No artigo de hoje vamos nos aprofundar no fascinante mundo de Papel social. Exploraremos as suas origens, o seu impacto na sociedade e a relevância que teve ao longo do tempo. Papel social é um tema que nunca deixa de nos surpreender, a sua influência estende-se a diversas áreas e tem conseguido captar a atenção de pessoas de todas as idades. Junte-se a nós nesta aventura enquanto desvendamos os segredos e curiosidades que Papel social tem para nos oferecer. Prepare-se para mergulhar em uma jornada cheia de descobertas!
Nas ciências sociais, papel social define o conjunto de normas, direitos, deveres e explicativas que condicionam o comportamento dos indivíduos junto a um grupo ou dentro de uma instituição. Os papéis sociais, que podem ser herdados ou conquistados, surgem dessa interação social, sendo sempre resultado de um processo de socialização.
Os papéis podem ser alcançados ou atribuídos ou podem ser acidentais em diferentes situações. Um papel alcançado é uma posição que uma pessoa assume voluntariamente, do qual reflete suas habilidades e esforços pessoais. Um papel atribuído é uma posição atribuída a indivíduos ou grupos sem consideração pelo mérito, mas por causa de certas características além de seu controle,[1] e geralmente imposta a essa pessoa.
Há situações em que os conjuntos prescritos de comportamento que caracterizam os papéis podem levar à dissonância cognitiva nos indivíduos.[2] O conflito de papéis é uma forma especial de conflito social que ocorre quando alguém é forçado a assumir dois papéis diferentes e incompatíveis ao mesmo tempo.[3] Um exemplo de conflito de papéis é um pai, que é treinador de futebol, que está dividido entre seu papel de pai por querer deixar seu filho ser o atacante e seu papel de treinador que deveria deixar o jogador mais experiente jogar como atacante.