Nunca na história da humanidade houve tanta informação sobre Explorando as Filipinas em 2023: um guia completo como existe hoje graças à internet. No entanto, esse acesso a tudo relacionado a Explorando as Filipinas em 2023: um guia completo nem sempre é fácil. Saturação, baixa usabilidade e dificuldade de discernir entre informações corretas e incorretas sobre Explorando as Filipinas em 2023: um guia completo muitas vezes difíceis de superar. Foi isso que nos motivou a criar um site confiável, seguro e eficaz.
Ficou claro para nós que, para atingir nosso objetivo, não bastava ter informações corretas e verificadas sobre Explorando as Filipinas em 2023: um guia completo . Tudo o que coletamos sobre Explorando as Filipinas em 2023: um guia completo também precisava ser apresentado de forma clara, legível, em uma estrutura que facilitasse a experiência do usuário, com um design limpo e eficiente, e que priorizasse a velocidade de carregamento. Estamos confiantes de que conseguimos isso, embora estejamos sempre trabalhando para fazer pequenas melhorias. Se você encontrou o que achou útil sobre Explorando as Filipinas em 2023: um guia completo e você se sentiu confortável, ficaremos muito felizes se você voltar para scientiaen.com sempre que quiser e precisar.
País arquipélago no Sudeste Asiático
"Filipinas" redireciona aqui. Para a cidade na Holanda, consulte Filipinas, Holanda.
Durante sua expedição de 1542, o explorador espanhol Ruy Lopez de Villalobos nomeou as ilhas de Leyte e Samar "Felipinas" depois de Filipe II de Espanha (então Príncipe das Astúrias). Eventualmente, o nome "Las Islas Filipinas" seria usado para as possessões espanholas do arquipélago.: 6 Outros nomes, como "Islas del Poniente" (Ilhas Ocidentais), "Ilhas do Oriente" (Ilhas Orientais), nome de Fernão de Magalhães, e "São Lázaro" (Ilhas de São Lázaro), eram usadas pelos espanhóis para se referir às ilhas da região antes do estabelecimento do domínio espanhol.
Durante a Revolução das Filipinas, Congresso de Malolos proclamou o República filipina (O República das Filipinas). De Guerra Espanhol-Americana (1898) e o Guerra Filipino-Americana (1899-1902) ao Comunidade período (1935-1946), as autoridades coloniais americanas se referiram ao país como as Ilhas Filipinas (uma tradução do nome espanhol). Os Estados Unidos começaram a mudar sua nomenclatura de "Ilhas Filipinas" para "Filipinas" na Lei de Autonomia das Filipinas e no Lei de Jones. O título oficial "República das Filipinas" foi incluído na constituição de 1935 como o nome do futuro estado independente, e em todas as revisões constitucionais sucessivas.
Há evidências de início homininos vivendo no que hoje são as Filipinas há 709,000 anos. Um pequeno número de ossos de Caverna Callao representam potencialmente uma espécie desconhecida, Homo luzonensis, que viveu de 50,000 a 67,000 anos atrás. O mais antigo humano moderno restos mortais nas ilhas são do Cavernas Tabon of Palawan, U/Th-datado a 47,000 ± 11–10,000 anos atrás.Homem Tabão é presumivelmente um Negrito, entre os primeiros habitantes do arquipélago descendentes das primeiras migrações humanas para fora da África pela rota costeira ao longo sul da Ásia para as massas de terra agora submersas de Terra do Sol e Sahul.
Os primeiros austronésios chegaram às Filipinas vindos de Taiwan por volta de 2200 aC, estabelecendo o Batanes Ilhas (onde construíram fortalezas de pedra conhecidas como ijangs) e do norte Luzon. A partir daí, eles se espalharam para o sul para o resto das ilhas filipinas e Sudeste da Ásia. Eles assimilaram com o Negrito, resultando no moderno Grupos étnicos filipinos que têm uma variedade de mistura genética entre Austronésio e grupos Negrito.artefatos de jade foram datados de 2000 aC, com lingling-o itens de jade feitos em Luzon com matérias-primas de Taiwan. Por volta de 1000 aC, os habitantes do arquipélago haviam se desenvolvido em quatro sociedades: caçador-coletor tribos, sociedades guerreiras, terras altas plutocraciase principados portuários.
O mais antigo registro escrito sobrevivente conhecido nas Filipinas é do início do século X dC Inscrição Laguna Copperplate. No século 14, vários grandes assentamentos costeiros emergiram como centros comerciais e se tornaram o foco de mudanças sociais. Alguns política teve intercâmbios com outros estados em toda a Ásia.: 3 Acredita-se que o comércio com a China tenha começado durante o Dinastia Tang, e se expandiu durante o Dinastia Song; por volta do segundo milênio dC, algumas políticas faziam parte do sistema tributário da China.: 177–178 : 3 Traços culturais indianos, como termos linguísticos e práticas religiosas, começaram a se espalhar nas Filipinas durante o século 14, provavelmente por meio dos hindus. Império Majapahit. Por volta do século 15, o Islã foi estabelecido no Arquipélago de Sulu e se espalhar a partir daí.
