Placa Somali

Hoje, Placa Somali é um tema altamente relevante que preocupa a todos nós, estejamos cientes disso ou não. À medida que o mundo avança para um futuro cada vez mais incerto, Placa Somali torna-se uma peça fundamental nas nossas vidas, influenciando a forma como interagimos com o nosso ambiente, com outras pessoas e até connosco próprios. Por isso é necessário aprofundar o conhecimento e a compreensão de Placa Somali, para enfrentar os desafios que surgem neste mundo em mudança. Neste artigo iremos mergulhar no fascinante mundo de Placa Somali, explorando suas implicações, aplicações e consequências em nossas vidas.

O rifte da África oriental, com a placa somali à direita.

A placa somali é uma placa tectónica que se está a formar à medida que a placa africana se está a partir ao longo do Rifte da África Oriental. A porção da placa africana situada do outro lado do rifte é por vezes chamada de placa da Núbia. Dado que o fissuramento está, em termos geológicos, apenas no seu início, estas duas parte da placa africana são geralmente vistas como protoplacas em lugar de placas totalmente definidas e independentes.[carece de fontes?]

A placa somali é limitada a oeste pelo Rifte da África Oriental, que se estende para sul pela África Oriental desde o ponto triplo na depressão de Afar, e uma continuação submarina do rifte que se estende para sul ao largo da costa. A fronteira norte é a dorsal de Aden ao longo da costa da Arábia Saudita. A fronteira leste é a dorsal central indiana, a porção norte da qual é também conhecida como dorsal de Carlsberg. O limite sul é a dorsal indiana do sudoeste. A datação de vulcanismo nas ilhas Comoros e de vulcões do norte de Madagáscar, indica uma velocidade de deslocamento para este sobre um ponto quente de aproximadamente 45 mm/ano.

Referências

  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em inglês cujo título é «Somali Plate», especificamente desta versão.