Período (gramática)

No mundo de hoje, Período (gramática) tornou-se um tema de grande relevância e interesse para uma ampla gama de pessoas. A importância de Período (gramática) na nossa sociedade tem crescido nos últimos anos e o seu impacto pode ser sentido em muitos aspectos da vida quotidiana. Tanto no âmbito pessoal como profissional, Período (gramática) tem se mostrado um fator determinante na tomada de decisões e na configuração de nossas crenças e valores. Neste artigo exploraremos de perto o papel que Período (gramática) desempenha em nossa sociedade e como ela evoluiu ao longo do tempo. Além disso, analisaremos sua influência em diversos setores e sua relevância no mundo contemporâneo.

Período é uma frase que possui pelo menos uma oração. Existem os seguintes tipos de período:

Exemplo: João ofereceu um livro a Maria.
  • Período composto: constituído de duas orações (dois verbos ou locuções verbais). Os períodos compostos são formados por coordenação ou por subordinação.
Exemplo: O povo anseia que haja uma eleição justa.
  • Período misto: constituído por três ou mais orações (três ou mais verbos ou locuções verbais), apresentando a mistura da coordenação e da subordinação.
Ele amava e sufocava a vida da mulher que libertara da prisão. (a primeira e segunda orações são coordenadas; a terceira oração é subordinada à segunda).

• Na gramática, período pode dizer sobre diversas coisas como subordinação ou até mesmo tempo.