Portal:Grécia

Hoje, Portal:Grécia continua a ser um tema relevante que gera grande interesse e debate na sociedade. Esta questão tem sido objecto de estudo e investigação por parte de especialistas na área, que têm procurado encontrar respostas a questões e soluções para problemas relacionados com Portal:Grécia. Ao longo da história, Portal:Grécia desempenhou um papel fundamental no dia a dia das pessoas, influenciando o seu comportamento, atitudes e decisões. Neste artigo exploraremos diferentes aspectos e perspectivas de Portal:Grécia, com o objetivo de lançar luz sobre este tema e suas implicações hoje.

Bem-vindo ao
Portal da Grécia
 ver · editar  Introdução
Bandeira da Grécia
Localização da Grécia na Europa

Grécia (em grego: Ελλάδα; romaniz.: Elláda pronunciado:  (escutar)), oficialmente República Helênica (português brasileiro) ou Helénica (português europeu) (em grego: Ελληνική Δημοκρατία; romaniz.: Ellīnikī́ Dīmokratía pronunciado: ) e conhecida desde a antiguidade como Hélade (em grego: Ἑλλάς; romaniz.: Hellás), é um país localizado no sul da Europa. De acordo com dados do censo de 2011, a população grega é de cerca de 11 milhões de pessoas. Atenas é a capital e a maior cidade do país.

O país está estrategicamente localizado no cruzamento entre a Europa, a Ásia, o Oriente Médio e a África. Tem fronteiras terrestres com a Albânia a noroeste, com a República da Macedônia e a Bulgária ao norte e com a Turquia no nordeste. O país é composto por nove regiões geográficas: Macedônia, Grécia Central, Peloponeso, Tessália, Epiro, Ilhas Egeias (incluindo o Dodecaneso e Cíclades), Trácia, Creta e Ilhas Jônicas. O Mar Egeu fica a leste do continente, o Mar Jônico a oeste e o Mar Mediterrâneo ao sul. A Grécia tem a 11ª maior costa do mundo, com 13 676 quilômetros de comprimento, com um grande número de ilhas (cerca de 1 400, das quais 227 são habitadas). Oitenta por cento do país é composto por montanhas, das quais o Monte Olimpo é a mais elevada, a 2 917 metros de altitude.

Mais sobre a Grécia...


Mostrar novas seleções
 ver · editar Artigos selecionados

Os Jogos Olímpicos de Verão de 1896, oficialmente conhecidos como Jogos da I Olimpíada, foram os primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, realizados em Atenas, Grécia, berço dos Jogos da Antiguidade, entre os dias 6 e 15 de abril de 1896, com a participação de 241 atletas masculinos, representantes de catorze países. O evento realizou-se graças ao empenho visionário do francês Pierre de Frédy, o Barão de Coubertin, idealizador do renascimento dos Jogos existentes na Grécia Antiga, mentor do movimento olímpico e fundador do Comitê Olímpico Internacional.

Sem qualquer experiência na organização de semelhante evento, os organizadores dos primeiros Jogos quase arruinaram a própria competição graças a uma diversidade de datas, pois os gregos utilizavam o antigo calendário juliano na época, paralelo ao convencional usado pela civilização ocidental, fazendo com que ocorresse uma diferença de doze dias entre ambos, o que atrapalhou a inauguração dos Jogos e a chegada dos atletas dos diversos pontos do planeta. Nos registros onde foi utilizado o calendário juliano os Jogos realizaram-se entre 25 de março e 3 de abril de 1896.


 ver · editar Sabia que?

... que os gregos foram os primeiros a desenvolver um alfabeto com vogais?

... que a Ponte Rio-Antirio entre o Peloponeso e a Grécia continental é a maior ponte estaiada na Europa?

... que a montanha mais alta do país, o Monte Olimpo, era dito ser o lar dos deuses gregos na antiga religião grega?

... que os Jogos Olímpicos tiveram origem na Grécia há 3000 anos atrás e que as primeiras Olimpíadas modernas foram realizadas na Grécia em 1896, como um renascimento dos Jogos Olímpicos da Antiguidade?

... que o atual Estado grego corresponde apenas ao centro do mundo grego antigo, que compreendia também o sul da Itália, as áreas costeiras da atual Turquia e o Mar Negro, bem como algumas colônias no norte da África, sul da França e da Espanha?

... que, apesar de o Estado grego moderno ter sido estabelecido em 1832, algumas regiões da Grécia não foram libertadas até depois das Guerras Balcânicas?

... que Creta é mais populosa do que as outras ilhas gregas juntas?

... que a Grécia foi o primeiro país balcânico a obter a independência dos turcos em 1831?


 ver · editar Predefinições
Séries
Esboços
Ligações
Outros
 ver · editar Como colaborar
Colabore!
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Grécia na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

 ver · editar Imagem selecionada

Porto de Chania.
 ver · editar Biografia selecionada

Alexandre (Atenas, 1 de agosto de 1893Atenas, 25 de outubro de 1920) foi o Rei da Grécia de 1917 até sua morte. Era o segundo filho do rei Constantino I e sua esposa a princesa Sofia da Prússia. Nasceu no Palácio de Tatoi e quando jovem serviu no exército grego, alcançando distinção na Primeira Guerra Balcânica. Ele sucedeu seu pai em 1917 durante a Primeira Guerra Mundial, logo depois da Tríplice Entente e os seguidores de Elefthérios Venizélos terem forçado para o exílio Constantino e seu filho mais velho Jorge, Príncipe Herdeiro. Sem nenhuma real experiência política, o novo rei perdeu seus poderes e foi efetivamente aprisionado em seu próprio palácio. Como primeiro-ministro, Venizélos era o verdadeiro governante com o apoio da Entente. Mesmo sendo um rei marionete Alexandre apoiou as tropas gregas contra a Bulgária e o Império Otomano. A extensão territorial da Grécia cresceu consideravelmente em seu reinado após a vitória da Entente e o início da Guerra Greco-Turca de 1919-22.

Alexandre casou-se em 1919 com a comum Aspasia Manos, provocando controvérsias e um grande escândalo que forçou o casal a deixar a Grécia por vários meses. Ele foi mordido por um macaco-de-gibraltar e morreu de sepse pouco depois de voltar ao país com a esposa. A morte súbida do soberano levou a questões sobre a sobrevivência da monarquia e contribuiu para a queda do regime de Venizélos. Constantino foi restaurado após uma eleição geral e um referendo.


 ver · editar Categorias
 ver · editar Mapa


Expansão territorial da Grécia moderna (1832-1947).

 ver · editar Portais relacionados
Grécia Antiga Mitologia greco-romana Jogos Olímpicos Bulgária Albânia Macedónia do Norte Turquia


 ver · editar Wikimedia
Grécia no Commons Grécia no Commons
Imagens e mídia
Grécia no Wikcionário Grécia no Wikcionário
Definições
Grécia no Wikilivros Grécia no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Grécia no Wikinotícias Grécia no Wikinotícias
Notícias
Grécia no Wikiquote Grécia no Wikiquote
Citações
Grécia no Wikisource Grécia no Wikisource
Biblioteca
Grécia na Wikiversidade Grécia na Wikiversidade
Recursos de aprendizado