Políticas fundadas nas Filipinas entre os séculos 10 e 16 incluem Maynila,Tondo, namayan, Pangasinan, Cebu, Butuan, Maguindanao, Lanao, Sulue Ma-i. As primeiras formas de governo tipicamente tinham uma estrutura social de três níveis: nobreza, homens livres e devedores-escravos dependentes.: 3 : 672 Entre a nobreza havia líderes conhecidos como dados, que eram responsáveis por governar grupos autônomos (barangays ou dulohan). Quando os barangays se uniram para formar um assentamento maior ou uma aliança geograficamente mais flexível,: 3 seus membros mais estimados seriam reconhecidos como um "datu supremo",: 58figura or sultão, e governaria a comunidade. A guerra se desenvolveu e aumentou dos séculos 14 a 16; Acredita-se que a densidade populacional tenha sido baixa durante esse período: 18 devido à frequência de tufões e a localização das Filipinas no Pacífico Ring of Fire. explorador português Fernão de Magalhães chegou em 1521, reivindicou as ilhas para a Espanha e foi morto por Lapulapu's homens no Batalha de Mactan.: 21: 261
Durante seu governo, a Espanha reprimiu revoltas indígenas: 111-122 e defendido contra ataques militares externos.: 1077Guerra contra os holandeses do oeste durante o século 17 e o conflito com os muçulmanos no sul quase levou à falência o tesouro colonial.: 4
Administração das Filipinas foi considerada um dreno na economia da Nova Espanha,: 1077 e debatê-lo ou trocá-lo por outro território. Este curso de ação foi contestado por causa do potencial econômico das ilhas, segurança e desejo de continuar a conversão religiosa na região.: 7-8 A colônia sobreviveu com um subsídio anual da coroa espanhola: 1077 em média 250,000 pesos,: 8 geralmente pago como 75 toneladas de barras de prata das Américas.As forças britânicas ocuparam Manila de 1762 a 1764 durante o Guerra dos Sete Anos, e o domínio espanhol foi restaurado com o 1763 Tratado de Paris.: 81–83 Os espanhóis consideravam sua guerra com os muçulmanos no sudeste da Ásia uma extensão do Reconquista. A conflito espanhol-moro durou várias centenas de anos; A Espanha conquistou porções de Mindanao e Jolo no último quartel do século XIX, e o muçulmano Mouro no Sultanato de Sulu reconheceu a soberania espanhola.
Os portos filipinos se abriram ao comércio mundial durante o século 19 e a sociedade filipina começou a mudar. A identidade social mudou, com o termo Filipina abrangendo todos os residentes do arquipélago em vez de se referir apenas a Espanhóis nascidos nas Filipinas.
O sentimento revolucionário cresceu em 1872 após três padres católicos ativistas foram executados por motivos questionáveis. Isso inspirou o Movimento de Propaganda, organizado por Marcelo H. del Pilar, José Rizal, Graciano López Jaenae Mariano Ponce, que defendia a reforma política nas Filipinas. Rizal foi executado em 30 de dezembro de 1896, por rebelião, e sua morte radicalizou muitos que haviam sido leais à Espanha. As tentativas de reforma encontraram resistência; Andrés Bonifácio fundou o Katipunan sociedade secreta, que buscava a independência da Espanha por meio de uma revolta armada, em 1892.: 137
Os Estados Unidos não reconheceriam a Primeira República Filipina, iniciando o Guerra Filipino-Americana. A guerra resultou na morte de 250,000 a 1 milhão de civis, principalmente devido à fome e às doenças. Muitos filipinos foram transportados pelos americanos para campos de concentração, onde milhares morreram. Após a queda da Primeira República Filipina em 1902, um governo civil americano foi estabelecido com o Lei Orgânica das Filipinas. As forças americanas continuaram a proteger e estender seu controle sobre as ilhas, suprimindo uma tentativa de Extensão da República das Filipinas,: 200-202protegendo o Sultanato de Sulu, estabelecendo o controle das áreas montanhosas do interior que resistiram à conquista espanhola, e encorajar o reassentamento em larga escala de cristãos na outrora predominantemente muçulmana Mindanao.
Esforços na reconstrução do pós-guerra e no fim do Rebelião de Hukbalahap durante Roxas' e Elpídio Quirinopresidências de tiveram sucesso durante Ramon Magsaysaya presidência de mas a insurgência comunista esporádica continuou a explodir muito tempo depois. Sob o sucessor de Magsaysay, Carlos P. Garcia, o governo iniciou uma Primeira política filipina que promoveu negócios de propriedade de filipinos.: 182 Sucedendo Garcia, Diosdado Macapagal mudou o Dia da Independência de 4 de julho para 12 de junho - a data da declaração de Emilio Aguinaldo - e perseguido uma reivindicação no leste Bornéu do Norte.
Nas margens ocidentais do Pacífico Ring of Fire, as Filipinas têm atividade sísmica e vulcânica frequente.: 4 A região é sismicamente ativo e foi construído por placas convergindo umas para as outras a partir de múltiplas direções.: 62 Cerca de cinco terremotos são registrados diariamente, embora a maioria seja fraca demais para ser sentida.: 62 A últimos grandes terremotos estiveram em 1976 no Golfo Moro e em 1990 em Luzon. As Filipinas têm 23 vulcões ativos; deles, Mayon, Taal, Canlaone Bulusan têm o maior número de erupções registradas.: 26
O país tem valiosos depósitos minerais devido à sua estrutura geológica complexa e alto nível de atividade sísmica. Acredita-se que tenha os segundos maiores depósitos de ouro do mundo (depois da África do Sul), grandes depósitos de cobre, e os maiores depósitos de paládio. Outros minerais incluem crômio, níquel, molibdênio, platinae zinco. No entanto, a má gestão e aplicação da lei, a oposição das comunidades indígenas e os danos ambientais do passado deixaram esses recursos praticamente inexplorados.
A Carabao é o animal nacional das Filipinas. Simboliza, força, poder, eficiência, perseverança e trabalho duro.
