Hoje, Portal:Grécia continua a ser um tema relevante que gera grande interesse e debate na sociedade. Esta questão tem sido objecto de estudo e investigação por parte de especialistas na área, que têm procurado encontrar respostas a questões e soluções para problemas relacionados com Portal:Grécia. Ao longo da história, Portal:Grécia desempenhou um papel fundamental no dia a dia das pessoas, influenciando o seu comportamento, atitudes e decisões. Neste artigo exploraremos diferentes aspectos e perspectivas de Portal:Grécia, com o objetivo de lançar luz sobre este tema e suas implicações hoje.
![]() |
Portal da Grécia |
![]() |
![]() |
![]() |
Grécia (em grego: Ελλάδα; romaniz.: Elláda pronunciado: (ⓘ)), oficialmente República Helênica (português brasileiro) ou Helénica (português europeu) (em grego: Ελληνική Δημοκρατία; romaniz.: Ellīnikī́ Dīmokratía pronunciado: ) e conhecida desde a antiguidade como Hélade (em grego: Ἑλλάς; romaniz.: Hellás), é um país localizado no sul da Europa. De acordo com dados do censo de 2011, a população grega é de cerca de 11 milhões de pessoas. Atenas é a capital e a maior cidade do país.
O país está estrategicamente localizado no cruzamento entre a Europa, a Ásia, o Oriente Médio e a África. Tem fronteiras terrestres com a Albânia a noroeste, com a República da Macedônia e a Bulgária ao norte e com a Turquia no nordeste. O país é composto por nove regiões geográficas: Macedônia, Grécia Central, Peloponeso, Tessália, Epiro, Ilhas Egeias (incluindo o Dodecaneso e Cíclades), Trácia, Creta e Ilhas Jônicas. O Mar Egeu fica a leste do continente, o Mar Jônico a oeste e o Mar Mediterrâneo ao sul. A Grécia tem a 11ª maior costa do mundo, com 13 676 quilômetros de comprimento, com um grande número de ilhas (cerca de 1 400, das quais 227 são habitadas). Oitenta por cento do país é composto por montanhas, das quais o Monte Olimpo é a mais elevada, a 2 917 metros de altitude.
Os Jogos Olímpicos de Verão de 1896, oficialmente conhecidos como Jogos da I Olimpíada, foram os primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, realizados em Atenas, Grécia, berço dos Jogos da Antiguidade, entre os dias 6 e 15 de abril de 1896, com a participação de 241 atletas masculinos, representantes de catorze países. O evento realizou-se graças ao empenho visionário do francês Pierre de Frédy, o Barão de Coubertin, idealizador do renascimento dos Jogos existentes na Grécia Antiga, mentor do movimento olímpico e fundador do Comitê Olímpico Internacional.
Sem qualquer experiência na organização de semelhante evento, os organizadores dos primeiros Jogos quase arruinaram a própria competição graças a uma diversidade de datas, pois os gregos utilizavam o antigo calendário juliano na época, paralelo ao convencional usado pela civilização ocidental, fazendo com que ocorresse uma diferença de doze dias entre ambos, o que atrapalhou a inauguração dos Jogos e a chegada dos atletas dos diversos pontos do planeta. Nos registros onde foi utilizado o calendário juliano os Jogos realizaram-se entre 25 de março e 3 de abril de 1896.
... que os gregos foram os primeiros a desenvolver um alfabeto com vogais?
... que a Ponte Rio-Antirio entre o Peloponeso e a Grécia continental é a maior ponte estaiada na Europa?
... que a montanha mais alta do país, o Monte Olimpo, era dito ser o lar dos deuses gregos na antiga religião grega?
... que os Jogos Olímpicos tiveram origem na Grécia há 3000 anos atrás e que as primeiras Olimpíadas modernas foram realizadas na Grécia em 1896, como um renascimento dos Jogos Olímpicos da Antiguidade?
... que o atual Estado grego corresponde apenas ao centro do mundo grego antigo, que compreendia também o sul da Itália, as áreas costeiras da atual Turquia e o Mar Negro, bem como algumas colônias no norte da África, sul da França e da Espanha?
... que, apesar de o Estado grego moderno ter sido estabelecido em 1832, algumas regiões da Grécia não foram libertadas até depois das Guerras Balcânicas?
... que Creta é mais populosa do que as outras ilhas gregas juntas?
... que a Grécia foi o primeiro país balcânico a obter a independência dos turcos em 1831?
{{Portal3|Grécia}}
Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Grécia na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.
Alexandre (Atenas, 1 de agosto de 1893 – Atenas, 25 de outubro de 1920) foi o Rei da Grécia de 1917 até sua morte. Era o segundo filho do rei Constantino I e sua esposa a princesa Sofia da Prússia. Nasceu no Palácio de Tatoi e quando jovem serviu no exército grego, alcançando distinção na Primeira Guerra Balcânica. Ele sucedeu seu pai em 1917 durante a Primeira Guerra Mundial, logo depois da Tríplice Entente e os seguidores de Elefthérios Venizélos terem forçado para o exílio Constantino e seu filho mais velho Jorge, Príncipe Herdeiro. Sem nenhuma real experiência política, o novo rei perdeu seus poderes e foi efetivamente aprisionado em seu próprio palácio. Como primeiro-ministro, Venizélos era o verdadeiro governante com o apoio da Entente. Mesmo sendo um rei marionete Alexandre apoiou as tropas gregas contra a Bulgária e o Império Otomano. A extensão territorial da Grécia cresceu consideravelmente em seu reinado após a vitória da Entente e o início da Guerra Greco-Turca de 1919-22.
Alexandre casou-se em 1919 com a comum Aspasia Manos, provocando controvérsias e um grande escândalo que forçou o casal a deixar a Grécia por vários meses. Ele foi mordido por um macaco-de-gibraltar e morreu de sepse pouco depois de voltar ao país com a esposa. A morte súbida do soberano levou a questões sobre a sobrevivência da monarquia e contribuiu para a queda do regime de Venizélos. Constantino foi restaurado após uma eleição geral e um referendo.
Expansão territorial da Grécia moderna (1832-1947).