Pietro Lorenzetti

Neste artigo será discutido o impacto de Pietro Lorenzetti em diferentes aspectos da sociedade atual. Desde a sua influência na economia até ao seu papel na cultura e na educação, Pietro Lorenzetti provou ser um tema de interesse e relevância para um amplo espectro de pessoas. Ao longo da história, Pietro Lorenzetti tem sido alvo de debate e análise, e hoje, a sua presença continua a ter grande importância em diversas áreas. Este artigo irá explorar as diferentes dimensões de Pietro Lorenzetti e examinar como ele moldou a nossa realidade contemporânea.

Pietro Lorenzetti
Pietro Lorenzetti
Nascimento 1280
Siena
Morte 1348 (67–68 anos)
Siena
Cidadania República de Siena
Irmão(ã)(s) Ambrogio Lorenzetti
Ocupação pintor
Obras destacadas The Road to Calvary, The Capture of Christ, Risen Christ, Crucifixion, San Giusto Polyptich, Compartments of the polittico of Santa Cecilia a Crevole, Stories of John the Baptist and John the Evangelist
Movimento estético Escola sienesa
Causa da morte peste

Pietro Lorenzetti (Siena, entre 1280 e 1285 — Siena, 1348) foi um pintor italiano da escola sienesa. Ele trabalhou aproximadamente de 1306 até 1347. Seu irmão foi o pintor Ambrogio Lorenzetti.

Foi influenciado por Giovanni Pisano, Giotto, e trabalhou com Simone Martini em Assis. Ele e seu irmão, Ambrogio Lorenzetti, ajudaram a introduzir o naturalismo na arte de Siena.

Muitos dos seus trabalhos religiosos estão nas igrejas de Siena, Arezzo e Assis. Um dos seus últimos trabalhos é a Natividade da Virgem, agora no museu da Catedral de Siena. Sua obra-prima são os afrescos na parte inferior da Basílica de São Francisco de Assis.

Os Irmãos Lorenzetti e seus contemporâneos de Florença, entre eles Giotto, junto com seus próprios seguidores Bernardo Daddi e Maso Di Banco, introduziram as representações pictóricas de terras, cidades e campo na arte da época.

Sua biografia também foi escrita por Giorgio Vasari.

Entrada de Cristo em Jerusalém, Pietro Lorenzetti.
Beata Umiltà Alterpiece, Galeria Uffizi, Florença, Itália

Ver também