Este artigo aborda PWA Moderne, tema de grande relevância e interesse atualmente. PWA Moderne é um tema que tem gerado debate e discussão em diversas áreas, despertando o interesse de especialistas, acadêmicos e pessoas em geral. Ao longo da história, PWA Moderne desempenhou um papel determinante na sociedade e a sua importância continua no mundo contemporâneo. Neste sentido, é fundamental aprofundar o conhecimento e compreensão de PWA Moderne, analisando as suas implicações, desafios e oportunidades. Através deste artigo, procuramos oferecer uma visão completa e reveladora de PWA Moderne, enriquecendo o debate e a compreensão deste tema tão relevante.
PWA Moderne (também conhecido como P.W.A. Moderne,[1] PWA/WPA Moderne,[1] Depression Moderne,[1] Classical Moderne,[1] Federal Moderne,[2] Classicismo Despojado) é um estilo arquitetônico de muitos edifícios nos Estados Unidos construídos entre 1933 e 1944, durante e logo após a Grande Depressão, como parte de projetos de assistência patrocinados pela Public Works Administration (PWA) e pela Works Progress Administration (WPA).
O estilo é inspirado em motivos tradicionais, como o classicismo Beaux-Arts e Art Déco, e é semelhante ao Streamline Moderne,[2][3] geralmente com a ornamentação em zigue-zague. As estruturas refletem um maior uso de elementos conservadores e clássicos e têm uma sensação monumental. Elas incluem correios, estações de trem, escolas públicas, bibliotecas, centros cívicos, tribunais,[2] museus, pontes e barragens em todo o país. Os bancos também foram construídos no estilo, porque esses edifícios irradiavam autoridade.[1]
Elementos típicos de edifícios PWA Moderne incluem:[1]