Neste artigo vamos nos aprofundar no tópico Personagem e explorar suas diversas facetas e aplicações. Personagem é um tema que tem despertado o interesse de muitas pessoas nos últimos anos e sua relevância continua a aumentar constantemente. Desde as suas origens até ao seu impacto na sociedade atual, Personagem tem sido objeto de debate e análise em diferentes campos e disciplinas. Neste artigo analisaremos os diferentes aspectos de Personagem e sua influência em áreas como tecnologia, cultura, economia e política. Além disso, examinaremos como Personagem evoluiu ao longo do tempo e sua projeção no futuro.
Um personagem literário ou figura literária é um personagem fictício em um texto literário. Os personagens literários são definidos por suas características, que pode ser feita de diversas formas dentro do texto. O personagem é o primeiro revelador de uma época e de uma sociedade, pois apresenta características notáveis daquela era. O papel do personagem literário mudou à medida que a literatura e a sociedade se desenvolveram.
Personagens literários famosos incluem o mosqueteiro d'Artagnan, Odisseu e Harry Potter.
As figuras literárias podem ser estáticas ou dinâmicas, ou seja, podem se desenvolver dentro do texto e mudar suas características ou não. Eles também podem ter diferentes graus de complexidade. No decorrer da história literária, diferentes tipos de personagens têm sido preferidos, dependendo da respectiva estética. A forma de figura mais abstrata e menos complexa é a alegoria ou personificação, que desempenha um papel importante na literatura medieval e, como figura literária, incorpora um conceito abstrato. Um pouco mais complexo é o tipo, uma figura menos abstrata que tem características fixas e aparece em mais de uma obra. Tais tipos apareceram em todas as épocas literárias desde os tempos antigos. Com algumas exceções, figuras individuais e complexamente caracterizadas só apareceram na história literária desde o Iluminismo. Desde a era moderna, novas tendências à abstração têm sido discerníveis, privando parcialmente as figuras literárias de sua coerência psicológica ou reduzindo-as a clichês e cifras.
Tendo em vista seu papel em termos de enredo, há personagens principais, secundários e, às vezes, episódicos.
Dependendo do gênero literário, eles diferem:
Dependendo de seu papel na realização da tarefa artística e estética do autor, os personagens literários são positivos e negativos, com todas as gradações possíveis entre esses dois extremos.