As Filipinas são um país megadiverso, com algumas das maiores taxas de descoberta e endemismo (67 por cento). Com um Estima-se que 13,500 espécies de plantas no país (3,500 das quais são endêmicas), As florestas tropicais das Filipinas têm uma variedade de flora: cerca de 3,500 espécies de árvores, 8,000 planta com flores espécies, 1,100 samambaiase 998 orquídea espécies tem sido identificado. As Filipinas têm 167 territórios terrestres mamíferos (102 espécies endêmicas), 235 répteis (160 espécies endêmicas), 99 anfíbios (74 espécies endêmicas), 686 pássaros (224 espécies endêmicas), e mais 20,000 inseto espécies.
Como parte importante do Triângulo de Coral ecorregião, As águas filipinas têm uma vida marinha única e diversificada e a maior diversidade mundial de espécies de peixes costeiros. O país tem mais de 3,200 espécies de peixes (121 endêmicas), com a descoberta de nova vida marinha. As águas filipinas sustentam o cultivo de peixes, crustáceos, ostras e algas marinhas.
As Filipinas têm um clima marítimo tropical, geralmente quente e úmido. Há três estações: uma quente estação seca de março a maio, uma estação chuvosa de junho a novembro, e uma estação fria e seca de dezembro a fevereiro. O sudoeste monção (Conhecido como habagat) dura de maio a outubro, e a monção do nordeste (Amihan) dura de novembro a abril.: 24-25 O mês mais frio é janeiro e o mais quente é maio. As temperaturas ao nível do mar nas Filipinas tendem a estar na mesma faixa, independentemente da latitude; temperatura média anual é de cerca de 26.6 ° C (79.9 ° F), mas é de 18.3 ° C (64.9 ° F) em Baguio, 1,500 metros (4,900 pés) acima do nível do mar. média do país umidade é 82 por cento.: 24-25 A precipitação anual chega a 5,000 milímetros (200 polegadas) na costa leste montanhosa, mas menos de 1,000 milímetros (39 polegadas) em alguns vales protegidos.
A Área de Responsabilidade das Filipinas tem 19 tufões em um ano típico, geralmente de julho a outubro; oito ou nove deles atingem a costa. O tufão mais úmido registrado para atingir as Filipinas caiu 2,210 milímetros (87 in) em Baguio de 14 a 18 de julho de 1911.It está entre os dez países do mundo mais vulnerável às mudanças climáticas.
As Filipinas valorizaram sua relações com a China desde 1975, e coopera significativamente com o país. O Japão é o maior contribuinte bilateral de assistência oficial ao desenvolvimento para as Filipinas; embora exista alguma tensão por causa de II Guerra Mundial, muita animosidade desapareceu.: 93 Laços históricos e culturais continuam a afetar relações com a Espanha. As relações com os países do Oriente Médio são moldadas pelo alto número de filipinos que trabalham nesses países, e por questões relacionadas à minoria muçulmana nas Filipinas; preocupações foram levantadas sobre abuso doméstico e guerra afetando os aproximadamente 2.5 milhões de trabalhadores filipinos estrangeiros na região.
Em 2021, US$ 4,090,500,000 (1.04% do PIB) foram gastos com as forças armadas filipinas. A maior parte dos gastos com defesa do país vai para o Exército filipino, que lidera operações contra ameaças internas, como comunista e Muçulmano insurgências separatistas; sua preocupação com a segurança interna contribuiu para o declínio da capacidade naval filipina que começou durante a década de 1970.Um programa de modernização militar começou em 1995 e expandido em 2012 para construir um sistema de defesa mais capaz.
Em 1º de maio de 2020, as Filipinas tinham uma população de 109,035,343. Em 2020, 54% da população do país vivia em áreas urbanas.Manila, seu capital, e Quezon City (a cidade mais populosa do país) estão em Metro Manila. Cerca de 13.48 milhões de pessoas (12% da população das Filipinas) vivem na região metropolitana de Manila, do a área metropolitana mais populosa do país e o mundo quinto mais populoso.
A idade média do país é de 25.3, e 63.9% de sua população tem entre 15 e 64 anos. A taxa média de crescimento populacional anual das Filipinas está diminuindo, embora as tentativas do governo de reduzir ainda mais o crescimento populacional tenham sido contenciosa. O país reduziu taxa de pobreza de 49.2 por cento em 1985 para 18.1% em 2021, ea sua desigualdade de renda começou a cair em 2012.
O país tem uma diversidade étnica substancial, devido à influência estrangeira e à divisão do arquipélago por água e topografia. De acordo com o censo de 2010, os maiores grupos étnicos das Filipinas eram Tagalog (24.4 por cento), Visayans (11.4 por cento), Cebuano (9.9 por cento), Ilocano (8.8 por cento), Hiligaynon (8.4 por cento), Bikol (6.8 por cento) e Waray (quatro por cento). A povos indígenas do país consistia em 110 grupos etnolinguísticos, com uma população combinada de 14 a 17 milhões, em 2010; eles incluem o Igorot, Lumad, Mangyan, e as povos indígenas de Palawan.
Preto são considerados entre os primeiros habitantes das ilhas.: 35 Esses colonos aborígines minoritários são uma Australoide grupo, um remanescente do primeira migração humana da África para a Austrália que provavelmente foram deslocados por ondas posteriores de migração. Alguns Negritos filipinos têm um denisovano mistura em seus genoma. Os filipinos étnicos geralmente pertencem a vários grupos étnicos do Sudeste Asiático, classificados linguisticamente como Austronésios falando línguas malaio-polinésias. A origem da população austronésia é incerta, mas parentes de aborígines taiwaneses provavelmente trouxe sua língua e se misturou com a população existente na região. O Lumad e Sama-Bajau grupos étnicos têm uma afinidade ancestral com os Austro-asiático- e falantes de MlabriHtin povos do Sudeste Asiático continental. expansão para o oeste de Papua Nova Guiné para o leste da Indonésia e Mindanao foi detectado no pessoas blaan e a idioma sangir.
