Poloneto de hidrogênio

Hoje, Poloneto de hidrogênio é um tema que gera grande interesse e polêmica na sociedade. De diferentes perspectivas, vários argumentos podem ser encontrados a favor e contra Poloneto de hidrogênio, o que levou a um amplo debate em diferentes áreas. Seja a nível pessoal, político, social ou económico, Poloneto de hidrogênio tem conseguido posicionar-se como um tema relevante que merece ser analisado em profundidade. Neste artigo exploraremos diferentes aspectos de Poloneto de hidrogênio, desde sua origem e evolução até suas possíveis implicações no futuro.

Poloneto de hidrogênio
Nomes
Nome sistemático Polane
Identificadores
Número CAS 31060-73-8
PubChem 23941
ChemSpider 22383
ChEBI 30444
Referência Gmelin 25163, 169602
Propriedades
Fórmula química H2Po
Ponto de fusão -35,3 °C [1]
Ponto de ebulição 36,1 °C[1]
Compostos relacionados
Outros aniões/ânions H2O
H2S
H2Se
H2Te
Página de dados suplementares
Estrutura e propriedades n, εr, etc.
Dados termodinâmicos Phase behaviour
Solid, liquid, gas
Dados espectrais UV, IV, RMN, EM
Exceto onde denotado, os dados referem-se a
materiais sob condições normais de temperatura e pressão.

Referências e avisos gerais sobre esta caixa.
Alerta sobre risco à saúde.

Poloneto de hidrogênio (também chamado de hidreto de polônio ou polano) é um composto químico com a fórmula H2Po. É um composto mais covalente que a maioria dos hidretos metálicos porque o polônio é mais como um não metal. É um intermediário com um haleto de hidrogênio como o cloreto de hidrogênio e um hidreto metálico como o estanano.

Propriedades

Tem propriedades similares aquelas do telureto de hidrogênio e seleneto de hidrogênio, outros hidretos fronteiriços. Não é estável à temperatura ambiente e deve ser estocado em temperaturas de congelamento para prevenir reversão ao polônio e hidrogênio elementares.

É difícil trabalhar com este composto devido a extrema radioatividade do polônio e seus compostos e estes tem sido preparados comente em quantidades muito pequenas e diluídas. Como resultado suas propriedades físicas são pouco conhecidas.[2]

Apresenta comportamento ácido se dissolvido em água, formando uma solução de ácido polonîdrico, embora este experimento seja quase impossível de ser realizado por causa da instabilidade do composto e da radioatividade de polônio.

Referências

  1. a b Arnold F. Holleman, Nils Wiberg: Lehrbuch der Anorganischen Chemie, 102. Auflage, de Gruyter, Berlin 2007, S. 627, ISBN 978-3-11-017770-1.
  2. Bagnall, K.W.; Emeleus, H.J.; Sharpe, A.G. (1962). «polonium hydride». Advances in inorganic chemistry and radiochemistry. 4. : Academic Press. p. 209. ISBN 9780120236046