Pango

Pango
Παν語
Desenvolvedor Behdad Esfahbod
Lançamento 30 março 2010
Versão estável 1.52.2 (31 março 2024)
Sistema operacional
Gênero(s) renderização de texto
Licença LGPL
Estado do desenvolvimento Ativo
Página oficial www.pango.org

Pango (Παν语) é uma biblioteca de computação, sob licença LGPL open source, usada por desenvolvedores de software para disposição e renderização de texto em alta qualidade, enfatizando o suporte para texto multilíngüe. Diferentes front-end podem ser usados, permitindo o suporte multi-plataforma, de modo que textos apresentados pelo Pango aparecerão semelhantes em diferentes sistemas operacionais, como Linux, Apple Mac OS e Microsoft Windows.

Utilização

O Pango foi integrado na maioria das distribuições Linux. O GTK+ toolkit de interface do usuário usa o Pango para todos os seus processamentos de texto.

Nome

O nome deriva do grego pan (παν, "todos") e do japonês gô (语, "linguagem").

Suporte a recursos OpenType

Renderização padrão acima, tornando localizada romeno abaixo.

Pango 1.17 é dos mais recentes suportarem o script locl tag que permite que os glifos alternativos a serem utilizados para o mesmo ponto de código Unicode. Supondo que você tenha Verdana versão 5.01 instalado, que suporta o recurso para o script locl Latn/ROM (romeno), uma demonstração rápida (no Linux) é:

for lang in en ro; do pango-view \ --font="Verdana 64" \ --text "şţ vs. șț in $lang" \ --language=$lang; done

Definindo o locale através da variável de ambiente POSIX, por exemplo, LANG = ro_RO.UTF-8 também fará Pango usar recurso locl' de fonte. Finalmente, você pode alterar o idioma na mosca no mesmo texto usando a marcação Pango, por exemplo:

pango-view \ --font="Verdana 24" \ --markup \ --text 'In the same text: <span lang="en">şţ</span>(en) and <span lang="ro">şţ</span>(ro).'

A mostra oficial do conhecimento de recursos de script Pango é aqui.

Texto e gráficos

A manipulação de texto completo e renderização de gráficos é fornecida quando integradas com Cairo.

HarfBuzz

HarfBuzz (em persa : حرفباز ) é um layout/motor de modelagem para fontes OpenType. Seu objetivo é padronizar o layout de texto em software livre, seu código começou originalmente como parte do projeto FreeType, foi então desenvolvida separadamente em Qt e Pango, finalmente mescladas de volta para um repositório comum. Ambos Qt e Pango usam atualmente HarfBuzz; outros usuários autônomos incluem Firefox e Chromium, o projecto de código aberto por trás do Google Chrome.

Veja também

Ligações externas