Imigrantes chegaram às Filipinas de outras partes do Império Espanhol, especialmente da América espanhola.: Cap. 6 De acordo com Kaiser Permanente Programa de Pesquisa em Genes, Meio Ambiente e Saúde (RPGEH), uma proporção substancial de filipinos amostrados tem quantidades "modestas" de descendência européia consistentes com uma mistura mais antiga. The 2016 Geografia nacional projeto Concluído que as pessoas que vivem no arquipélago filipino carregavam marcadores genéticos nas seguintes porcentagens: 53 por cento Sudeste da Ásia e Oceânia, 36 por cento Leste da Ásia, cinco por cento Sul da Europa, três por cento Sul da Ásia, e dois por cento nativos americanos (de América latina).: Cap. 6
mapa etnolinguístico
Descendentes de casais mestiços são conhecidos como Mestiços or tisoy, que originalmente se referia apenas a filipinos de origem européia ou Espanhol descida. A minoria Filipinos chineses estão bem integrados na sociedade filipina. Principalmente os descendentes de imigrantes de Fujian depois de 1898, Os filipinos chineses somam cerca de dois milhões; um adicional estimado de 20 por cento dos filipinos têm ascendência chinesa parcial de migrantes chineses pré-coloniais e coloniais. Quase 300,000 Cidadãos americanos viver no país a partir de 2023, e até 250,000 Amerasianos estão espalhados pelas cidades de Angeles, Manila e Olongapo. Outras minorias não indígenas significativas incluem índios e Árabes.filipinos japoneses incluem cristãos fugitivos (Kirishitan) quem fugiu das perseguições do Shogun Tokugawa Ieyasu.
Filipina e Inglês são as línguas oficiais do país. Filipino, um versão padronizada of Tagalog, é falado principalmente na região metropolitana de Manila. O filipino e o inglês são usados no governo, educação, imprensa, mídia de transmissão e negócios, geralmente com um terceiro idioma local. A constituição filipina prevê Espanhol e árabe de forma voluntária e opcional. espanhol, amplamente utilizado língua franca durante o final do século XIX, diminuiu muito em uso, embora espanhol emprestimo ainda estão presentes nas línguas filipinas. O árabe é ensinado principalmente em Mindanao escolas islâmicas.
Dezenove idiomas regionais são línguas oficiais auxiliares como meio de instrução:
islão é a segunda maior religião do país, com 6.4% da população no censo de 2020. A maioria dos muçulmanos vive em Mindanao e nas ilhas próximas, e a maioria adere ao escola shafi'i of Islamismo sunita.
Cerca de 0.23 por cento da população segue religiões indígenas, cujas práticas e crenças populares são muitas vezes sincretizado com o cristianismo e o islamismo.: 29-30Budismo é praticada por cerca de 0.04% da população, principalmente por filipinos de ascendência chinesa.
Cuidados de saúde nas Filipinas é fornecido pelos governos nacional e local, embora os pagamentos privados representem a maior parte dos gastos com saúde.: 25–27 O gasto per capita com saúde em 2021 foi $9,839.23, e os gastos com saúde foram de XNUMX% do PIB do país. A alocação orçamentária de 2023 para a saúde foi de ₱ 334.9 bilhões. A promulgação de 2019 da Lei Universal de Cuidados de Saúde pelo presidente Duterte facilitou a inscrição automática de todos os filipinos no programa nacional de seguro de saúde. Desde 2018, Centros Malasakit (balcões únicos) foram criados em vários hospitais operados pelo governo para fornecer assistência médica e financeira a pacientes indigentes.
As Filipinas têm 1,387 hospitais, 33% dos quais são administrados pelo governo; 23,281 postos de saúde de barangay, 2,592 unidades de saúde rurais, 2,411 casas de parto, e 659 enfermarias prestam atenção primária em todo o país. Desde 1967, as Filipinas se tornaram o maior fornecedor global de enfermeiras; setenta por cento de graduados em enfermagem ir para o exterior para trabalhar, causando problemas na retenção de profissionais qualificados.
A escolaridade primária e secundária nas Filipinas consiste em seis anos de ensino fundamental, quatro anos de ensino fundamental e dois anos de ensino médio. A educação pública, fornecida pelo governo, é gratuita nos níveis fundamental e médio e nos maioria das instituições públicas de ensino superior.escolas secundárias de ciências para estudantes talentosos foram estabelecidos em 1963. O governo oferece formação e desenvolvimento técnico-profissional através do Autoridade de educação técnica e desenvolvimento de habilidades. Em 2004, o governo começou a oferecer educação alternativa para crianças, jovens e adultos fora da escola para melhorar a alfabetização;madaris foram integrados em 16 regiões naquele ano, principalmente em áreas muçulmanas de Mindanao sob o Departamento de Educação.
Em 2019, as Filipinas tinham uma base alfabetização taxa de 93.8 por cento dos cinco anos de idade ou mais, e de um alfabetização funcional taxa de 91.6 por cento das pessoas de 10 a 64 anos. A educação, uma proporção significativa do orçamento nacional, foi alocada $900.9 bilhões do $5.268 trilhões de orçamento para 2023.
Representação proporcional das exportações das Filipinas, 2019
A economia filipina é a maior do mundo 40º maior, com estimativa de 2022 nominal produto interno bruto de US$ 401.6 bilhões. Como um país recentemente industrializado, a economia filipina está passando de uma base agrícola para outra com mais ênfase em serviços e manufatura. A força de trabalho do país era de cerca de 49 milhões em 2022E sua taxa de desemprego foi de 4.3 por cento. As reservas internacionais brutas totalizaram US$ 100.666 bilhões em janeiro de 2023.Rácio dívida / PIB caiu para 60.9% no final de 2022, de uma alta de 17 anos de 63.7% no final do terceiro trimestre daquele ano, e indicou resiliência durante o Pandemia de COVID-19. A unidade do país de moeda é o Peso filipino (₱ ou PHP).
