No mundo atual, Praça Taksim tornou-se um tema de grande importância e interesse, tanto para especialistas como para o público em geral. Desde o seu surgimento, Praça Taksim tem captado a atenção de pessoas de todas as idades e nacionalidades, gerando debates e discussões em diversas áreas. O seu impacto foi tão significativo que conseguiu influenciar a tomada de decisões a nível global, bem como o desenvolvimento de diferentes indústrias e setores. Neste artigo analisaremos em profundidade a relevância de Praça Taksim, suas implicações e possíveis cenários futuros, a fim de oferecer uma visão abrangente deste tema que marcou um antes e um depois na sociedade atual.
Este artigo não cita fontes confiáveis. (Janeiro de 2014) |
A Praça Taksim (em turco: Taksim Meydanı) se situa na parte europeia de Istambul, na Turquia, no bairro do mesmo nome. Nela se encontra o Centro Cultural Ataturk, o Hotel Mármara e uma estação de metropolitano. Taksim deriva do termo árabe taqṣīm, que significa "distribuição" ou "divisão. Antigamente era aqui que era centralizada a distribuição de água proveniente das áreas a norte para a cidade de Istambul, daí o nome da praça. Esse uso foi estabelecido pelo sultão Mamude I em 1732.
A praça Taksim foi o local de partida de muitas manifestações políticas de diversas orientações que frequentemente terminaram de forma pouco pacífica.