Hoje, Pirenoide é um tema que tem chamado a atenção de um amplo espectro da sociedade. Seja pelo seu impacto na indústria, pela sua relevância na cultura popular, ou pela sua influência no campo científico, Pirenoide conseguiu ultrapassar as barreiras de género, idade e nacionalidade. Neste artigo exploraremos as diversas facetas de Pirenoide e sua importância no mundo contemporâneo. Desde a sua origem até às suas projeções futuras, iremos aprofundar uma análise profunda que nos permitirá compreender melhor a relevância de Pirenoide na nossa sociedade atual.
Pirenoides são micro-compartimentos subcelulares que podem ser encontrados em cloroplastos de muitas algas, e em membros dos Anthocerotophyta.
O pirenoide é uma massa fundamentalmente proteica, incolor, que se observa no estroma dos plastos de muitas algas dos mais variados grupos. Não se encontra nas formas superiores de algas, sendo encontrada predominantemente nas mais primitivas.
Deriva do carboxissoma das cianobactérias, sendo assim um reservatório da Ribulose-1,5-bifosfato-carboxilase-oxigenase RuBisCO, responsável pela fixação de dióxido de carbono durante a fotossíntese.