As Filipinas são um importador líquido,: 55–56, 61–65, 77, 83, 111 e de um nação devedora. A partir de 2020, os principais mercados de exportação do país foram China, Estados Unidos, Japão, Hong Kong e Cingapura; exportações primárias incluídas circuitos integrados, máquinas e peças de escritório, transformadores elétricos, fiação isolada e semicondutores. Seus principais mercados de importação naquele ano foram China, Japão, Coreia do Sul, Estados Unidos e Indonésia. As principais culturas de exportação incluem cocos, bananase abacaxis; é o maior produtor mundial de abacá,: 226-242 e foi o segundo maior exportador mundial de minério de níquel em 2022, bem como o maior exportador de metais folheados a ouro e o maior importador de copra em 2020.
Com uma taxa média de crescimento anual de seis a sete por cento desde cerca de 2010, as Filipinas emergiram como uma das economias de crescimento mais rápido do mundo, impulsionado principalmente por sua crescente dependência do setor de serviços. O desenvolvimento regional é desigual, no entanto, com Manila (em particular) ganhando a maior parte do novo crescimento econômico.Remessas da filipinos estrangeiros contribuir significativamente para a economia do país; atingiram um recorde de US$ 36.14 bilhões em 2022, representando 8.9% do PIB. As Filipinas são um destino popular para terceirização de processos de negócios (BPO). Cerca de 1.3 milhão de filipinos trabalham no setor de BPO, principalmente em atendimento ao cliente. Em 2010, as Filipinas ultrapassaram a Índia como o principal centro de BPO do mundo.
As Filipinas têm um dos maiores sistemas de pesquisa agrícola da Ásia, apesar dos gastos relativamente baixos em pesquisa e desenvolvimento agrícola. O país desenvolveu novas variedades de culturas, incluindo arroz, cocos, e bananas. As organizações de pesquisa incluem o Instituto Filipino de Pesquisa de Arroz e a International Rice Research Institute, ambos se concentram no desenvolvimento de novas variedades de arroz e no manejo da cultura do arroz.
As Filipinas são um destino de aposentadoria popular para estrangeiros por causa de seu clima e baixo custo de vida; o país também é um dos principais destinos dos entusiastas do mergulho.Pontos turísticos incluir Boracay, eleita a melhor ilha do mundo por Viagens + Lazer em 2012;O ninho em Palawan; Cebu; Siargaoe Bohol.
O turismo contribuiu com 5.2% para o PIB filipino em 2021 (inferior a 12.7% em 2019, antes da pandemia de COVID-19), e gerou 5.7 milhões de empregos em 2019. As Filipinas atraíram 8.2 milhões de visitantes internacionais em 2019, 15.24% a mais que no ano anterior; a maioria dos turistas veio do Leste Asiático (59 por cento), América do Norte (15.8 por cento) e países da ASEAN (6.4 por cento).
Transporte nas Filipinas é por estrada, ar, ferrovia e água. As estradas são a forma dominante de transporte, transportando 98% das pessoas e 58% da carga. Em dezembro de 2018, havia 210,528 quilômetros (130,816 milhas) de estradas no país. A espinha dorsal do transporte terrestre no país é a Rodovia Pan-Filipina, que conecta as ilhas de Luzon, Samar, Leyte e Mindanao. O transporte inter-ilhas é de 919 quilômetros (571 milhas) Rodovia Náutica República Forte, um conjunto integrado de rodovias e balsa rotas ligando 17 cidades.Jeepneys são um popular e icônico veículo de utilidade pública; outros transportes públicos terrestres incluem ônibus, UV Express, TNVS, Filcab, táxise triciclos. Trânsito é um problema significativo em Manila e em vias arteriais para a capital.
Uma variedade de barcos é usada nas Filipinas; a maioria é estabilizador duplo navios conhecidos como banco or bangka. Os navios modernos usam madeira compensada em vez de toras e motores a motor em vez de velas; eles são usados para pesca e viagens inter-ilhas. As Filipinas têm mais de 1,800 portos marítimos; destes, os principais portos marítimos da Manila (principal e mais movimentado porto do país),Batangas, Subic Bay, Cebu, Iloilo, Davao, Cagayan de Oro, General Santose Zamboanga fazem parte da Rede de Transporte da ASEAN.
As Filipinas tinham uma capacidade total de energia instalada de 26,882 MW em 2021; 43 por cento foi gerado a partir de carvão, 14 por cento de oleo, 14 por cento hidrelétrica, 12 por cento de gás natural, e sete por cento de geotérmica fontes. É o terceiro maior do mundo produtor de energia geotérmica, atrás dos Estados Unidos e da Indonésia. A maior barragem do país é a barragem de 1.2 km de comprimento (0.75 mi) Barragem de San Roque no Rio Agno in Pangasinan. A Campo de gás Malampaya, descoberto no início dos anos 1990 na costa de Palawan, reduziu a dependência das Filipinas de petróleo importado; fornece cerca de 40 por cento das necessidades de energia de Luzon e 30 por cento das necessidades de energia do país.: 347
O abastecimento de água e saneamento fora da região metropolitana de Manila é fornecido pelo governo por meio de distritos de água nas cidades ou vilas. A região metropolitana de Manila é servida por Água de Manila e Serviços de Água Maynilad. Exceto para poços rasos para uso doméstico, os usuários de águas subterrâneas são obrigados a obter uma licença do Conselho Nacional de Recursos Hídricos.
