grande interesse e debate. Ordem dos Engenheiros Técnicos é um tema que abrange diferentes aspectos e implicações, e a sua importância reside no seu impacto em diversas áreas, desde a sociedade à economia. Ao longo deste artigo serão analisadas as diferentes perspectivas e abordagens relacionadas com Ordem dos Engenheiros Técnicos, bem como as suas possíveis consequências e desafios. Da mesma forma, serão exploradas as tendências atuais e futuras em torno deste tema, com o objetivo de fornecer uma visão abrangente e atualizada sobre Ordem dos Engenheiros Técnicos.
![]() | |
Sede | Lisboa, ![]() |
Antigo nome | Associação Nacional de Engenheiros Técnicos |
Sítio oficial | https://www.oet.pt/ |
A Ordem dos Engenheiros Técnicos (OET) é a associação pública profissional portuguesa representativa dos engenheiros técnicos.
Pelo Decreto-Lei n.º 349/99, de 2 de setembro,[1] no uso da autorização legislativa concedida pela Assembleia da República através da Lei n.º 38/99, de 26 de maio,[2] foi criada a Associação Nacional dos Engenheiros Técnicos (ANET).
Nos termos da Lei n.º 47/2011, de 27 de junho de 2011,[3] a ANET passou a denominar-se Ordem dos Engenheiros Técnicos. O mesmo diploma legal alterou e republicou os respectivos Estatutos.
São atribuições da Ordem dos Engenheiros Técnicos, entre outras:[4]
A atribuição do título profissional de engenheiro técnico, o seu uso e o exercício da profissão dependem de inscrição como membro efectivo.[5]
No site da OET é possível obter uma relação dos atos de engenharia que os engenheiros técnicos podem praticar.
Para a prática dos atos de engenharia a OET criou o sistema SEDAP (Sistema para a Emissão de Declarações para Atos Profissionais) que permite aos seus membros emitirem online as suas próprias declarações para atos profissionais, de acordo com as competências certificadas pela OET em seu nome.
Podem inscrever-se como membros efectivos:
Todos os candidatos à inscrição têm obrigatoriamente que:[8]