A maior parte do esgoto nas Filipinas flui para fossas sépticas. Em 2015, a Programa Conjunto de Monitorização do Abastecimento de Água e Saneamento observou que 74 por cento da população filipina tinha acesso a saneamento melhorado e "bons progressos" foram feitos entre 1990 e 2015. Noventa e seis por cento das famílias filipinas tinham uma fonte melhorada de água potável e 92 por cento das famílias tinham instalações sanitárias em 2016; conexões de instalações sanitárias a sistemas de esgoto apropriados permanecem amplamente insuficientes, no entanto, especialmente em comunidades rurais e urbanas pobres.: 46
As Filipinas têm uma diversidade cultural significativa, reforçada pela geografia fragmentada do país.: 61 As culturas espanhola e americana influenciaram profundamente a cultura filipina como resultado de uma longa colonização. As culturas de Mindanao e do Arquipélago de Sulu desenvolveram-se distintamente, uma vez que tinham influência espanhola limitada e mais influência de regiões islâmicas próximas.: 503 Grupos indígenas como o Igorots preservaram seus costumes e tradições pré-coloniais resistindo aos espanhóis. A identidade nacionalemergiu no século XIX, porém, com símbolos nacionais compartilhados e cultural e histórico pedras de toque.
legados hispânicos incluem o domínio do catolicismo: 5 e a prevalência de nomes e sobrenomes espanhóis, que resultou de um decreto de 1849 ordenando a distribuição sistemática de nomes de família e a implementação de costumes espanhóis de nomenclatura;: 75: 237 os nomes de muitos locais também têm origem espanhola. Influência americana na cultura filipina moderna é evidente no uso do inglês: 12 e consumo filipino de comida rápida e filmes e música americanos.
Filipina valores estão enraizadas principalmente em alianças pessoais baseadas em parentesco, obrigação, amizade, religião (particularmente o cristianismo) e comércio.: 41 Centram-se em torno da harmonia social através pakikisama,: 74 motivado principalmente pelo desejo de aceitação por um grupo.: 47 Reciprocidade através utang na loob (uma dívida de gratidão) é um traço cultural filipino significativo, e uma dívida internalizada nunca pode ser totalmente paga.: 76 A principal sanção para a divergência desses valores são os conceitos de hiya (vergonha) e perda de amor próprio (auto-estima).
A família é fundamental para a sociedade filipina; normas como lealdade, manutenção de relacionamentos próximos, cuidado de pais idosos e remessas de familiares que trabalham no exterior estão arraigadas na sociedade filipina. O respeito à autoridade e aos mais velhos é valorizado e manifesta-se com gestos como mano e a honoríficospo e opo e kuya (irmão mais velho) ou comeu (irmã mais velha). Outros valores filipinos são otimismo em relação ao futuro, pessimismo em relação ao presente, preocupação com outras pessoas, amizade e simpatia, hospitalidade, religiosidade, respeito por si e pelos outros (principalmente as mulheres) e integridade.
A arte filipina combina arte popular indígena e influências estrangeiras, principalmente Espanha e Estados Unidos. Durante o período colonial espanhol, a arte foi usada para difundir o catolicismo e apoiar o conceito de grupos racialmente superiores. As pinturas clássicas eram principalmente religiosas; artistas proeminentes durante o domínio colonial espanhol incluído João Lua e Félix Ressurreição Hidalgo, cujas obras chamaram a atenção para as Filipinas.Modernismo foi introduzido nas Filipinas durante as décadas de 1920 e 1930 por Victorio Edades e popular pastoral cenas de Fernando Amorsolo.
O barroco do terremoto do início do século XVIII Igreja de Paoay in Ilocos Norte, um Tesouro Cultural Nacional e um Patrimônio Mundial da UNESCO como uma das quatro igrejas barrocas das Filipinas
A arquitetura tradicional filipina tem dois modelos principais: o indígena bahay kubo e a bahay na bato, que se desenvolveu sob o domínio espanhol.: 438-444 Algumas regiões, como Batanes, diferem ligeiramente devido ao clima; o calcário foi usado como material de construção e as casas foram construídas para resistir a tufões.
arquitetura espanhola deixou uma marca nos projetos da cidade em torno de um Praça central or Praça principal, mas muitos de seus edifícios foram demolidos durante a Segunda Guerra Mundial. Várias igrejas filipinas adaptaram arquitetura barroca para resistir a terremotos, levando ao desenvolvimento de Terremoto Barroco;quatro igrejas barrocas foram listados como um patrimônio coletivo da UNESCO Património Mundial.fortificações coloniais espanholas (forças) em várias partes das Filipinas foram projetados principalmente por arquitetos missionários e construídos por pedreiros filipinos; cinco dessas fortalezas estão na Lista Provisória do Patrimônio Mundial.Viganem Ilocos Sur, é conhecida por suas casas e edifícios de estilo hispânico.
O domínio americano introduziu novos estilos arquitetônicos na construção de prédios governamentais e Art Deco teatros. Durante o período americano, alguns planejamentos urbanos usando projetos arquitetônicos e planos diretores de Daniel Burnham foi feito em partes de Manila e Baguio. Parte do plano de Burnham era a construção de prédios do governo que lembravam Grego or Arquitetura neoclássica. Edifícios dos períodos espanhol e americano podem ser vistos em Iloilo, especialmente em Calle real.
tinindo, uma dança que representa os movimentos rápidos das pernas de um tiquetaque pássaro iludindo as armadilhas de um fazendeiro
Existem dois tipos de Filipinas dança folclórica, decorrente de influências indígenas tradicionais e influência espanhola.: 173 Embora as danças nativas tenham se tornado menos populares,: 77 dança folclórica começou a reviver durante a década de 1920.: 82 A Carinosa, uma dança filipina hispânica, é considerada não oficialmente a dança nacional do país. As danças populares indígenas incluem o tinindo e Singkil, que incluem o bater de palmas rítmico das varas de bambu. As danças atuais variam de delicadas balé orientado para a rua breakdance.
O drama teatral produzido localmente se estabeleceu no final da década de 1870. A influência espanhola nessa época introduziu zarzuela joga (com música) e comedias, com dança. As peças tornaram-se populares em todo o país,: 69-70 e foram escritos em várias línguas locais. influência americana introduzida teatro de variedades e balé.: 69-70Realista o teatro tornou-se dominante durante o século 20, com peças enfocando questões políticas e sociais contemporâneas.
A literatura filipina consiste em trabalho geralmente escrito em filipino, Espanholou Inglês. Algumas das primeiras obras conhecidas foram criadas entre os séculos XVII e XIX. Eles incluem Ibong Adarna, uma epopéia sobre um pássaro mágico homônimo atribuído a José de la Cruz (Huseng Sisiw), e Florante em laura por autor tagalo Francisco Balagtas.José Rizal escreveu os romances Noli Me Tangere (Câncer Social) e El filibusterismo (O reinado da ganância), ambos retratam as injustiças do domínio colonial espanhol.
literatura popular foi relativamente inalterado pela influência colonial até o século 19 devido à indiferença espanhola. A maioria das obras literárias impressas durante o domínio colonial espanhol eram de natureza religiosa, embora elites filipinas que mais tarde aprendeu espanhol escreveu literatura nacionalista.: 59-62 A chegada americana deu início ao uso literário filipino do inglês.: 65-66 No final dos anos 1960, durante a presidência de Ferdinand Marcos, a literatura filipina era influenciado pelo ativismo político; muitos poetas começaram a usar o tagalo, de acordo com as tradições orais do país.: 69-71
O filme foi exibido pela primeira vez nas Filipinas em 1º de janeiro de 1897, e os primeiros filmes do país eram em espanhol. A produção cinematográfica local começou em 1919 com o lançamento do primeiro longa-metragem produzido por filipinos: Dalagang Bukid (Uma Garota do Campo), dirigido por José Nepomuceno.: 8 Empresas produtoras permaneceu pequeno durante o cinema mudo era, mas filmes sonoros e produções maiores surgiram em 1933. Os anos 1940 do pós-guerra até o início dos anos 1960 são considerados um ponto alto para o cinema filipino. A década de 1962-1971 viu um declínio nos filmes de qualidade, embora a indústria do cinema comercial tenha se expandido até a década de 1980. Filmes filipinos aclamados pela crítica incluem Himala (Milagre) e Ouro, Prata, Mata (Ouro, Prata, Morte), ambos lançados em 1982. Desde a virada do século 21, a indústria cinematográfica do país tem lutado para competir com filmes estrangeiros de maior orçamento (Particularmente Filmes de Hollywood).filmes de arte têm prosperado, no entanto, e vários filmes indie têm feito sucesso no mercado interno e externo.
As Filipinas têm um grande número de estações de radio e jornais. Inglês panfletos são populares entre executivos, profissionais e estudantes.: 233-251 Tagalo mais barato tablóides, que cresceu durante a década de 1990, são populares (especialmente em Manila);: 233-251 no entanto, o número geral de leitores de jornais está diminuindo. Os três principais jornais, por leitores e credibilidade em todo o país,: 233 são o Inquiridor Diário das Filipinas, Boletim de manilae A estrela filipina. Apesar liberdade da imprensa é protegido pela constituição, o país foi listado como o sétimo país mais perigoso para jornalistas em 2022 pela Committee to Protect Journalists devido a 13 assassinatos não resolvidos de jornalistas.
A população filipina é a maior usuária de Internet do mundo. No início de 2021, 67% dos filipinos (73.91 milhões) tinham acesso à Internet; a esmagadora maioria usou Smartphones. Redes sociais e assistir a vídeos estão entre as atividades mais frequentes na Internet. As Filipinas ficaram em 59º lugar no Índice de Inovação Global em 2022, acima de sua classificação de 2014 de 100º.
Participante do festival anual Ati-Atihan de janeiro, o festival mais conhecido das Filipinas
Os feriados públicos nas Filipinas são classificados como regulares ou especiais. 2007 do país economia de férias política permite a observância de feriados no fim de semana mais próximo para criar fins de semana longos. A partir de 2023, há 11 feriados regulares:
Os festivais nas Filipinas são principalmente religiosos, e a maioria das cidades e aldeias tem esse tipo de festival (geralmente para homenagear um santo padroeiro). Os festivais mais conhecidos incluem Ati-Atihan, Dinagyang, Moriones e sinulog. O país Época natalícia começa já em 1º de setembro,: 149 e semana Santa é uma observância religiosa solene para sua população cristã.: 149
Ao contrário de outros países do leste ou sudeste asiático, a maioria dos filipinos não come com pauzinhos; eles usam colheres e garfos. Comer tradicional com os dedos (conhecido como kamayan) vinha sendo utilizado em áreas menos urbanizadas,: 266–268, 277 mas foi popularizado com a introdução da comida filipina para estrangeiros e residentes da cidade.Kamayan às vezes inclui o conceito de "luta boodle" (popularizado pelo Exército filipino) de folhas de bananeira usados como pratos grandes.
Basquetebol, praticado nos níveis amador e profissional, é considerado o esporte mais popular do país. Outros esportes populares incluem boxe e bilhar, impulsionados pelas conquistas de Manny Pacquiao e Efren Reis.: 142 O Nacional arte marcial is Arnis.sabong (briga de galos) é um entretenimento popular, especialmente entre os homens filipinos, e foi documentado pelo expedição de Magalhães como um passatempo no reino de Taytay.Jogos de vídeo e esports são passatempos emergentes, com a popularidade de jogos indígenas tais como patinador, tumbang preso, canção luks tinike piko declínio entre os jovens; vários projetos de lei foram arquivados para preservar e promover os jogos tradicionais, especialmente nas escolas.
^Enquanto Manila é designada como a capital da nação, o sede do governo é o Região da Capital Nacional, comumente conhecido como "Metro Manila", da qual faz parte a cidade de Manila. Muitas instituições governamentais nacionais estão localizadas em várias partes da região metropolitana de Manila, além de Palácio de Malacañang e outras instituições/agências localizadas na capital de Manila.
^De acordo com a Constituição de 1987: "O espanhol e o árabe serão promovidos de forma voluntária e opcional."
^ abA área real das Filipinas é de 343,448 km2 (132,606 milhas quadradas) de acordo com algumas fontes.
^Reyeg, Fernando; Marsh, Ned (dezembro de 2011). "2"(PDF). O estilo de guerra filipino: guerra irregular ao longo dos séculos (tese de mestrado). Monterey, Califórnia: Escola Naval de Pós-Graduação. p. 21 OCLC773836102. S2CID109809653. Arquivados(PDF) do original em 5 de agosto de 2019. Recuperado Fevereiro 15, 2021.
^ abcdDolan, Ronald E., ed. (1991). Filipinas. Estudos de país. Série de manuais de estudos de país/área. Washington DC: GPO para o Biblioteca do Congresso, Arquivado de o original em novembro de 9, 2005. Recuperado Fevereiro 13, 2023.
^Rankin, Karl L. (25 de novembro de 1943). "Introdução". Documento 984 (Relatório). Relações Exteriores dos Estados Unidos: Documentos Diplomáticos, 1943, Comunidade Britânica, Europa Oriental, Extremo Oriente. Vol. III. Escritório do Historiador, Arquivado de o original junho em 29, 2017. Recuperado Fevereiro 16, 2021.
^Rinard Hinga, Bethany D. (17 de março de 2015). "Filipinas". Anel de Fogo: Uma Enciclopédia dos Terremotos, Tsunamis e Vulcões da Orla do Pacífico. Santa Bárbara, Califórnia: ABC-CLIO. pág. 249. ISBN978-1-61069-297-7. Recuperado Fevereiro 25, 2022.
^Agoo, Esperanza Maribel G. (junho de 2007). "Status da Pesquisa de Taxonomia de Orquídeas nas Filipinas"(PDF). Jornal Filipino de Biologia Sistemática. Associação de Biólogos Sistemáticos das Filipinas. 1 (1). Arquivado de o original(PDF) em abril de 7, 2020. Recuperado Julho 23, 2020.
^Tucker, Spencer C., ed. (20 de maio de 2011). "Filipinas". A Enciclopédia da Guerra do Vietnã: Uma História Política, Social e Militar. vol. I: A–G (Segunda ed.). Santa Bárbara, Califórnia: ABC-CLIO. pág. 907. ISBN978-1-85109-961-0. Recuperado March 19, 2023.
^Sevilla, Henelito A. Jr. (junho de 2011). "Questões de segurança do Oriente Médio e implicações para as Filipinas" . Jornal Indiano de Assuntos Asiáticos. 24 (1/2): 49–61. ISSN0970-6402. JSTOR41950511.
^"MMP: Frente Moro de Libertação Nacional". Centro de Segurança e Cooperação Internacional. Universidade de Stanford, Arquivado de o original em novembro de 11, 2022. Recuperado Fevereiro 14, 2023. O governo filipino e o MNLF assinaram declarações de entendimento e acordos provisórios entre 1992 e 1996. Esses esforços culminaram no Acordo Final de Paz - também chamado de Acordo de Paz de Jacarta - assinado pelo governo filipino, o MNLF e a OIC em setembro 2, 1996. O acordo de 1996 encerrou oficialmente a luta do MNLF contra o governo.
^de Villiers, Bertus (2015). "Autonomia regional especial em um sistema unitário - observações preliminares sobre o caso da pátria Bangsomoro nas Filipinas". Verfassung und Recht in Übersee / Direito e Política na África, Ásia e América Latina. 48 (2): 205-226. ISSN0506-7286. JSTOR26160114.
^Soares, Pedro A.; Trejaut, Jean A.; Rito, Teresa; Cavadas, Bruno; Colina, Catherine; Eng, Ken Khong; Mormina, Maru; Brandão, Andréia; Fraser, Ross M.; Wang, Tse-Yi; Loo, Jun-Hun; Snell, Christopher; Ko, Tsang-Ming; Amorim, António; Pala, Maria; Macaulay, Vincent; Bulbeck, David; Wilson, James F.; Gusmão, Leonor; Pereira, Luísa; Oppenheimer, Stephen; Lin, Marie; Richards, Martin B. (março de 2016). "Resolvendo a ancestralidade das populações de língua austronésia". Genética Humana. 135 (3): 309-326. dois:10.1007 / s00439-015-1620-z. PMC4757630. PMID26781090. O componente final (azul escuro na Fig. 3b) tem alta frequência no sul da China (Fig. 2b) e também é visto em Taiwan em ~ 25–30%, nas Filipinas em ~20-30% (exceto em um local que é quase zero) e na Indonésia/Malásia em 1–10%, diminuindo em geral de Taiwan nas populações de língua austronésia.